Como limpar o filtro de partículas do nosso carro

23 Março | 2020 | Goodyear

Explicamos quais os métodos mais recomendados para a limpeza do filtro de partículas

O filtro de partículas é um sistema “milagroso” que faz com que o motor do nosso carro não polua tanto quanto seria de esperar. Mas o facto de ser “milagroso” não impede que precise de manutenção ou de sofrer uma avaria que, avisamos, não é barata. Se quer saber como limpar o filtro de partículas do seu carro, explicamos quais os métodos mais recomendados.

A importância do filtro de partículas

Já sabemos que o filtro de partículas é um dispositivo localizado no tubo de escape cuja missão é reter as partículas sólidas geradas pelos motores a diesel (tradicionalmente) e a gasolina (nos últimos tempos). Assim que o filtro fica cheio com essas partículas poluentes (óxidos de nitrogénio) e partículas sólidas, cinzas ou benzopirenos, principalmente, o sistema encarrega-se de incinerá-las através de um processo conhecido como regeneração, reduzindo assim o nível de emissões poluentes.

O ambiente e a nossa saúde agradecem, uma vez que está provado que estas substâncias poluentes são agentes cancerígenos bastante perigosos, já que são finas o suficiente para entrar no nosso organismo, fazer a mutação das nossas células e causar a terrível doença que é o cancro. Assim, manter o filtro de partículas em boas condições para que, funcione corretamente também é algo que pode fazer pela sua saúde e pela dos outros… além de evitar problemas financeiros.

Além de respeitar a manutenção indicada pelo fabricante do seu carro (alguns filtros de partículas usam um aditivo que deve ser recarregado na oficina), e seguindo uma série de dicas básicas, obterá uma vida mais longa para o filtro. Logo, evite levar o carro em viagens muito curtas (o motor geralmente não atinge a temperatura ideal de funcionamento, assim como o filtro, e pode saturar); Saia para a estrada de vez em quando (para “limpar” as partículas sólidas acumuladas no filtro) e use o óleo recomendado pelo fabricante.

Apesar disso, o que é irremediável é que o filtro de partículas acabe por obstruir aos 180.000 a 200.000 quilómetros, dependendo do modelo e da marca do seu carro a diesel ou a gasolina moderno (os carros a diesel mais antigos não possuem este elemento).

Manutenção do filtro de partículas

No entanto, para impedir que o filtro obstrua mais cedo do que deveria, temos sempre a opção de limpá-lo a qualquer altura. Não, não entre em pânico, não terá que “abrir” o carro e sujar as mãos com fuligem. Trata-se de uma regeneração manual do filtro de partículas que se faz enquanto conduzimos.

Numa primeira fase, o ideal é conduzir durante cerca de 15 minutos acima das 2.000 rpm (sem exceder as 2.500 rpm); no entanto, se isto não for suficiente, deve levar o carro para uma auto-estrada para que o motor trabalhe acima de 2.500 rpm (entre 2.500 e 3.000 rpm é suficiente) a uma velocidade acima de 70 km/h durante cerca de 30 minutos.

Se este processo não resultar, não terá outra opção a não ser a oficina para os profissionais assumirem o comando. Aqui chegado, tem várias opções, entre elas uma regeneração forçada, que terá um custo máximo de cerca de 100 euros.

Tipos de limpeza do filtro de partículas

Se isto não for suficiente, a oficina poderá limpar o filtro através de vários métodos, sendo os mais comuns os três seguintes.

  • Tratamentos térmicos. Mediante esta técnica, o filtro de partículas é cortado e imerso num detergente durante duas horas. Faz-se uma limpeza sob pressão e volta-se a soldar o filtro.
  • Por ultrassom. Este processo consiste na imersão do filtro numa máquina de lavar ultrassónica, que através de vibrações e da alta temperatura atingida pela água, fazem implodir os sedimentos.
  • Com aditivos químicos. Mediante a variação dos fluxos de água pressurizada, detergentes e produtos especiais, as partículas de fuligem serão arrastadas para fora do filtro de partículas, que fica desobstruído.

Como último recurso, e sempre que todas as opções anteriores não funcionarem, a única solução será a troca completa do filtro e, aqui, o preço sobe, ficando à volta de 2.000 euros.Se não for a tempo a uma oficina, o filtro de partículas pode mesmo obstruir permanentemente e causar danos ao motor.

Outra alternativa, que não recomendamos e lembramos que é ilegal, é a remoção do filtro de partículas. Além de tornar o seu carro mais poluente, algo que vai contra o ambiente e a saúde das outras pessoas, pode trazer-lhe problemas na hora de ir à inspeção obrigatória.

Como lhe mostrámos, pouco pode fazer para a manutenção do filtro de partículas, mas, se seguir esta série de dicas, pode garantir que a vida útil desta peça importante do seu carro seja igual ou melhor que o esperado.

Good Year Kilometros que cuentan