Como instalar um carregador de carros elétricos nas sua garagem

22 Dezembro | 2021 | Goodyear

Se está a pensar instalar um carregador para o seu carro elétrico na sua garagem, neste artigo contamos o que precisa para o efectuar.

Muitas são as dúvidas que assolam quem pensa em adquirir um veículo elétrico. Por isso é sempre importante rever um dos assuntos que mais dá dor de cabeça, como a instalação de um ‘powerbank’ na garagem, ou seja, o carregador ou ponto de recarga onde ligaremos nosso carro todos os dias para recarregá-lo .

Assistindo a ascensão que os carros elétricos tiveram nos últimos tempos, tanto pela indústria quanto pelos governos nacionais que oferecem vantagens para quem os adquire, é normal que em mais de uma ocasião você pense em comprar um veículo deste tipo. No entanto, como já aconteceu com muitos outros condutores, você pode ter se deparado com uma série de obstáculos no seu caminho que o farão desistir de suas intenções. E muito possivelmente, como muitos outros utilizadores dizem, a circunstância que deu cabo dos seus planos foi a instalação de um ponto de carregamento na garagem.

Mas não se preocupe, de seguida vamos tirar todas as dúvidas a esse respeito para que sua próxima tentativa de adquirir um carro elétrico tenha maior sucesso. Ainda mais, quando descobrir que existem inúmeras alternativas no mercado e que a cada dia elas estão muito mais acessíveis para todos os condutores que desejam carregar o veículo na sua própria casa.

Considerações ao instalar um ponto de carregamento na sua garagem

Supondo que haverá uma tomada convencional na garagem, o procedimento é tão simples que nem será necessário instalação. Isso é conhecido como recarga ocasional e consiste em ligar o cabo que alimentará o veículo a uma tomada Schuko. Tão simples como isso. O problema é que este tipo de carga normalmente se limita a cerca de 10A e apenas cerca de 2,3 kW de potência, de forma a garantir a segurança da sua casa, o que tem um efeito negativo nos tempos de carga.

Se quisermos ter potências de carga superiores, normalmente de 16A ou 3,68 kW de potência, então é aconselhável instalar um ponto de carga adaptado às necessidades do carro que compramos. Com este tipo de dispositivo teremos não só um cabo integrado adaptado ao veículo, mas também um controlo dinâmico de potência e ainda haverá aqueles que estão integrados com uma aplicação que nos permitirá controlar a carga a partir do nosso ‘smartphone’. Desta forma, além de termos um controle mais exaustivo dos custos e, portanto, das contas de luz, também será mais confortável iniciar o carregamento.

Qual é o preço da instalação de um ponto de carregamento?

Quanto ao custo deste tipo de instalação, tudo dependerá de diversos fatores como os metros de cabo que são necessários para fazer a ligação e o tipo de ponto de carregamento que escolhemos. Porém, deve saber que cada vez mais concessionárias e marcas fornecem carregadores para seus clientes, e há até mesmo aquelas que também suportam os custos de instalação. Essa é uma das medidas que a indústria utiliza para popularizar a venda deste tipo de veículo.

Dependendo do tipo de instalação, fornecedor e outros fatores, os preços variam:

  • Para dispositivos de carregamento lento (até 7,4 kW), o custo médio varia entre 900 euros e 1.500 euros, com um valor médio aproximado de 1.200 euros.
  • Para dispositivos de carregamento acelerado ou rápido (até 22 kW), tomada única, com potência de 11 kW e sem mecanismo de autenticação ou ligação à Internet), os preços variam entre 700 e 1.300 euros.
  • Para uma coluna com 2 pontos de carregamento de 22 kW cada, os preços podem variar entre 2.000 euros e 4.000 euros

Um ponto de carga tipo Wallbox ou base de parede pode variar entre 400-700 euros: por um lado, o custo do equipamento (100 a 350 euros) mais a instalação de um circuito exclusivo (máximo 9,2 kW) que será tanto mais elevado quanto mais metros de cabos sejam necessários até ao contador. A instalação de um posto de carregamento de carros elétricos não costuma ultrapassar os 1.000 euros. Se o carro elétrico tiver uma bateria de alta capacidade, deverá considerar a instalação de um carregador mais potente.

O que fazer se tenho o carro numa garagem comunitária?

Esta é uma das perguntas mais recorrentes que surgem em torno do carro elétrico, se um ponto de carregamento pode ser instalado em uma garagem comunitária, mas a resposta é muito simples: sim, sem dúvida. Como em uma casa unifamiliar, um ponto de recarga também pode ser instalado na garagem comunitária. O principal detalhe é que deverá comunicá-lo ao condomínio ou outra entidade gestora, antes do início da instalação do aparelho. Da mesma forma, uma vez concluída, deverá apresentar a certificação técnica correspondente à referida instalação.

Neste processo você não deve temer que algum outro condómino interfira e vote contra o seu pedido, impedindo a instalação. O que pode acontecer é que durante o prazo de 30 dias que deve conceder ao condomínio, os seus representantes apresentem uma alternativa que consideram mais adequada ao interesse de todos. Mas nesse caso, eles terão um prazo de dois meses para executar essa alternativa ou você pode iniciar seu projeto sem problemas.

Em relação ao contador, que também levanta muitas dúvidas, não terá de instalar outro diferente do que tem em casa, mas este irá reflectir o consumo que faz para recarregar as baterias do automóvel. E por último, deve ter em atenção que se mudou recentemente para um edifício de nova construção então com certeza tem uma pré-instalação, uma vez que a sua implementação é cada vez mais comum. Isto, sem dúvida, irá facilitar-lhe muito o procedimento .

Como vê, embora seja verdade que existem muitas incógnitas quanto à instalação de um ponto de recarga para alimentar as baterias de um carro elétrico, também há uma infinidade de alternativas adaptadas a todos os tipos de circunstâncias. Se está a pensar em adquirir um desses veículos, não pense duas vezes, que tanto a concessionária quanto o fabricante do mesmo irão lhe fornecer todas as facilidades: assim, quando você chegar a casa, poderá recarregar a bateria e, assim, continuar a aproveitar a estrada sendo mais respeitoso com o nosso planeta.

Good Year Kilometros que cuentan