Manutenção básica do carro em quarentena: 6 pontos a ter em conta

20 Abril | 2020 | Goodyear

Mesmo com o automóvel parado, há uma série de revisões básicas que podemos fazer para garantir a manutenção perfeita

Sabe como cuidar do seu carro durante a quarentena? O período de confinamento decretado devido à expansão do coronavírus impede a circulação desnecessária, permitida apenas no caso de trabalhos essenciais ou motivos de primeira necessidade. As pessoas só podem circular para realizar as seguintes atividades:

  • Aquisição de bens e serviços;
  • Deslocação para efeitos de desempenho de atividades profissionais ou equiparadas;
  • Procura de trabalho ou resposta a uma oferta de trabalho;
  • Deslocações por motivos de saúde;
  • Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco;
  • Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;
  • Deslocações para acompanhamento de menores, onde se incluem passeios de curta duração, “para efeitos de fruição de momentos ao ar livre”;
  • Deslocações de curta duração para efeitos de atividade física, sendo proibido o exercício de atividade física coletiva;
  • Deslocações para participação em ações de voluntariado social;
  • Deslocações por outras razões familiares imperativas, designadamente o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais;
  • Deslocações para visitas, quando autorizadas, ou entrega de bens essenciais a pessoas incapacitadas ou privadas de liberdade de circulação;
  • Participação em atos processuais junto das entidades judiciárias e deslocação a estações e postos de correio, agências bancárias e agências de corretores de seguros ou seguradoras;
  • Deslocações de curta duração para efeitos de passeio dos animais de companhia e para alimentação de animais;
  • Deslocações por parte de pessoas portadoras de livre-trânsito, emitido nos termos legais, no exercício das respetivas funções ou por causa delas;
  • Deslocações por parte de pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais;
  • Deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa;
  • Retorno ao domicílio pessoal;
  • Outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

Manutenção básica do nosso veículo durante a quarentena

Embora, em termos gerais, nada aconteça por deixar o carro parado por várias semanas, há uma série de verificações básicas que podemos fazer para garantir a manutenção perfeita quando voltarmos a usar o carro normalmente. Também para aqueles que não têm escolha a não ser usar o veículo nas suas viagens durante o período de quarentena, estas dicas básicas de manutenção serão úteis.

Não descuide a bateria

Ligar o motor para verificar o estado da bateria e ativar os elementos elétricos estão entre as práticas recomendadas para evitar que um longo período de inatividade seja prejudicial para o veículo. Recomenda-se a realização de certas verificações periódicas enquanto o carro está parado, entre elas da bateria, para garantir o seu funcionamento correto.

Verifique regularmente o nível do óleo

Aproveite para mudar o óleo em casa

Um dos conselhos básicos é manter o carro em perfeitas condições com níveis de líquidos adequados, uma recomendação básica em quarentena, na preparação para uma longa viagem ou como um conselho para prolongar a vida útil do nosso carro. Se não houver justificação, como a necessidade do carro para o desempenho do trabalho ou não pudermos ir à oficina, devemos esperar que as restrições do estado de emergência sejam levantadas para efetuar pequenas revisões ou reparações menores na chapa. Mas existem certas operações, como a mudança de óleo, que podemos fazer em casa, se tivermos material suficiente e não alterarmos as condições de confinamento.

Além de mudar o óleo de acordo com as recomendações do fabricante, deve também verificar o nível deste líquido. O ideal é fazê-lo a cada 1000 quilómetros ou uma vez por mês para comprovar se o nível do óleo está dentro dos limites. Verifique se o nível é adequado ou se há fugas, que notará a olho nu se houver manchas no solo onde o carro está estacionado ou nas partes próximas do depósito.

Nos carros mais antigos, recomenda-se mudar o óleo entre os 7500 e os 15.000 km; em veículos mais modernos, o limite é definido entre os 15.000 e os 30.000 km. Pode fazer você mesmo a mudança de óleo e dos filtros desde que tenha o tipo de óleo recomendado pelo fabricante, o tipo apropriado de filtro e respeite as restrições do confinamento.

Verifique os filtros de ar

Para cada litro de combustível que consumimos, o processo de combustão precisa de 10.000 litros de ar. O filtro de ar deve ser substituído aproximadamente a cada 15.000 quilómetros. As revisões na oficina estão descartadas durante o confinamento, mas podemos verificar se está tudo correto. Se o filtro de ar não for trocado regularmente, pode obstruir a entrada de ar no motor. A falta de potência durante a aceleração e fumos de escape opacos e escuros são alguns dos sintomas, mas apenas ao remover o filtro e verificar se está limpo ou não poderá ter a certeza se chegou a hora de trocá-lo. Não se esqueça de limpar o fundo do receptáculo do filtro com um aspirador e/ou um pano húmido e ar comprimido para concluir a limpeza.

Confira o líquido limpa para-brisas

Outro dos níveis de líquido a verificar é o do limpa para-brisas. Verifique se o depósito que fornece os ejetores possui quantidade suficiente de líquido. Caso contrário, pode enchê-lo apenas com água ou com uma mistura de sabão e água, embora possa usar um líquido anti-gordura e sem ponto de congelação. Aproveite também a oportunidade para verificar se os limpa para-brisas estão em boas condições. Depois do confinamento, será boa altura para trocar as borrachas.

Verifique o líquido de refrigeração

O líquido de refrigeração é outro dos elementos básicos da nossa manutenção. Recomenda-se que verifique o estado do líquido de refrigeração uma vez por ano para garantir que temos quantidade suficiente e que não há impurezas. Localize o depósito de enchimento do circuito de refrigeração (geralmente é sempre de plástico semitransparente e com uma tampa preta ou azul). Na parede exterior, encontrará duas marcas: uma indica o nível máximo e a outra o mínimo. Certifique-se que está em conformidade. A troca do líquido de refrigeração deve ser sempre feita com o motor frio. É uma operação simples que pode executar sozinho.

E a manutenção dos pneus?

A manutenção dos nossos pneus é a primeira barreira de segurança na estrada. Uma simples inspeção a olho nu pode revelar a existência de deformações ou de desgaste na banda de rodagem. Lembre-se de que a profundidade não deve ser inferior a 1,6 milímetros por lei. Verifique, assim que as restrições o permitam, que circula com a pressão adequada. É aconselhável verificar a pressão pelo menos uma vez por mês e sempre que enfrentarmos uma longa viagem, de modo a garantir que a resposta em estrada e o consumo de combustível sejam adequados.

Outras dúvidas: seguro e inspeção

Além da manutenção, outras questões comuns estão relacionadas com o seguro automóvel e com a inspeção periódica durante o período de quarentena. No primeiro caso, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) informa que a generalidade dos seguros não contém cláusulas de exclusão ou de limitação das coberturas “por efeito da mera declaração do estado de emergência” relacionada com a pandemia do novo coronavírus.

Quanto às inspeções periódicas, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação decidiu prorrogar os prazos das inspeções periódicas de veículos a motor, bem como decretar o encerramento parcial dos centros de inspeção de veículos. Assim, os veículos a motor, ligeiros ou pesados, com inspeção periódica no período entre 13 de março e 30 de junho de 2020, veem o seu prazo prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula.

Manter o carro em perfeitas condições é importante em qualquer situação. Portanto, seguir algumas recomendações básicas ajudar-nos-á a regressar à normalidade após a quarentena ou a circular com segurança se estivermos entre os condutores em que o estado de emergência permite a livre circulação.

Good Year Kilometros que cuentan