MirrorLink: o que é e como funciona esta tecnologia

5 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Descubra os principais aspectos da tecnologia MirrorLink e suas funcionalidades: uma maneira de tornar a experiência de conduzir mais agradável

A conectividade tornou-se parte fundamental dos automóveis, quase tanto quanto os pneus ou os motores. Consequentemente, nos últimos anos diferentes produtos foram lançados no mercado para facilitar o uso de certas funcionalidades dos smartphones, minimizando o risco de distração. Um deles é o MirrorLink, um sistema que serve para conseguir a integração entre um smartphone e o sistema de informação e entretenimento do nosso automóvel. Aqui explicamos o que é e como tirar o máximo proveito dele.

O que é o MirrorLink?

MirrorLink é um sistema projetado para permitir o acesso seguro às funções de informação, entretenimento e comunicação de um telefone móvel durante a condução. A própria empresa garante que “MirrorLink torna os veículos conectados possíveis”.

Em teoria, o que ele faz é duplicar o que aparece no ecrã do nosso telefone no ecrã do carro. Desta forma, é possível utilizar no automóvel os aplicativos básicos de condução que você tem no smartphone, como o Google Maps ou o próprio Android Auto, entre outros. Embora, na realidade, a interface MirrorLink seja muito menos complicado, pois os ícones que aparecem no ecrã de toque adaptam o seu tamanho para torná-la mais confortáveis de usar.

Como funciona o MirrorLink?

Usar este sistema é muito simples. A primeira coisa a fazer, obviamente, é verificar se baixou aplicações compatíveis com MirrorLink no seu telefone. No site oficial poderá ver todos os aplicativos disponíveis.

Uma vez dentro do veículo e prontos para uso, devemos ligar o telefone ao sistema MirrorLink integrado por meio de uma ligação por cabo à porta USB do carro ou via Bluetooth. O mais comum é que ao ligar o telefone, o computador do veículo detecte automaticamente e mostre uma interface de acordo com o sistema operativo do nosso smartphone.

Neste ponto, selecionaremos o ecrã de configuração do telefone, procuraremos uma guia “conexões” e ativaremos a opção MirrorLink. O MirrorLink deve aparecer no ecrã de toque do veículo, para que possa navegar pelas aplicações compatíveis facilmente, graças aos grandes ícones. Os sistemas de controle de voz e os controles do volante também funcionarão com o MirrorLink, mas, sim, o telefone não pode ser usado para controlar funções enquanto a interface do painel do MirrorLink estiver ativa.

Use os aplicativos MirrorLink

Por ser um sistema adaptado, o número de apps que podemos baixar e executar é ainda limitado. Apesar disso, além das aplicações mais populares como Facebook, Twitter e Spotify, existem outras relacionadas com temas interessantes para contuores, como aplicativos de rádio, tempo ou informações de viagens. Podemos citar, por exemplo, o Glympse, que permite enviar uma posição a amigos ou familiares para que possam acompanhar o percurso que se faz, e outras, que registam os dados do veículo e aconselham um estilo de condução mais eficiente.

Em qualquer caso, convém referir que o desenvolvimento de novas aplicações é contínuo, com o objectivo de incorporar novas funcionalidades relacionadas com a prevenção e investigação de acidentes ou para facilitar fórmulas para partilhar o nosso carro com familiares e amigos. Baixar algumas dessas apps tornará sua vida mais fácil ao volante.

Um sistema de código aberto

Uma das principais diferenças entre o MirrorLink e Apple CarPlay ou  Android Auto, é que esses são sistemas proprietários fechados com software integrado para recursos como navegação ou controles de voz, bem como a capacidade de executar determinadas apps desenvolvidos externamente. Em vez disso, o MirrorLink foi desenvolvido como um sistema de código aberto.

A abordagem de código aberto significa que qualquer pessoa pode criar uma app e disponibilizá-la para todos os utilizadores e, além disso, qualquer construtora pode criar as suas próprias aplicações e disponibilizá-las apenas nos seus carros. Dessa forma, você pode tentar oferecer o melhor dos dois mundos.

Compatibilidade MirrorLink

Embora originalmente desenvolvido pela Nokia para seus próprios telefones, hoje muitos dispositivos são compatíveis com MirrorLink. A razão disso é que essa tecnologia foi adquirida pelo Car Connectivity Consortium (CCC), órgão da indústria sem fins lucrativos dedicado a ligações seguras e simples entre veículos e smartphones de qualquer marca. Portanto, é fundamental que tanto o smartphone quanto o veículo tenham o certificado MirrorLink, que além de atestar a compatibilidade com a tecnologia, também garante que foram aprovados por um laboratório de certificação do CCC para o bom funcionamento durante a condução.

Como já observamos, há uma grande variedade de telefones que podem ligar-se a um carro com MirrorLink, incluindo a maioria dos modelos Android. No entanto, alguns não são, pelo menos oficialmente. É o caso dos iPhones, já que a Apple prefere sistemas proprietários. No entanto, como o MirrorLink é de código aberto, não é absurdo pensar que haverá uma app alternativa desenvolvido por terceiros que pode trazer o iPhone para o MirrorLink. No entanto, é apenas uma suposição.

No caso de carros compatíveis, MirrorLink é amplamente adequado para carros do Grupo VW, Fiat, Peugeot / Citroën, Honda, Hyundai, Mercedes-Benz, SMART, Suzuki e Toyota. A melhor e mais atualizada lista de carros equipados com MirrorLink pode ser consultada no site oficial.

MirrorLink é uma alternativa para quem quer desfrutar de boa tecnologia para aproveitar a conectividade entre o seu telefone e o carro. A grande variedade de aplicações permitirá que os utilizadores desfrutem de funcionalidades úteis para todos os condutores. Tudo isso, claro, com o maior grau de segurança.

Good Year Kilometros que cuentan