Combata os maus odores do seu carro

17 Novembro | 2015 | Goodyear

Conselhos para combater os maus odores do seu carro. Como identificar e resolver maus cheiros do seu automóvel

Chega o outono, começamos a abrir as janelas com menos frequência e, sem nos apercebermos a princípio, começamos a acumular maus cheiros no carro que insistem em não desaparecer. Há soluções caseiras e mézinhas para manter a viatura bem perfumada, mas nada é mais eficaz do que bons hábitos. Veja aqui uma série de conselhos para manter os maus odores bem distantes do seu carro.

 

“Que cheiro é este no teu carro?”

Os odores mais comuns aparecem da forma mais simples: deixamos as crianças comer dentro do veículo, levamos o cão a passear no campo e, quem ainda não largou o vício, fumamos enquanto conduzimos. Por isso, é normal que nem demos pelos cheiros que se instalam até ao dia em que transportamos alguém que a primeira coisa que pede é para abrir a janela. Mas os acidentes acontecem e, desde derrames de gasolina até vómitos, tudo pode ocorrer dentro de um carro.

 

Para tratarmos dos maus odores devemos atacar o problema em duas fases. A primeira etapa é descobrir de onde vem o cheiro. Suspeitos do costume:

– debaixo dos bancos;
– bolsas e arrumações, porta-luvas;
– nas cadeiras infantis verifique os cantos da cadeira e por baixo;
– mala porta-bagagens;
– Ar condicionado: neste caso, a resolução passa mesmo por uma visita ao mecânico porque pode estar na altura de trocar o seu filtro.

 

Cuidados e mézinhas

Como em tudo, também grande parte dos problemas com maus cheiros dentro do seu carro pode ser resolvida com cuidados e atenções regulares. Limpe o seu automóvel, remova os restos de comida e as suas embalagens, e habitue-se a fazê-lo de forma regular (semanal de preferência).

Se costuma levar animais, use protecção adicional nos tapetes e nos estofos. Mesmo que estejam bem treinados ou sejam transportados em gaiolas, os tapetes de borracha e umas mantas são de limpeza muito mais fácil no caso de qualquer imprevisto.

Há ainda uma série de velhas técnicas caseiras que nos podem ajudar se tudo o resto falhar. Experimente cortar uma macã em quatro partes e deixá-las dentro do habitáculo até a fruta secar. Vinagre, água, bicabornato de sódio e álcool, misturados com algumas gotas de um detergente bem perfumado podem ser uma poção milagrosa. Finalmente, se é daqueles que ainda pendura o desodorizante no espelho retrovisor, fique a saber que o melhor local para o colocar é debaixo dos assentos, pois é aí que melhor funcionam.

 

Os pesadelos de todos os pais (e não só)

Os conselhos seguintes são especialmente dedicados aos jovens pais, mas é informação útil para todos. Aqueles acidentes como enjôos súbitos ou alguém que se “esqueceu” de ir à casa de banho da bomba de serviço, devem ser imediatamente remediados pois, devido à sua composição química, irão entranhar-se de forma decisiva nos tecidos dos estofos e, em alguns casos, danificar as fibras. Faça o que fizer, com este tipo de acidentes evite esfregar as manchas, pois corre o risco de fazer ainda pior: use um produto adequado e seja gentil com os tecidos. Deixe sempre secar ao ar e NUNCA use um secador: a temperatura elevada pode provocar com que os elementos químicos adiram aos tecidos de forma ainda mais agressiva.

Limpeza carro - Quilometrosquecontam

 

Tablier e estofos

As superfícies de plástico, madeira e metal podem ser limpas com um pano macio, água morna e um detergente suave. Mas os estofos e, principalmente, os assentos em pele exigem um produto especializado. Use um champoo adequado e uma esponja limpa, tendo o cuidado de não usar muita água. Estamos a combater os maus cheiros e a última coisa que precisamos é de um carro com cheiro a mofo. No final deste processo os assentos não poderão ficar mais do que ligeiramente húmidos, mas mantenha o veículo aberto durante o tempo necessário até que fiquem completamente secos.

Se a limpeza obrigar ao uso de um aspirador, escove os tapetes para soltar previamente o pó que esteja acumulado. Depois de os remover, pode pulverizá-los com um desodorizante específico para tapetes, disponível nas lojas da especialidade e que pode ser também aplicado no porta-bagagens.

 

Cheiro a tabaco

Se ainda não conseguiu abandonar o vício (e nós sabemos como conduzir no trânsito citadino pode ser stressante) há um “segredo” que poderá ajudar. Durante uma noite, deixe duas tijelas com toalhas ensopadas em vinagre branco, uma ao pé do cinzeiro e outra no banco traseiro, de forma a absorver o cheiro. Outra solução é deitar bicabornato de sódio nos tapetes durante algumas horas e depois aspirar. Mas já sabe: o cheiro irá sempre voltar enquanto não largar esse péssimo hábito.

 

Perfumar todo o carro

Como solução final, depois de ter limpo os elementos responsáveis dentro do carro, pode ainda recorrer a um neutralizador de odores.

1. Ligue o carro em ponto morto e com a circulação de ar ou ar condicionado no máximo, sem ligar o aquecimento.

2. Localize a entrada de ar debaixo do capot, perto do pára-brisas e aplique aí o neutralizador.

3. Ligue o aquecimento e repita o procedimento anterior até obter resultados satisfatórios.

4. Desligue o motor e deixe o carro fechado durante algumas horas.

Só porque já anda constipado nesta altura do ano e chove lá fora, não é motivo para deixar que o mofo se instale dentro do seu carro.

Good Year Kilometros que cuentan