O que é o ET de uma jante?

22 Setembro | 2021 | Goodyear

O que é que precisa de saber para comprar jantes novas? O ET é um dos indicadores e é essencial que seja compatível com o seu carro. Saiba como.

Quando vamos comprar uma jante, um dos componentes mais importantes que temos que verificar costuma ser um dos grandes esquecidos: o ET. Não é o único elemento em que devemos olhar para saber se algumas jantes são adequadas para o nosso veículo. A seguir, revemos as dúvidas e oferecemos respostas às perguntas mais recorrentes neste tópico: o que é o ET de uma jante e o que é que indica.

O que é o ET de uma jante?

Resumindo, o ET é a diferença entre o centro físico da jante e o ponto de apoio sobre o carro. A diferença do ET, também chamado de offset em inglês ou Einpress Tiefe em alemão, pode ser de três tipos:

Neutro, quando o eixo de simetria coincide com o plano de montagem.
Positivo, quando o plano vai do eixo para fora do carro (ou seja, a jante vai para dentro).
Negativo, quando o referido plano está localizado desde o eixo em direção ao carro.

Este deslocamento é medido em milímetros e é um dos fatores mais desconhecidos, mas também o mais importante na hora de escolher uma jante. A razão é que se o ET não for compatível com o nosso carro certamente teremos problemas e os amortecedores ou a pinça do travão podem colidir com o aro. Em algumas situações, certos tipos de veículos admitem vários ETs, mas deve-se sempre ter em mente que a roda não deve ir além do arco da roda, e que a roda não bata na mola ou haste do amortecedor.

Ao escolhermos uma jante, além do ET, temos outros fatores a considerar para ver se é adequada ao nosso carro.

Largura e diâmetro da jante

A largura da jante, também chamada de garganta, é a distância entre os dois lados da jante. É sempre medido em polegadas e é mais uma medida que complementa as características da roda. A largura está sempre ligada ao diâmetro da jante e também é medida em polegadas.

Ancoragem

A fixação da jante ou PCD é caracterizada por dois números: o primeiro indica a quantidade de parafusos, enquanto o segundo é o diâmetro da circunferência (em milímetros) na qual estão assentados. Por exemplo, 5 x 120 significaria que a jante tem um total de 5 parafusos localizados em uma circunferência de 120 milímetros. A verdade é que cada fabricante e cada modelo costuma ter um tipo de ferragem para agarrar os pneus ao carro. Assim, por exemplo, os franceses costumam usar quatro, e BMW e Mini, que costumavam usar a configuração 5X120, agora estão a usar 5X112.

Cubo

Cada carro geralmente tem um diâmetro de cubo, embora seja verdade que tendem a ser medidas bastante padronizadas. O cubo (MZ) é o furo central que possui a jante e que se encaixa no cubo do carro para ajudar a posicionar a roda para que possa ser aparafusada corretamente, embora também suporte parte dos esforços sofridos pelo parafusos da roda.
Depois de termos revisto os elementos a ter em conta para escolher uma jante, o próximo passo é saber se são compatíveis com o nosso veículo ou teremos que homologar a sua montagem para podermos passar na inspeção.

Como posso saber se devo homologar a montagem das minhas jantes?

Se optarmos por jantes equivalentes às que temos na ficha técnica do nosso veículo, não será necessário homologá-las e o processo será muito simples. Caso contrário, há uma série de requisitos a serem atendidos para obter a aprovação. Em primeiro lugar, a largura da via, que é a distância do centro do veículo ao centro da banda de rodagem de cada pneu, não deve exceder 30 mm. Outra questão sempre verificada na inspeção é que os pneus não se sobressaiam da carroceria do veículo e, além disso, não quem ou interfiram nos elementos estruturais do carro como travões.

Existem muitas jantes no mercado e recomendamos sempre ir a um centro especializado para aconselhar e cuidar dos procedimentos necessários. Cada empresa homologadora costuma solicitar a documentação, mas normalmente requerem três fotos (frontal, posterior e perfil), os dados de compra e as medidas finais do veículo (largura da via dianteira e traseira).

As jantes são um dos elementos mais modificados pelos condutores e são essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso veículo e a nossa segurança. Recomendamos sempre pedir a ajuda de um bom profissional para nos aconselhar sobre os pneus que melhor se adaptam técnica e visualmente ao nosso veículo. A aprovação é um processo viável e eficaz se seguirmos corretamente as etapas estabelecidas por lei.

Good Year Kilometros que cuentan