Etiquetagem de pneus: o que dizem os seus pneus

19 Maio | 2021 | Goodyear

Graças à etiquetagem dos pneus, podemos saber se são eficientes e como afetam a condução. A Goodyear explica-lhe tudo.

Os seus pneus falam consigo. Sabe o que diz a rotulagem e todas as informações contidas nos seus pneus? Como saber se um pneu é eficiente? Que tal é a aderência em piso molhado? Qual é o ruído de rolamento e como afeta a condução? Na Goodyear, analisamos os elementos-chave da rotulagem europeia e as outras informações que os pneus nos fornecem.

A nova etiqueta que é obrigatória dede 1 de Maio de 2021 retém algumas das informações anteriores e adiciona novos dados sobre o pneu. Assim, continuará a relatar eficiência de combustível, fato que tem a ver com a resistência ao rolamento do pneu. Também indica a aderência em piso molhado, ou seja, a capacidade de travagem dos pneus quando executada em asfalto molhado. Em ambos os casos, fazem-no numa escala que vai de A a E, sendo A a mais eficiente e E a menos.

Outra informação que permanece, embora mude de lugar na etiqueta, é a do ruído exterior. É um pictograma que informa o ruído emitido pelos pneus e é medido em decibéis (dB), embora uma letra seja adicionada ao novo rótulo: A para não muito silencioso, B para ruído moderado e C para um pneu muito ruidoso, acima do limite estabelecido pela regulamentação europeia.

O antigo formato, anterior a maio de 2021

Mas, no novo rótulo, aparecem novos dados que antes não eram obrigatórios:

  • A marca ou nome comercial do fabricante.
  • A identificação do pneu.
  • As dimensões do pneu, sua velocidade e índice de carga.
  • Se é válido para conduzir com neve.
  • Se adere corretamente em condições de gelo.
  • Código QR: este novo código está vinculado à EPREL uma base de dados da União Europeia onde podem ser encontradas informações sobre pneus, bem como sua classificação e outros dados fornecidos pelos próprios fabricantes.

É importante saber ler todas estas informações, pois permitirão distinguir os melhores pneus disponíveis no mercado e quais são os ideais para o nosso veículo. Claro, como explica a DGT, “essas normas não se aplicarão aos pneus recauchutados, uma vez que ainda não foi encontrado um teste adequado para medir os resultados”, pelo menos por enquanto.

Este novo regulamento já em vigor aplica-se ao pneus C1 (pneus para automóveis de passageiros) e C2 (pneus para veículos ligeiros), como até agora, mas também para C3 (pneus para veículos pesados). No entanto, existem alguns pneus excluídos deste novo regulamento.

  • Pneus para veículos matriculados antes de 1º de outubro de 1990.
  • Pneus especiais para veículos todo-o-terreno para uso profissional.
  • Pneus sobressalentes de uso temporário do tipo T.
  • Pneus com índice de velocidade inferior a 80 km/hora.
  • Pneus com diâmetro de jante inferior ou igual a 254 mm.
  • Pneus com diâmetro de jante igual ou superior a 635 mm.
  • Pneus para corridas desportivas.
  • Pneus usados, exceto se forem importados de um país fora da União Europeia.

Quando entra em vigor a nova etiqueta europeia?

Este novo regulamento entrou em vigor a 1 de maio de 2021. Quanto aos pneus fabricados antes dessa data, podem ser usados sem problemas e também podem ficar à venda com a mesma rotulagem até à sua venda. No entanto, é improvável que esses pneus sejam encontrados, uma vez que os fabricantes tiveram uma moratória de 30 meses para se adaptarem aos novos regulamentos e praticamente todos eles adotaram a nova rotulagem muito antes da entrada em vigor do regulamento.

O que muda na nova etiqueta europeia?

Esta nova etiqueta continua a relatar sobre eficiência de combustível, aderência em piso molhado e ruído externo, mas também adiciona novas informações sobre neve ou gelo.

Informações básicas na etiqueta

Na parte superior, os pneus devem conter um código QR que dá acesso à parte pública da base de dados de produtos da UE, com todas as informações sobre as rodas. Também o nome comercial do pneu, sua identificação e dimensões, índice de carga e velocidade. Mas leva também outros dados novos muito interessantes.

