Le Mans 2020: as 24 horas vistas de dentro

15 Setembro | 2020 | Goodyear

Estão aí umas 24 Hora de Le Mans como nunca as vimos: em setembro por causa da pandemia e com a Goodyear de regresso a La Sarthe.

As 24 Horas de Le Mans é a competição de resistência mais famosa do mundo. E embora este ano a mítica corrida do WEC (World Endurance Championship) seja realizada no final de setembro (entre sábado 19 e domingo 20) quando normalmente acontece em junho, esse atraso provocado pela pandemia de coronavírus que o planeta passa não tirará um pingo de emoção.

Quem não gosta muito de automobilismo ou quem não assistiu ao vivo não terá uma ideia muito clara da magnitude, do simbolismo e da grandeza deste espetáculo, que é muito mais do que ver carros a passar, continuamente, por 24 horas.

A competição, que teve sua primeira edição em 1923, acontece em um circuito semi-permanente, o Circuito de La Sarthe. É um percurso que, na sua configuração atual, tem 13.626 metros de extensão, constituído principalmente por troços de estrada que permanecem abertos ao público durante o resto do ano.

E é que a simbiose de Le Mans (a cidade) com esta corrida é total. Na verdade, a população da cidade, localizada a sudoeste de Paris, triplica nos dias da prova, passando de 150 mil habitantes para quase meio milhão.

Le Mans, muito mais do que 24 horas

Fãs, jornalistas, membros da equipas, curiosos… todos vivem o espírito de fraternidade e devoção aos carros. É incrível como nos dias que antecedem o grande evento chegam com carros de todos os tipos e como acontecem churrascos e festas pelo circuito sem nenhum tipo de violência: aqui não há fãs ferrenhos das marcas participantes, mas sim gente que quer viver a fundo o motor e a competição..

Um jornalista, como aquele que vos escreve, que tenha a sorte de visitar as 24 Horas de Le Mans ganha uma memória inesquecível. A atmosfera é especial e o numeroso público costuma ser amigável e entusiasta.

Diz-se que os verdadeiros fãs do mundo do automóvel, para o serem, devem assistir às 24 Horas de Le Mans ao vivo pelo menos uma vez na vida. Vê-se mil vezes melhor na televisão, mas o cheiro (embora cada vez mais modelos concorrentes sejam híbridos), o som e todas as sensações que aqui se vivem sejam incomparáveis. Quem já viu uma final da Champions League ou um campeonato do mundo sabe do que estamos a falar.

Focando puramente no programa de competição, antes da corrida em si há uma série de atividades mais do que interessantes que nos permitem ver tudo o que envolve este maravilhoso desporto.

Além das verificações dos carros, para verificar se as especificações são cumpridas, ou a visita ao pit lane, um dos momentos mais emocionantes dos momentos antes das 24 Horas de Le Mans ocorre com a ‘Parada’ ou desfile de pilotos.

É um evento colorido e emocionante, onde os pilotos que participam na prova de resistência passam pelo centro de Le Mans, permitindo que milhares de fãs vejam esses heróis do volante de perto.

Os condutores, que estão montados em um carro histórico acompanhados pelos demais integrantes da sua equipe, costumam estar bem próximos do público, cumprimentando-o, dando autógrafos e tirando fotos. Essa proximidade é compreendida pelos fãs que, exceções à parte, são muito respeitosos. Neste ano, a pandemia vai condicionar o carinho e a proximidade dos seguidores.

A hora da verdade e o blimp da Goodyear

A ação começa no sábado. Por volta da hora do almoço começa a corrida e o trabalho real para os pilotos que devem, em alternâncias com seus dois outros companheiros de equipa, tentar levar o seu carro para a melhor posição da sua categoria (LMP1 e LMP2 agrupam os protótipos, enquanto que LMGTE-Pro e LMGTE-Am juntam os GT).

Aqui, o famoso blimp da Goodyear é impressionante, “um verdadeiro ícone que conquistou a imaginação de consumidores e entusiastas em todo o mundo nos últimos cem anos.”

Caso não saiba do que falamos, é um dirigível semi rígido Zeppelin NT, que mede mais de 75 metros de comprimento e cerca de 18 metros de altura e sempre esteve associado ao automobilismo. Este ano, além disso, regressa após alguns anos de ausência e vai colaborar na transmissão televisiva.

As horas avançam e chega o momento mais temido, mas também o mais mágico da corrida: a noite. Aqui, o cansaço começa a afetar pilotos e fãs, que cumprem agora a missão de se manter acordados. Eu próprio, tenho que admitir, senti por vezes os olhos a fechar, mas a emoção da competição ajudou-me a evitar cair nas mãos de Morfeu.

Por fim, é hora de almoçar no domingo e é nesse momento, se a corrida não estiver já decidida com antecedência, que vamos descobrir quem é a equipa vencedora desta prestigiada corrida.

Nas duas últimas edições, o vencedor desta prestigiosa prova foi Fernando Alonso, ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, aos comandos de um Toyota TS050 Hybrid. O asturiano não participa este ano, pelo que Le Mans espera um novo rei da resistência. Vamos ver quem leva a coroa.

WEC Le Mans 2020: informação de corrida

  • Número de pilotos: 60 carros inscritos
  • Número de curvas: 38
  • Distância do circuito: 13.626 Kms

A luta da Goodyear pelo título do Campeonato Mundial na categoria LMP2 está cada vez mais próxima do fim. Depois de Spa-Francorchamps, as duas equipas WEC que contam com pneus Goodyear enfrentam agora as 24 Horas de Le Mans. Recorde-se que às equipas Goodyear que participaram ao longo da temporada, Jota Sport e Jackie Chan DC Racing, já se juntaram no circuito belga a mais uma equipa equipada com pneus Goodyear, a Algarve Pro Racing, equipa portuguesa que normalmente compete nas European Le Mans Series (ELMS). Além deste anúncio oficial, juntam-se à lista ainda a GDrive e a Panis.

Data das 24 horas de Le Mans

  • Onde: Circuito de la Sarthe, Le Mans.
  • Quando: entre sábado e domingo, 19-20 setembro.

Próximas datas do WEC

  • 8 Horas do Bahrain. Circuito de Sakhir. 21 de novembro de 2020.

Le Mans é a segunda corrida do WEC, após as 6 horas de Spa-Francorchamps, depois de uma pausa de quase seis meses na competição. A próxima e última prova será as 8 Horas do Bahrain (21 de novembro) que fecham a temporada.

Good Year Kilometros que cuentan