Miradouros de São Miguel: uma lista de 20 imperdíveis.

6 Setembro | 2021 | Goodyear

Lagoas, baleias, montanhas ou o vasto mar azul: estão identificados mais de 60 miradouros em São Miguel e a Goodyear destaca 20 que não pode perder.

Lagoas, baleias, montanhas ou o vasto oceano: só precisa de escolher o que quer ver a partir dos mais de 60 miradouros espalhados pela Ilha de São Miguel. Com pontos de vista privilegiados sobre o mar, sobre os picos ou pelas encostas verdes, muitos são locais históricos ou, pelo menos, essenciais para entendermos a vivência nas ilhas desde que o homem aqui chegou.

Hoje são locais românticos, janelas para as paisagens que apaixonam os turistas ano após ano, mas já tiveram um papel bastante mais prático. Os miradouros de costa, muitos deles, foram usados para observar a passagem das baleias pelos Açores ao longo do ano, ou detetar a presença de barcos no horizonte.

Boca do Inferno

Está no topo das preferências de muitos dos que visitam São Miguel e, com tanto para ver no mesmo horizonte, é uma fantástica amostra das paisagens da ilha. Lá em baixo encontramos o complexo de lagoas das Sete Cidades, Lagoa Verde, Azul, Canário e Rasa, com a aldeia numa das margens das duas maiores.

Castelo Branco

Perto de Vila Franca do Campo, uma torre em pedra tem vista para o Vale com a Lagoa das Furnas de um lado, e para a encosta até à povoação, do outro. É de fácil acesso, mas não é dos pontos mais concorridos da ilha.

Cerrado das Freiras

Mesmo à beira da estrada, se vier da costa sul da ilha, é outro dos pontos famosos para espreitar a Lagoa Azul, a Lagoa Verde e Sete Cidades. Espreite lá em baixo a regularidade dos campos de cultivo, enquanto as nuvens flutuam por cima da caldeira.

Ilha Sabrina

Este miradouro na zona mais ocidental da ilha debruça-se sobre a Ponta da Ferraria, as suas piscinas naturais, o farol e parte da área abrangida pelo Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria.

Lagoa do Fogo

Entre os vários que se debruçam sobre a Lagoa do Fogo, o miradouro com o mesmo nome fica próximo de uma das descidas de acesso, sendo assim um dos mais concorridos. Apesar disso, assistimos aqui ao longo do dia, às cambiantes pelas quais passam as águas da Lagoa, com a passagem das nuvens e o movimento do sol. Um verdadeiro espetáculo.

Nossa Senhora Da Paz

Erguida na encosta, a Ermida de Nossa Senhora da Paz, é perfeitamente visível para quem chega a Vila Franca do Campo. Lá de cima vemos o mar, a povoação e os campos que se estendem por toda a costa.

Pelado

Este miradouro está localizado no extremo nordeste de São Miguel, não muito longe das piscinas naturais da Boca da Ribeira. Aqui existe também o Parque Endémico do Pelado, que alberga um povoado natural da floresta Laurissilva típica da Macaronésia onde surgem espécies como Faia da Terra, a Bracel da rocha ou a urze.

Pico da Barrosa

Talvez a melhor vista para a Lagoa do Fogo, com mais 800 metros de altitude e facilmente acessível, com acesso ao lado da estrada. A paisagem fica várias vezes coberta por nuvens, mas isso faz também parte do encanto.

Pico Bartolomeu

Com quase 900 metros de altura, o miradouro do Pico do Bartolomeu fica perto das antenas do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro. Daqui vemos a costa leste da ilha, do Nordeste até Povoação.

Pico da Vara

No topo de um pico de mais de 1.100 metros, o miradouro do Pico da Vara é o ponto mais alto de São Miguel. Obriga a algum esforço no percurso pedestre que o antecede e parte do mesmo estava recentemente (em 2021) impedido devido a derrocadas. Confirme com um habitante local antes de se aventurar.

Pico do Carvão

Daqui pode espreitar o ondular da encosta que desce na direção do centro da ilha, e as diversas crateras transformadas em lagoas que se avistam até ao mar. Aqui é possível ter também a noção do quanto São Miguel é estreito e a curta distância que separa as costas norte e sul.

Pico do Ferro

Diversos miradouros de São Miguel, dos quais o Miradouro do Pico do Ferro é um bom exemplo, têm em redor jardins cuidadosamente tratados, com flores coloridas e espécies locais, que lhes dão uma aura irresistível.

Ponta da Madrugada

O nome não engana e este miradouro continua a ser procurado pela espetacularidade dos seus amanheceres. Virado a oriente, está no enquadramento perfeito para se assistir ao nascer do sol.

Ponta do Escalvado

Antigo posto de vigia de baleias, tem vista sobre a Ponta da Ferraria e, na direção de Mosteiros, para os ilhéus em frente da povoação. Fica a 150 metros acima das águas do mar e é um dos melhores pontos para se observar a costa oeste de São Miguel.

Ponta do Sossego

Com um bonito jardim que se estende por vários socalcos, espaços para piqueniques e diversos pontos de vista para a paisagem, é um dos miradouros melhor conservados e mais agradáveis da ilha. Apesar de bastante concorrido, não será difícil encontrar aqui a promessa do nome: é, com toda a certeza, um dos mais sossegados pontos turísticos da ilha.

Salto do Cavalo

A norte do Vale das Furnas, o Miradouro do Salto do Cavalo permite vermos a lagoa a partir de um dos pontos mais altos da ilha. Oferece também uma vasta vista que se estende sobre o Vale da Povoação e as suas sete lombas. Ao longe tem o mar a preencher a paisagem que se estende até ao horizonte.

Santa Iria

A vista aqui vai desde Fenais da Ajuda, a oriente, até Capelas, a ocidente, com quase metade da costa norte visível. É uma visão dramática, de mar e rocha, que se torna soberba no momento do pôr do sol.

Vigia das Baleias

A utilização original deste miradouro, a observação da passagem de cetáceos, continua a ocorrer, no posto construído no local. Aliás, os avistamentos de cachalotes são aqui comuns e, se tiver o tempo e a paciência para isso, aconselha-se a visita com um par de binóculos.

Vista dos Barcos

O Farol da Ponta do Arnel pode ser visto a norte a partir do miradouro com o mesmo nome, ou a sul a partir do Miradouro da Vista dos Barcos. Este último, ganhou o nome por ser o primeiro ponto da ilha onde é possível avistar os barcos que chegam do continente.

Vista do Rei

O Miradouro da Vista do Rei fica ao lado do abandonado Hotel Monte Palace. Foi durante uma visita do rei D. Carlos I que ganhou o nome, mas a majestosidade desta vista sobre as Lagoas Azul e Verde pode ser desfrutada por todos.

Atalaias do Atlântico, os Miradouros de São Miguel são pontos inescapáveis em qualquer visita a São Miguel, por mais curta que seja. Recomendámos 20, mas existem mais de 60 no total. Conte-nos a sua opinião: quais são para si os miradouros mais bonitos da ilha? Se já conhece todos estes, descubra os que lhe faltam aqui.

Good Year Kilometros que cuentan