Travões e efeito fading: o que é?

9 Dezembro | 2021 | Goodyear

Sabia que o efeito de fading afeta a travagem? Contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre este termo anglo-saxão e perda de eficácia na travagem.

O efeito de fading significa “desvanecimento” na sua tradução literal do inglês, o que é o mesmo que dizer perda de eficácia dos travões. É um fenómeno que está diretamente relacionado com a sua segurança e, na competição, impede uma condução sempre com o prego a fundo. A causa mais comum é o uso excessivo dos trabões por muito tempo, o que pode levar ao sobreaquecimento de alguns dos seus elementos:

  • O líquido pode sobreaquecer (acima de 600 ºC) e bolhas de vapor aparecem no sistema (vapor lock). O pedal do travão desce e o condutor perde capacidade de travagem.
  • As pastilhas de travão também podem aquecer, cristalizando e fazendo com que o pedal do travão ou mesmo as sapatas endureçam (criando uma superfície dura que não oferece atrito).

Como é que os travões “se cansam”?

Por que é que os travões se cansam e causam esse enfraquecimento ou perda de eficiência? Ao expor os nossos travões a uma estrada com muitas curvas, com excesso de carga ou ao descer uma inclinação íngreme sem aproveitar o efeito do travão motor, eles podem sobreaquecer e perder gradualmente eficácia. Explicamos de seguida todos os detalhes.

Ao travar, o atrito entre as sapatas, tambores, pastilhas e discos, desacelera o carro. Quanto mais desaceleração por travagem, mais calor nas áreas de contato do nosso sistema de travão é gerado. A condução rápida em curvas ou uma longa descida numa passagem de montanha, podem causar sobreaquecimento e causar fadiga ou efeito de fading.

A nossa forma de conduzir, mas também a estrada, a carga e outros factores, como vimos, desempenham um papel importante. Portanto, ao primeiro sinal de problemas de travagem, seja porque o pedal do travão está mais duro do que o normal ou mesmo porque se ouve um ruído metálico, é aconselhável verificar o sistema de travagem na nossa oficina habitual.

Agir a tempo pode evitar uma avaria maior. Vamos pensar que em caso de fading ou cristalização nas pastilhas, a solução poderia ser desmontar as pastilhas e lixar a sua superfície para que recuperem a travagem e assim evitar danos aos discos. Se, ao perceber os primeiros sintomas, continuar a circular evitando travar para arrefecer os travões, eles podem recuperar mas, em qualquer caso, é fundamental verificar a sua manutenção. Em caso de ebulição do fluido de travões, será necessário sangrar o circuito para extrair todo o ar. Neste ponto, lembre-se da importância de trocar periodicamente o fluido de travão porque com o tempo perde propriedades e a humidade do ambiente pode fazer com que seu ponto limite de funcionamento caia consideravelmente.

Como evitar a fadiga dos travões?

A prevenção, quando falamos de segurança no trânsito, é a base, e assim acontece também no caso do efeito de fading. A manutenção dos travões do automóvel é ainda mais importante tendo em conta que, em conjunto com o estado dos nossos pneus, é um dos principais sistemas de segurança rodoviária. Como evitar o efeito de fading com a prevenção?

  • Mudar o líquido quando aconselhado pelo fabricante para não perder propriedades e ficar mais sujeito a sobreaquecimento.
  • Verificar periodicamente o desgaste das pastilhas e discos.
  • Na condução: usar o travão-motor para limitar o uso dos travões ao mínimo nas descidas.

Em suma, se notar que o pedal do travão está mais duro ou mais macio do que o normal e sentir que está a perder força de travagem, é provável que esteja a sofrer o efeito de Fading. Para evitar um mal maior, experimente um modo de condução mais suave que não exija que você pise tanto no travão. Sempre que as condições da estrada permitirem, use o travão motor e aproveite a mudança de velocidade. Com isso você ajudará o sistema a arrefecer e os efeitos a desaparecer se a situação não for muito grave.

Good Year Kilometros que cuentan