Filtro de habitáculo ou filtro de pólen: o que é e quando trocá-lo

7 Abril | 2021 | Goodyear

Se sofre de alergias, esta é a pior estação para si. E, se conduz, o perigo pode estar à espreita. Saiba como se muda o filtro do habitáculo do seu carro.

A primavera chegou e, embora para a maioria da população seja sempre uma boa notícia, não é tanto para uma grande percentagem de condutores. É elevado o número de pessoas que sofre de algum tipo de alergia e, ano após ano, não para de aumentar. Neste contexto, o correto funcionamento do filtro de pólen é especialmente relevante. De seguida contamos-lhe o que é o filtro de habitáculo e por que deve levá-lo em consideração na manutenção de primavera.

Alergias e condução

A alergia é, sem dúvida, um companheiro de viagem perigoso para o condutor, e os olhos irritados, espirros, tosse seca e lágrimas , limitam a condução. Em suma, não é uma boa altura para quem sofre de alergias e, principalmente, para condutores com esse tipo de patologia.

Todos os veículos atuais possuem um filtro de pólen que facilita e ajuda os condutores, alérgicos ou não, a viajar de forma muito mais confortável e segura e a respirar um ar mais saudável.

O filtro antipólen, também conhecido como filtro do habitáculo, é uma tela que impede principalmente a entrada de pólen, ácaros e partículas poluentes no veículo; Mas não esqueçamos que também evita a acumulação de poeira, que é onde se forma a névoa que obscurece as janelas. Também é responsável por filtrar gases em suspensão da exaustão de outros carros..

Quando devo trocar o filtro de pólen?

O uso prolongado do veículo desgasta este filtro, por isso deve ser trocado de vez em quando. Em geral, recomenda-se trocá-lo pelo menos uma vez por ano ou a cada 15.000 quilómetros; Se é alérgico, pode até encurtar esses prazos ou aproveitar os últimos dias de inverno, pouco antes da chegada da primavera, para renovar o filtro justamente no momento em que a alergia começa a bater mais forte.

Mesmo que não nos lembremos da última vez que trocamos o filtro, o veículo sempre nos dará uma série de pistas que nos dirão quando será o momento certo para o substituir.

Se as janelas estão continuamente embaciadas e é difícil limpá-las, se o aquecimento ou o ar condicionado estão ligados e um cheiro muito desagradável nos atinge, ou o ar condicionado não funciona como deveria ou arrefece menos do que o normal, é hora para mudá-los nós mesmos ou passar pela nossa oficina de confiança.

Como mudar o filtro de pólen?

Primeiro, você deve escolher entre dois tipos de filtro: o simples, geralmente feito de papel ou similar e capaz de filtrar poeira, fuligem, pólen, esporos e outros poluentes sólidos, mas incapaz de filtrar gases tóxicos ou poluentes.

A segunda opção são os filtros de carvão ativado, muito mais completos, pois além de filtrar as partículas sólidas (fuligem, poeira etc.), graças ao carvão ativo que contêm, também são capazes de filtrar poluentes muito tóxicos como o enxofre. dióxido, benzol, gases de escape e também todos os tipos de cheiros desagradáveis.

Mudar o filtro de pólen é uma operação muito mais simples do que pensa. Embora cada veículo o carregue em um local diferente, é normal aceder ao filtro pelo porta-luvas ou pelo compartimento do motor. Em caso de dúvidas, é sempre bom ter o manual de instruções do veículo à mão.

  1. Depois de acedermos ao sistema de ventilação do carro, temos que retirar as proteções, caixilhos plásticos, bicos de ventilação e outros elementos que nos impedem de alcançar o filtro da cabine com algum conforto.
  2. Terminada esta operação, retiramos o filtro de pólen antigo e antes de montar o novo é altamente recomendável limpar o sistema de ventilação com um spray aerossol. O filtro antigo deve ser reciclado no ecoponto azul, o do papel.
  3. Por fim, só falta colocar o novo filtro e todas as proteções que removemos anteriormente.

A troca do filtro de pólen é um problema que afeta a higiene e a segurança. O filtro de habitáculo tende a acumular humidade e pode gerar várias bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde. Além disso, um filtro sujo causará muitas distrações a todos os condutores (não apenas aos alérgicos, embora logicamente eles notem muito mais) na forma de espirros, olhos lacrimejantes ou nariz a escorrer.

Um único espirro faz com que você percorra 125 metros sem controlo do carro enquanto viaja a 90 km/h e, vários espirros seguidos, se a velocidade for de 100 km/h, a distância chegará aos 140 metros. Portanto, para evitar sustos desnecessários ao volante, é fundamental trocar periodicamente o filtro de pólen do carro.

Good Year Kilometros que cuentan