ELMS: tudo o que sabemos sobre as European Le Mans Series 2021

4 Junho | 2021 | Goodyear

A European Le Mans Series já está em alta! A série continental de corridas de resistência está em andamento em plena temporada de 2021.

A European Le Mans Series 2021 já é uma realidade. Depois de uma temporada de 2020 marcada pelo coronavírus que obrigou ao cancelamento de 2 das 7 provas programadas, as corridas de Barcelona e Silverstone devido às medidas de prevenção e contenção impostas pela COVID-19. Quer saber mais sobre as ELMS 2021?Passamos a pente fino circuitos, calendário final, lista de carros … tudo o que você precisa saber!

Para esta nova temporada, os organizadores de um dos mais difíceis testes de resistência do calendário automobilístico prepararam um calendário de 6 provas, que começou em Barcelona a 18 de abril, continuou em maio no circuito austríaco da Red Bull, e que passará ainda pela França, Bélgica, Itália e Portugal.

Seis dos melhores circuitos de corrida da Europa recebem este campeonato continental de resistência, que sofre a única modificação da entrada do Red Bull Ring no calendário, em relação à temporada de 2020. Seis corridas de 4 horas, 43 carros em competição em três categorias: 16 em LMP2, 17 em LMP3 e 10 em LMGTE e a emoção intacta durante toda a competição.

Que veículos competem nas ELMS 2021?

LMP2 (16 carros)

A grelha da categoria de LMP2 foi reduzida em duas equipas, caindo de 18 para 16 participações em relação à temporada de 2020. Porém, não faltarão os melhores desta competição, que tentarão lutar novamente pelo título . Os dois carros da United Autosport, que arrasaram na temporada passada, vão lutar para repetir a dobradinha; mas pela frente terão os campeões da temporada de 2019, a IDEC Sport, onde Paul Lafargue continua como principal piloto, o campeão dos pilotos em 2019.

As duas equipas da G-Drive Racing também se repetem, onde Rusinov, Falb e companhia tentarão subir ao pódio e, se possível, lutar pela vitória final. Venceram a última prova de 2020, em Portugal, e querem estender esse domínio para a nova temporada de 2021.

Não podemos perder de vista a equipa belga WRT, que nos surpreendeu em Barcelona ao conquistar a primeira vitória da temporada graças ao bom trabalho de Robert Kubica, que volta a estar em forma após seu gravíssimo acidente há anos.

LMP3 (17 carros)

2021 marca uma nova era no LMP3, e o número de equipas participantes aumentou em quatro, de 13 para 17. A United Autosports, que também venceu nesta categoria em 2020, vai querer repetir o sucesso, embora os seus rivais não lhe deixem tarefa fácil..

Cool Racing, RLR MSport, Inter Europol Competition, AIM Villorba Corse, DKR Engineering e Nielsen Racing dominaram a corrida de abertura, conquistando os primeiros pontos e consolidando-se como candidatos para destronar os campeões em título.

LM GTE (10 carros)

São dez os carros que competem na LMGTE este ano, um a mais que em 2020: 7 Ferraris, 2 Porsches e 1 Aston Martin, o da equipa TF Sport que será pilotado pelos britânicos Ross Gunn, Ollie Hancock e John Hartshorne.

No caso da Porsche, a marca alemã é representada por dois 911 da Proton Competition e da Weather Tech Racing, enquanto na Ferrari repetem AF Corse, JMW Motorsport, Spirit of Race, Kessel Racing e os três veículos Iron Lynx, a equipa italiana que estreou na categoria em 2020.


 Calendário das European Le Mans Series 2021

Depois das 4 horas de Barcelona que aconteceram no dia 18 de abril, as ELMS não param. Em maio, a prova chegou à Áustria; Em junho, a caravana da competição passará pela França, enquanto Monza será palco da primeira prova da segunda metade do calendário em julho. Para finalizar estão as datas de Spa-Francorchamps, em setembro, e de Portimão, em outubro.

