O que é um motor gripado?

9 Novembro | 2021 | Goodyear

Pode ser a sentença de morte para o seu motor mas há alguns cuidados para evitar este desfecho: saiba o que e como é que se resolve um motor gripado.

Gripar o motor do nosso veículo é a pior notícia que uma oficina pode nos dar, tanto pelo tempo de reparação, pelas consequências e, claro, pelo preço da reparação. Um motor está “gripado” quando as peças de uma engrenagem ou o motor emperram. A maioria dos condutores provavelmente não sabe como isto acontece, então vamos aprofundar um pouco mais sobre o que é um motor gripado e como acontece, algo que ocorre com mais frequência do que pensamos e que, em muitos casos, podemos evitar.

O que é gripar o motor?

Independentemente de termos um veículo a gasolina ou diesel, temos que entender que o motor é uma engrenagem de peças que estão em fricção contínua e, independentemente da qualidade dessas peças, esse atrito gera calor que não só aumenta a temperatura do motor, mas também provoca desgaste e dilatação das peças. Se não controlarmos esse desgaste por meio de sistemas de refrigeração e lubrificação, pode ocorrer a fusão desses componentes metálicos, agarrando e bloqueando o seu movimento. Quando isso acontece, estamos perante um motor gripado.

Essa ruptura geralmente ocorre entre o pistão e a camisa do cilindro superior, que é onde as temperaturas são mais altas. As camisas são tubos removíveis que são inseridos no orifício do cilindro do bloco do motor. No entanto, pode ocorrer gripagem entre as válvulas e as guias, ou entre a cambota e as buchas e casquilhos. A manutenção correta do nosso veículo pode salvar-nos deste problema, embora as suas causas possam ser variadas.

Causas da gripagem de um motor

Falta de lubrificação

O óleo de motor é um líquido fundamental para o funcionamento do nosso automóvel. Devemos renová-lo conforme indicado no manual do veículo e mantê-lo no nível suficiente a todo o momento. O óleo permite a correta lubrificação das peças para que o atrito não as deteriore, além de ser responsável pela libertação de calor.
O nível do óleo deve ser verificado sempre regularmente, com o motor frio e sobre uma superfície plana. O manual do veículo indica-nos quantas vezes temos que o mudar.

Falhas na refrigeração

Assim como acontece com o óleo, o refrigerante é essencial para reduzir as altas temperaturas produzidas no motor; portanto, se não houver líquido suficiente, se estiver adulterado ou se o circuito estiver sujo, pode ocorrer a gripagem do motor. Devemos verificar o nível do tanque de refrigerante com o motor frio e em uma superfície plana. Este nível deve estar sempre entre as duas marcas (máximo e mínimo) indicadas.

Desequilíbrio entre a cambota e as bielas

Se a cambota estiver mal equilibrada, haverá uma série de vibrações e atritos com desgaste irregular e prematuro e, além disso, será gerado mais calor que fará com que o motor novamente gripe.

Como evitar gripar o motor?

Em muitos casos, o gripado pode ser evitado se seguirmos uma série de recomendações e fizermos uma boa manutenção do nosso veículo. Em relação ao sistema de lubrificação, é fundamental saber quando trocar o óleo e, na altura correta, temos que escolher um de qualidade.

A manutenção do sistema de refrigeração, outro motivo, como vimos acima, para um motor gripado, é muito semelhante ao da lubrificação. O anticongelante perde as suas qualidades com o tempo e precisa de ser mudado. Novamente, o manual do veículo dirá quando o devemos fazer. Outro detalhe a levar em consideração é a temperatura do veículo, que deve rondar sempre os 90°. Finalmente, devemos evitar acelerações repentinas a frio.

O que fazer se o motor gripar?

Por vezes, apesar de seguir todas as indicações, o motor acaba por gripar. Isso provavelmente se deve a uma montagem defeituosa da cambota ou de outras peças que causam desgaste prematuro. Notaremos imediatamente porque o carro perde potência, a velocidade diminui e ouviremos um ruído metálico do motor. Se identificarmos esses sintomas, podemos levantar o pé da embreagem para que o óleo lubrifique o cilindro e assim baixar a temperatura, embora o ideal seja imobilizar o carro e ir até à nossa oficina de confiança.

Podemos reparar um motor gripado? Se, ao levá-lo para a oficina, o mecânico confirmar que o motor está gripado, temos duas opções: substituí-lo por um usado ou repará-lo. A segunda opção é a mais lenta e mais cara: primeiro terá que ser identificado o ponto onde ocorreu o problema e, em seguida, substituir uma quantidade apreciável de peças. É uma reparação complexa e muito cara.

Com um pouco de esforço e tempo que dedicamos à verificação dos níveis do automóvel e à alteração de certos hábitos, podemos evitar gripar o motor, poupar muitos milhares de euros na oficina e os eventuais sustos desnecessários na estrada. Mais uma vez, manter a manutenção de acordo com o manual do veículo é o melhor antídoto para avarias e despesas na oficina.

Good Year Kilometros que cuentan