Golden Sahara: Os segredos do primeiro carro autónomo da história

2 Janeiro | 2020 | Goodyear

Contamos todos os segredos do revisto Golden Sahara II, que vem equipado com pneus Goodyear

Porque razão o Golden Sahara II é considerado como o primeiro automóvel autónomo da história? O icónico veículo voltou à atualidade no último Salão Automóvel de Genebra e faz parte da história do mundo do motor. 

O restaurado Golden Sahara II reapareceu em Genebra de mãos dadas com a Goodyear e com a Klairmont Collections. No seu regresso ao primeiro plano, o icónico automóvel dos anos 1950 e 60 apresentou-se como um dos primeiros protótipos de veículos autónomos da história

Equipado com uns novíssimos pneus transparentes que se iluminam, feitos à medida pela Goodyear, o Golden Sahara juntou novidades tecnológicas ao desenho do século XX, numa aposta clara na inovação. Desenvolvido por Jim Street e pelo lendário designer de automóveis personalizados, George Barris, o Golden Sahara II apresenta-se como uma plataforma para experimentar novos sistemas eletrónicos.

Os avanços do Golden Sahara em 1958

Recordemos os principais avanços do Golden Sahara original em 1958, que incluía novidades como um sistema de controlo inspirado nos aviões para a aceleração, travagem e direção e um sistema de travagem automática que utilizava sensores para detetar potenciais objetos na trajetória do automóvel.

Além disso, os pneus desenvolvidos pela Goodyear utilizavam Neothane, uma forma translúcida de borracha sintética e possuíam iluminação interna, que lhes permitia brilhar. Os anos 1950 e 60 foram um período de intensa inovação nos 120 anos de história da Goodyear, da exploração lunar aos recordes de velocidade em terra. A utilização de Neothane para equipar o Golden Sahara fez parte de uma investigação mais alargada sobre a viabilidade de desenvolver pneus capazes de ajudar a melhorar a visibilidade em condições climáticas adversas ou estarem ligados ao veículo para que se acendessem quando o condutor pisava o travão. Henry Dumortier, vice-presidente de pneus de turismo da Goodyear Europa, deixa-o claro: “A colaboração da Goodyear com o projeto Golden Sahara II foi o nosso primeiro passo para dar forma ao futuro da mobilidade autónoma.

A história do Golden Sahara II

O Golden Sahara II faz parte da história do automobilismo norte-americano. No seu apogeu, protagonizou uma tournée pelos Estados Unidos, aparecendo tanto na televisão como em filmes como “O Cinderelo dos Pés Grandes”, com o não menos icónico Jerry Lewis. Esteve depois esquecido na garagem durante quase 50 anos até que a Klairmont Collections comprou o veículo à Mecum Auctions em Maio de 2018, sendo restaurado com a ajuda da Speakeasy Customs and Classics, de Chicago.

A história do modelo original é também curiosa. Em 1953, o designer George Barris foi vítima de um acidente com o seu Ford Capri. A parte superior do veículo ficou destruída, mas a inferior permaneceu perfeitamente operacional, pelo que decidiu aproveitar a base para criar o seu próprio veículo, o Golden Sahara original, com uma semi-cúpula de cristal e de ouro de 24 quilates nos cromados que conferiram ao resultado final um visual futurista. A partir do mesmo modelo foi desenvolvido o seu sucessor, o Golden Sahara II, com pára-choques banhado a ouro e considerado como o primeiro carro autónomo da história.

Good Year Kilometros que cuentan