  • 4 horas de Barcelona: 18 de abril.
  • 4 horas de Red Bull Ring: 16 de maio (Austria).
  • 4 horas de Le Castellet: 6 de junho (Francia).
  • 4 horas de Monza: 11 de julho (Italia).
  • 4 horas de Spa-Francorchamps: 19 de setembro (Bélgica).
  • 4 horas de Portimão: 24 de outubro (Portugal).

Que esperar de esta temporada

Depois de duas das seis provas programadas para 2021, sabemos apenas uma coisa: está tudo está em aberto e cada fator é decisivo como mostrou o aparecimento de chuva na corrida austríaca, a segunda do calendário.

Roberto Merhi lidera a classificação das European Le Mans Series depois de obter um terceiro lugar no Red Bull Ring. No último stint, debaixo de uma chuva forte, Merhi atacou e subiu a partir da sexta posição. Foram Robert Kubica, Louis Delétraz e Yifei Ye, no carro da equipe WRT, que saíram vitoriosos. A equipa nova no LMP2 – mas com sólida experiência em GT – já venceu a corrida inaugural em Barcelona.

Com seis corridas em circuitos de Fórmula 1, as ELMS têm sem dúvida algumas das corridas de resistência mais impressionantes da temporada. À primeira vista, as corridas das ELMS parecem-se com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, mas existem algumas diferenças significativas. O uso do internacionalmente reconhecido sistema de classificação de pilotos da FIA torna as ELMS o cenário perfeito para pilotos prata e bronze competirem pela hipótese de reivindicar uma vaga na grelha de Le Mans. A grelha inclui nomes conhecidos como o ex-piloto de Fórmula 1 Robert Kubica e o ator de Hollywood Michael Fassbender.

Cada uma das corridas das ELMS dura quatro horas, em comparação com as corridas de seis, oito e 24 horas do WEC, e mais do que o dobro de um Grande Prémio de Fórmula 1. Um grande desafio para os pilotos, equipas e pneus que competem em pistas europeias icónicas, como Monza e Spa-Francorchamps e circuitos de primeira classe em Barcelona , Le Castellet, Red Bull Ring e Portimão.

Pneus Goodyear nos LMGTE e LMP2

Com nove carros em LMGTE, 16 em LMP2 e o carro LMP2 especialmente adaptado para a equipa de pilotos com deficiência da Associação SRT41, a Goodyear tem uma presença maior em pista nesta temporada. O foco na competição requer mais camiões, muito mais equipa – 14 engenheiros a trabalhar na pitlane, um para cada dois carros – e, claro, muito mais pneus do que as corridas ELMS do ano passado.

O nível da competição continua a aumentar no ELMS, como evidenciado pelas principais formações LMP2 e LMGTE. A competição requer especialização e inovação em todas as áreas. Também nos pneus. Todos os protótipos LMP2 de 560cv estão equipados com Goodyear, utilizando as mesmas especificações de pneus do WEC. A Goodyear também é fornecedora da categoria LMGTE, onde marcas como Ferrari, Aston Martin e Porsche se enfrentam. O nível desta classe continua a melhorar a cada ano. A Goodyear apresentou em Barcelona uma gama completamente nova para 2021, em que cada equipa tem pneus slick A (macios) e B (médios). O composto A mais macio é desenhado para todas as pistas do calendário em condições mais frias. Os pneus intermédios e de chuva apresentam novos padrões, construção e compostos.

Parceira de algumas das melhores equipas de endurance da Europa e fornecedora oficial de outras competições, a Goodyear está empenhada no desenvolvimento de pneus de pista cujas especificações são transferidas por equipas de engenheiros para o desenvolvimento de pneus de estrada.

Os fãs esperam viver novamente a emoção e a adrenalina que caracterizam uma das corridas já lendárias no mundo do motor: as European Le Mans Series, o maior desafio europeu de corridas de resistência.

Good Year Kilometros que cuentan