Vila Nova de Milfontes: há mais Alentejo nas águas do Mira.

9 Agosto | 2021 | Goodyear

Nas águas do Rio Mira, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, há outro Alentejo para surpreender. Venha descobri-lo numa viagem de barco!

É um rios menos poluídos da Europa e não tem pressa em fazer-se ao mar: o Rio Mira fica em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano mas parece passar por uma crise de identidade: deixa o sotaque e a aridez alentejanos à medida que chega ao Oceano, e recusa-se a formar só “mais uma” das praias da Costa Vicentina. Em vez das ondas e areais rebeldes que encontramos para norte na Praia do Malhão, a Foz do Mira parece ter sido desenhada para o relaxe. Vila Nova de Milfontes pode ser a meca do verão alentejano, mas o Mira vai sempre correr ao seu próprio ritmo. Já o visitou de barco? Venha daí.

Ao longo dos meses de verão, numa parceria entre a Câmara Municipal de Odemira e diversos operadores turísticos, é possível fazer o percurso de barco entre Vila Nova e a sede do Concelho, a montante. O embarque dá-se no Cais da Fateixa, margem norte, onde pode apanhar também o ferry para a Praia das Furnas. Se quiser chegar em tranquilidade a uma das 10 melhores praias portuguesas é esta a forma recomendada, de forma a evitar ter que atravessar o rio de carro, através da ponte. A Maresia é uma das mais antigas empresas a trabalhar aqui e é hoje gerida pela filha Sr. Manuel, o fundador. Também organizam programas que podem ir desde a simples subida do rio, a passeios temáticos de aniversário ou para picnic, a passeios longos com guia turístico e envolvendo outras actividades recreativas.

De Milfontes a Odemira

De forma independente, os operadores locais oferecem ainda outros percursos, com diferentes temáticas e durações. A Mil Emotions, por exemplo, tem passeios de barco da foz do Mira até Montalvo, Zambujeiro, Santa Maria, Casa Branca e Odemira. Para o percurso até Odemira, a hora de saída é marcada consoante as marés, e requer reserva antecipada. O rio Mira é navegável por 35 quilómetros, de Vila Nova de Mil Fontes até Odemira. No entanto, perto de Odemira o rio tem menos profundidade o que exige conhecer bem as marés. O inicio da viagem é com a maré a encher para chegarem a Odemira já com a maré cheia.

Para conhecer o contraste mar-rio, a Bture tem um passeio, Moinho da Asneira, que realiza um trajecto pelas belíssimas praias de Vila Nova de Milfontes e sobe o rio até à zona mais intocada e natural onde é possível observar detalhes da natureza, espécies animais e pequenos recantos de história.

Mãos à obra

Se optar por uma visita ao Mira ao seu ritmo, preferindo a força dos seus próprios braços, há também operadores com aluguer de kayaks. A Naturfun é uma delas e pode levá-lo num passeio de duas horas, pela foz, ou de três horas, entre Casa Branca e Vila Nova. Este último é um percurso de 15 km onde a comunhão com o estuário do rio Mira se celebra da forma mais intensa. A vegetação que varia consoante a salinidade, e a fauna com cerca de 130 espécies identificadas, fazem desta, uma experiência ímpar e deslumbrante. Outro operador local, a Ecotrails faz ainda o percurso completo até Odemira e regresso, Milfontes/Casa Branca e Casa Branca/Odemira, em canoa e kayak.

Se andar este verão por Vila Nova de Milfontes ou qualquer outro ponto da Costa Vicentina e, nem que seja por um dia apenas, estiver enjoado de mar, siga a nossa recomendação. Vire as costas ao Atlântico e descubra ainda mais “um Alentejo”, nas águas do Rio Mira. Há sempre Alentejo para se descobrir.

Good Year Kilometros que cuentan