FIA ETRC: todos os detalhes sobre o Campeonato Europeu de Corridas de Camiões

19 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Monstros de prego a fundo, duelos impressionantes, saiba tudo sobre mais uma temporada do Campeonato Europeu de Corridas de Camiões – ETRC

O Campeonato Europeu de Corridas de Camiões (ETRC – European Truck Racing Championship) é uma competição organizada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), na qual competem camiões de todo o continente. A natureza espetacular das corridas de camiões, com emocionantes duelos corpo a corpo no asfalto, garantem sempre a emoção e a adrenalina que qualquer entusiasta do motor procura. https://quilometrosquecontam.com/competicoes-2021/

No entanto, o início não foi otimista. Poucos pensavam, quando a competição nasceu em 1985, que uma corrida de camiões pesados despertaria tanto interesse por todo o mundo.

Sistema de competição

A série nasceu com camiões de três categorias de peso que dependiam do deslocamento, as classes A, B e C. Não seria até 1994 quando ocorreram as primeiras mudanças substanciais no regulamento e o ETRC passou a ter duas categorias: Race Trucks e Super Race Trucks.

Já em 2006, todos os pilotos  passaram a competir numa única categoria e o campeonato foi rebatizado de European Truck Racing Championship (ETRC).

Mais mudanças aconteceram em 2017, quando os pilotos foram novamente divididos em duas categorias. A primeira, chamada de Titan, é formada pelos dez primeiros pilotos do ano anterior, qualquer campeão dos últimos dez anos, ou qualquer piloto que no ano anterior tenha alcançado um lugar entre os seis primeiros na classificação da Superpole. A outra classe é a chamada Chrome, composta principalmente por pilotos novatos ou amadores.

A Goodyear, parceira oficial do FIA ETRC desde 2016 e fornecedora oficial de pneus para todas as corridas do campeonato, anunciou no ano passado que se tornaria a patrocinadora titular da categoria Chrome, que passará a se chamar Goodyear Cup. O fabricante do pneu esclareceu que o funcionamento será idêntico ao dos anos anteriores.

A temporada é dividida em diferentes Grandes Prémios e para 2021 sete corridas foram calendarizadas. Em cada Grande Prémio, há duas sessões de qualificação e quatro corridas. Assim, no primeiro dia há duas sessões de 20 minutos de treinos livres e uma sessão de qualificação de 10 minutos.

Os dez camiões com os melhores tempos da sessão classificatória entram na ronda final para chegar à Superpole, onde é decidida a ordem dos dez primeiros colocados na primeira corrida. Na segunda manga é alterado: a ordem de partida é o resultado da primeira, mas na ordem inversa.

Camiões de corrida 

O ponto de partida destes bólides monstruosos ​​são os chassis dos camiões originais, mas passam por tantas modificações e mudanças que os torna praticamente irreconhecíveis em comparação com os seus “irmãos” na estrada.

Com um valor aproximado por camião de 350.000 euros e com a ajuda de poucos  patrocinadores, não é estranho ver camiões de outras temporadas reaproveitados.

O mais impressionante nestes camiões são carrocerias espetaculares feitas de fibra: mantêm as características dos originais, mas com alguns acréscimos na forma de carenagens envolventes e aerodinâmicas.

O interior do camião possui uma gaiola de proteção e uma série de defesas ocultas para evitar danos à mecânica. As peças internas só podem ser substituídas por outras peças de reposição do mesmo fabricante se a cilindrada não for alterada, embora a regulamentação permita adicionar uma gestão eletrónica de motor diferente.

O regulamento determina que cada camião deve pesar no mínimo 5.300 quilos, dos quais pelo menos 3.150 kg devem repousar no eixo dianteiro. O motor, que pode ser colocado em qualquer parte do camião desde que não haja alteração do sistema de peso, tem uma potência superior a 1500 CV e garante uma velocidade superior a 160 km/h que os regulamentos marcam como limite de segurança.

Ao contrário do que poderia parecer, a maioria das ultrapassagens ocorre em curvas, onde entram em jogo chassis, travões e capacidade de tração. O sistema de travagem emprega discos enormes, com injeção de água e acionados a ar, mordidos por pinças do tamanho de placas para arrefecê-los. Os pneus são fornecidos pela Goodyear, no tamanho 315/70R22.5, desenhados especificamente para esta competição.

Depois de uma dura e difícil temporada de 2020, em que o campeonato não conseguiu avançar devido à pandemia de Covid-19, a meta para a edição de 2021 é voltar ao normal.

A organização marcou um total de sete datas para este ano, começando no final de maio com uma prova em Misano (Itália) e terminando, como de costume, no circuito de Jarama, em Madrid, com um Grande Prémio de Espanha de Camiões que já é um clássico na agenda de todos os fãs do automobilismo.

 

Calendário FIA ETRC 2021

  • 22 e 23 de maio: Misano (Itália)
  • 12 e 13 de junho: Hungaroring (Hungria)
  • 17 e 18 de julho: Nürburgring (Alemanha)
  • 28 e 29 de agosto: a maioria (República Checa)
  • 11 e 12 de setembro: Zolder (Bélgica)
  • 25 e 26 de setembro: Le Mans (França)
  • 2 e 3 de outubro: Circuito de Jarama (Espanha)

Embora segurança e saúde sejam fundamentais, espera-se que haja diferentes protocolos anti-Covid-19 para que o público possa regressa com segurança às bancadas e possa desfrutar de um dos espetáculos do mundo automóvel de maior crescimento nos últimos anos.

Good Year Kilometros que cuentan