WEC Monza: as 6 horas de Monza num circuito lendário

8 Julho | 2021 | Goodyear

O Campeonato Mundial de Endurance chega ao mítico circuito de Monza. Se quer saber todas as novidades das 6 Horas de Monza, você está no sítio certo.

O Campeonato Mundial de Resistência da FIA chega à sua terceira corrida da temporada de 2021, as 6 Horas de Monza, após as duas provas realizadas até agora em Spa-Francorchamps e Portimão. No dia 18 de julho, o campeonato chega a um circuito mítico, uma história viva do desporto motorizado e onde também se encontram os melhores da resistência mundial. Não perca todos os detalhes da terceira etapa da temporada, o WEC Monza: 6 horas repletas de emoção e onde as equipes lutarão por uma importante vitória

Esta prova terá como grande novidade o aparecimento, finalmente, do segundo carro da Glickenhaus Racing na categoria de Hypercar. A preparação da equipa foi exaustiva, mas não chegaram a tempo de começar a temporada em Spa e, na segunda prova de Portimão, só puderam apresentar um dos seus carros. Agora, o fundador da equipe, Jim Glickenhaus, poderá colocar todo o seu potencial para ir a jogo e lutar um contra um pela vitória. Vamos rever equipas, pilotos e informações de corrida!

6 horas de Monza: Informação de corrida

Local: Autodromo Nazionale di Monza. Monza, Itália.
Data: A corrida será realizada no domingo, dia 18 de julho, a partir das 12h.
Número de pilotos: 38 equipas inscritas
Comprimento do circuito: 5,793 km.
Número de curvas: 11

O circuito de Monza, oficialmente designado como Autodromo Nazionale di Monza, é um dos clássicos do automobilismo mundial. Situada nos arredores de Milão, já foi palco de grandes histórias do mundo automóvel, recebendo todo o tipo de eventos ao longo dos seus mais de 90 anos de história. Porque, embora nem todos os fãs saibam, a construção desta pista começou em 1922 e os melhores pilotos de todos os tempos correram nas suas longas retas.

Um total de 38 veículos formarão a grelha de largada das 6 horas de Monza. No total, serão cinco Hypercar a lutar pela vitória, doze LMP2, quatro GTE na categoria LMGTE-Pro e dezassete no LMGTE-Am. Destaca-se, como já referimos, o segundo carro da equipa Glickenhaus Racing, que tentará dar luta aos dois Toyotas em Hypercar.

Como começou a temporada 2021 do WEC?

A emoção não para na temporada de 2021 do Campeonato Mundial de Resistência. A categoria Hypercar ainda é dominada pelos dois carros oficiais da Toyota Gazoo Racing que, até o momento, não encontraram oposição no carro da Alpine ELF Matmut ou na primeira unidade da Glickenhaus Racing, embora a equipa completa já esteja presente em Monza com os dois carros.

Porém, como acontece todos os anos, o verdadeiro espetáculo está na categoria de LMP2, onde a Goodyear é fornecedora exclusiva de pneus para todas as equipas. O campeão na temporada 2019-20, a United Autosports, está a defrontar os dois carros da JOTA, que lhe colocam pela frente uma dura batalha. Tanto é que o carro conduzido por Anthony Davis, Roberto González e o português Antonio Felix da Costa subiu ao topo após a sua vitória nas 8 Horas de Portimão. A luta vai ser emocionante na prova de Monza.

Próximos eventos do Campeonato Mundial de Resistência

Depois das as 6 horas de Spa-Francorchamps, prova que deu início à competição de endurance mais importante do mundo, das 8 Horas de Portimão em junho passado e das 6 Horas de Monza, o WEC ainda tem muito a oferecer nas próximas etapas:

24 Horas de Le Mans: França. 21 e 22 de agosto.
6 Horas de Fuji: Japão. 26 de setembro.
8 Horas do Bahrein: Circuito de Sakhir. 20 de novembro.

A temporada de 2021 está a revelar-se emocionante e as 6 Horas de Monza prometem fortes emoções. Como em todas as etapas do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, a Goodyear está presente como fornecedora de pneus e trabalha sempre para apresentar os mais recentes compostos de competição que ajudarão a criar os melhores pneus para veículos de estrada.

Good Year Kilometros que cuentan