De A a Z: os dez melhores locais em Portugal para mergulho

18 Novembro | 2021 | Goodyear

Uma larga costa, 8 reservas marinhas e vários parques naturais, ajudam a ter alguns dos melhores spots de mergulho do mundo. Conheça 10 fantásticos locais para o mergulho em Portugal.

Com 1.230Km de costa, oito reservas marinhas e vários parques naturais, não faltam em Portugal locais onde o mergulho subaquático está ao nível dos mais famosos spots do mundo. Vida marinha muito diversificada, paisagens submarinas épicas e surpreendentes e a facilidade em chegarmos até aos locais de mergulho, ajudam a que o nosso país tenha uma grande oferta para qualquer mergulhador. Olhamos para o mapa, perguntámos a quem sabe e chegamos a esta lista em que organizamos, de A a Z, 10 dos melhores locais para o mergulho em Portugal.

De A a Z…

Açores: entre tartarugas e tubarões

O arquipélago dos Açores é conhecido internacionalmente como um dos melhores locais para o mergulho no Oceano Atlântico. Ser local de passagem para muitas espécies, apresentar estruturas submarinas muito singulares como montes, grutas ou naufrágios e a diversidade de experiências possíveis, tornam estas ilhas bastante interessantes para os apaixonados.

Pode-se ver aqui o maior cetáceo do mundo, o tubarão baleia, mas também jamantas, tartarugas, tubarões azuis (o peixe mais rápido) e a grande diversidade de cetáceos que fazem dos Açores etapa de migração.

Berlengas: um cenário incrível

Desde de 2011 que as Berlengas são consideradas Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Esta chancela de proteção deve-se à riqueza natural que faz destas águas a sua casa: sargos, safios, polvos, peixes-lua, salemas e estrelas do mar das mais diversas cores. Golfinhos são também uma visita comum nestas ilhas

Além do scuba, o mergulho em apneia é particularmente sedutor nestas rochas e há operadores turísticos com programas dedicados a esta actividade. Mais exigente, o mergulho nas grutas permitirá conhecer pontos famosos entre os amadores do mergulho como a Flandres ou Parede de Rabo de Asno ou mesmo os destroços de diversos navios.

Madeira: tesouros submarinos da pérola do Atlântico

Com uma temperatura amena durante todo o ano e sempre limpas, as águas da Madeira são outro dos destinos cobiçados no Atlântico para o mergulho. Corais, meros, lobos marinhos são alguns dos encontros que qualquer um pode ter aqui. Uma das características que torna a ilha particularmente apelativa é a diversidade de locais de mergulho, o que permite acomodar diferentes níveis de experiência.

O local mais famoso é a Reserva Natural do Garajau, do lazareto até à Ponta da Liveira, que inclui sete pontos de mergulho. Ao largo da praia irá avistar anémonas gigantes, barracudas e cardumes de diferentes espécies.

Matosinhos: o repouso do último combatente

Depois de mais de um mês a navegar sem rumo pelo atlântico, já depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o submarino alemão U-1277 foi afundado ao largo da Praia Cabo do Mundo, em Matosinhos, em 1945. Setenta anos depois e agora a 30 metros de profundidade, o velho submarino de guerra ainda ostenta os tubos de torpedos, os tanques e diversos outros motivos de interesse que trazem aqui mergulhadores apaixonados por naufrágios.

Em vez dos marinheiros alemães, vivem aqui agora anémonas rosadas, polvos, congros e uma série de outros pequenos peixes.

Nazaré: além da onda gigante

Mesmo que a fama das ondas gigantes pareça indicar o contrário, a Nazaré é também uma meca para o mergulho submarino. O fundo desta costa é dado a fenómenos dramáticos, como o famoso Canhão da Nazaré onde a profundidade varia entre os 50 e os quase 5.000 metros, ou a parede do promontório que, depois de se precipitar no mar, ainda se prolonga por algumas dezenas de metros debaixo de água. Os adeptos da pesca submarina vão encontrar aqui também bastantes motivos de interesse.

Portimão: um museu único

O Ocean Revival leva-nos a visitar as carcaças de quatro velhos lobos do mar. Este projecto museológico é uma inovadora e curiosa ideia que mistura História, Arqueologia e mergulho subaquático num sedutor programa de aventura. Ao largo de Portimão estão quatro navios da Marinha Portuguesa, resultando no maior recife artificial da Europa, agora um oásis para a vida marinha e para os adeptos do mergulho.

Portinho da Arrábida: mergulho esmeralda

As águas extremamente límpidas e calmas fazem do Portinho da Arrábida um dos locais de excelência para o mergulho e também um dos mais acessíveis para os recém iniciados na atividade. Como parte do Parque Natural da Arrábida, a vida natural está aqui protegida e é proibida qualquer forma de pesca. Assim, aqui vem-se para fazer observação e é tudo o que basta para um fantástico encontro com a natureza. Esteja atento aos golfinhos!

Ria Formosa: entre os cavalos marinhos

Bastante extensa e apelativa para todo o tipo de actividades, desde cruzeiros românticos ao pôr do sol até às praias que ficam do outro lado das ilhas barreira, a Ria Formosa é a casa para uma das maiores comunidades de cavalos marinhos do mundo. Apesar da sua reduzida profundidade, a ria apresenta ainda outras espécies como polvos e chocos.

Sagres: grutas e naufrágios

As grutas submarinas em volta de Sagres trazem quem vem em busca de criaturas como lagostas ou camarões, mas também quem se quer deixar apaixonar por vastas cavernas submarinas repletas de luz e reflexos. Outro ponto bastante visitado é uma zona a que chamaram Vapor das 19 onde repousam vários navios e, naturalmente, convida os amantes da arqueologia marítima.

Sesimbra: do outro lado da serra

Apesar de muito próximo do Portinho da Arrábida e partilhando o espaço do Parque Professor Luiz Saldanha, a zona para oeste de Sesimbra tem características diferentes. A ponta da passagem, a ponta furada ou os destroços do River Gurara, são alguns dos pontos mais visitados para mergulho nesta linha de costa até ao Cabo Espichel. Aqui iremos encontrar ruivos, safios, lulas, polvos, santolas, gorgónias e peixes de diversas outras espécies.

Estes são os dez mais famosos locais para mergulho em Portugal mas estão longe de serem os únicos. Deixe-nos nos comentários: falámos do seu spot preferido? Não? O que nos recomendaria? Queremos saber a vossa opinião!

Good Year Kilometros que cuentan