Aderência em piso molhado

Esta informação mostra a capacidade de um pneu aderir à estrada em piso molhado e o seu desempenho ao travar em piso molhado. Esse desempenho é classificado em cinco graus, com letras que vão de A a E, sendo A a classificação mais alta. Quanto mais alta a pontuação, mais cedo vão parar os pneus em estradas molhadas ao travar a fundo.

Eficiência do combustível

Embora muitos condutores não o saibam, escolher os pneus certos pode economizar até 20% no consumo de combustível. Também consta do novo rótulo europeu e, tal como no caso anterior, é classificado com cinco letras que vão de A a E, sendo A o pneu que mais ajuda a poupar combustível. A explicação é que pneus com melhor economia de combustível consomem menos por exigirem menos energia para rodar, o que também ajuda a reduzir o seu impacto ambiental.

Ruído externo de rolamento

O ruído provocado pelos pneus também muda com a nova etiqueta, passando de um sistema em que era medido por 3 ondas sonoras para outro em que será dado o número de decibéis gerados pela banda de rodagem e será qualificado com três letras: A, B ou C. A é pouco silencioso, B apresenta ruído moderado e C tem o ruído muito alto.

Os pneus com baixo nível de ruído variam entre 67 e 71 decibéis, enquanto o mais alto atinge entre 72 e 77 dB. Embora possa parecer uma pequena diferença, a verdade é que uma diferença de apenas 3 decibéis é capaz de duplicar a quantidade de ruído externo emitido por um pneu.

Os novos indicadores

Estes são os novos símbolos que os condutores encontrarão nas etiquetas em vigor a partir de 1º de maio de 2021.

Ícone de neve (em pneus de aderência de neve)

O símbolo de neve indica se o pneu é adequado para condições extremas de neve. Fá-lo por meio de um pictograma no qual aparece uma montanha com três picos e um floco de neve. Para descobrir, o desempenho geral da aderência na neve é ​​testado usando fatores como superfície de teste, temperatura do ar, veículo de teste, carga, pressão ou velocidade.

Ícone com gelo (em pneus de gelo)

Este símbolo consiste em uma estalagmite de gelo e indica que um pneu fornece uma distância de travagem que atende aos valores de índice mínimo de aderência no gelo estabelecidos no padrão ISO em estradas com gelo no inverno.

Código QR

O código QR que aparece na parte superior da etiqueta facilita o acesso às informações do produto na seção de acesso público da base de dados de produtos para rotulagem energética (EPREL) com registros de todos os pneus disponíveis na União Europeia.

Identificador de tipo de pneu

Cada pneu deve apresentar um identificador único, que será colocado no topo da etiqueta e que será uma espécie de identificação da roda, permitindo saber sua origem e fabricação.

Resumindo: estas são as principais novidades

A nova etiqueta europeia de pneus reduz os níveis de classificação, passando o ícone de economia de combustível e o ícone de aderência em piso molhado de 7 para 5 níveis (de A a E). Além disso, o ruído externo do piso é classificado de A (nível de ruído mais baixo) a C (nível de ruído mais alto).

Um código QR aparece nesta nova etiqueta de pneu que, quando lido, dá acesso às informações do produto. Também está incluído um novo identificador que deve ser exclusivo para cada pneu, bem como novos símbolos de aderência para neve e gelo para indicar se as rodas cumprem as condições mínimas.

O que a etiqueta dos nossos pneus NÃO indica

Esta nova etiqueta, no entanto, não cobre todos os parâmetros relacionados com o desempenho geral de um pneu. Tanto os laboratórios próprios dos fabricantes como as análises realizadas de forma independente pelas revistas automóveis, abordam aspectos que não são levados em consideração nesta nova etiqueta.

Por exemplo, as revistas normalmente analisam uma média de 15 aspectos do desempenho do pneu, enquanto os testes da Goodyear nos seus laboratórios de desenvolvimento analisam mais de cinquenta critérios, incluindo resistência à aquaplanagem, condução em seco, travagem em seco, estabilidade a alta velocidade, quilometragem, etc.,

Isso significa que a etiqueta de pneus não substitui os testes de qualidade realizados por laboratórios especializados ou as informações fornecidas pelos fabricantes, mas fornece informações que podem ser muito úteis para os consumidores serem, em última instância, aqueles que decidem que tipo de pneus desejam colocar no seu veículo.

Good Year Kilometros que cuentan