O motor de um carro elétrico é diferente do motor a gasolina ou diesel. Contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre carros elétricos.
Até 90% menos componentes do que um carro a diesel ou a gasolina. Os veículos elétricos são caracterizados por uma arquitetura tecnológica mais simples (menos peças) que garante menores custos de manutenção. Não necessita de óleo de motor, tem menos filtros e não necessita de substituir ou verificar as correias ou embraiagem. E as pastilhas de travão duram mais graças ao seu sistema de travão regenerativo que carrega parcialmente a bateria. O motor de um carro elétrico não só tem tamanho e peso menores, mas menos peças e, portanto, oferece manutenção mais fácil. Sabia que as revisões periódicas neste tipo de veículo podem economizar até 56% em comparação com as tradicionais? Saiba com a Goodyear tudo o que você precisa sobre manutenção de carros elétricos.
Os especialistas estimam entre 800 e 1.000 peças a mais na composição de um motor de combustão em comparação com um motor de tração elétrica. O que significa isto? As peças mecânicas de um motor sujeitas a movimento, fricção, vibrações, mudanças de temperatura ou cargas mecânicas nos seus elementos são mais suscetíveis à deterioração. Uma das consequências do envelhecimento da frota de automóveis é o aumento do número de avarias. De acordo com um estudo da Autingo, sete em cada dez falhas mecânicas ocorrem em carros com mais de 10 anos. Salientam também que, entre as avarias mais comuns em carros antigos, destacam-se o desgaste da correia dentada e problemas de embreagem. Se a maioria das avarias são relacionadas com o desgaste de certas peças, é lógico supor que um carro elétrico, que não tem correias, velas de ignição ou bielas (adequadas e necessárias em um motor de combustão), não precisa de uma caixa de mudanças, ou embreagem, e sofre menos de desgaste.
Os veículos elétricos, por outro lado, possuem certos componentes que não estão presentes nos carros tradicionais. Apesar de tudo, tanto os controladores elétricos como as baterias possuem alta fiabilidade. O ponto fraco dos carros elétricos é a autonomia da bateria e a necessidade de recarga.
Os principais fabricantes já estão imersos na batalha pela autonomia dos novos modelos de automóveis elétricos mas enquanto isso acontece, a bateria continua a ser o ponto fraco deste tipo de veículo. Considerando que mais de 80% do uso diário nas áreas urbanas é inferior a 30 km, pode-se dizer que um veículo com 200 km de autonomia deveria ser recarregado a cada 6-7 dias. As baterias atuais têm uma vida útil de 3.000 ciclos de recarga.
Pneus, fluido de travão e filtro de ar em carros elétricos
Existem chaves fundamentais para a manutenção adequada de veículos elétricos e motores a diesel ou a gasolina. Recomenda-se trocar os pneus antes que o piso seja inferior a 1,6 mm. Como vimos anteriormente, a duração dos pneus está relacionada com vários fatores: problemas de alinhamento, sobrecarga de peso, estilo de condução, condições das estradas em que costumamos conduzir. Em qualquer veículo, é necessário verificar o estado dos pneus para garantir uma melhor aderência e resposta a qualquer situação da estrada.
Também é necessário substituir o fluido de travão a cada 40.000-50.000 quilómetros percorridos. No caso dos veículos elétricos, as pastilhas de travão duram mais, graças ao seu sistema de travagem regenerativo. O travão motor não existe nesses carros, embora sim o travão regenerativo, que ao travar passa a energia cinética dos travões para as baterias. Verificar o estado dos travões é uma tarefa comum em carros a diesel, gasolina e elétricos, mas como podemos ver, a quantidade de quilómetros para trocar as pastilhas e o fluido de travão pode variar dependendo do tipo de motor.
É aconselhável trocar o filtro de ar a cada 10.000-15.000 quilómetros em todos os tipos de veículos. No caso do motor de combustão, é comum trocar o óleo e o filtro de ar ao mesmo tempo. No caso dos carros elétricos, também é necessário verificar o refrigerante das baterias aos 170.000 km na primeira vez e depois a cada 120.000 km.
Existem outras dicas de manutenção para ter um cuidado especial com a carroceria ou prestar atenção à manutenção dos pneus que são problemas comuns em veículos automotores e elétricos. E quanto aos híbridos? Os carros híbridos são equipados com os componentes de um motor de combustão comum e exigem o mesmo tipo de manutenção, além das trocas periódicas dos filtros de ar e óleo. A preocupação nesses tipos de veículos, como nos elétricos, é a bateria. Os híbridos apresentam um melhor desempenho com um nível de carga entre 40 e 60%.
A manutenção de um carro elétrico possui uma série de pontos que você deve conhecer para garantir a vida útil do seu veículo. Algumas das questões a ter em conta são específicas deste tipo de automóvel (recarga da bateria) mas outras são comuns a todos os tipos de veículos e dizem respeito ao correcto funcionamento dos pneus, travões e filtros de ar.