Nürburgring na primeira pessoa: este é o circuito mais difícil, exigente e cansativo do mundo

7 Setembro | 2020 | Goodyear

Descubra todos os detalhes e curiosidades sobre o circuito de Nürburgring, um dos mais icónicos e exigentes para os pilotos

Desafiador, único, incomparável. Alguns nem o consideram um circuito, mas sim uma armadilha constante que se esconde com o perigo de estar na frente de uma curva a cada dois segundos. Descidas, subidas, mudanças climáticas de um lado para o outro. O fato é que os 22,8 quilômetros da famosa ‘Nordschleife’ fazem nascer a adrenalina a todos os que já o visitaram sentados em um carro. Bem-vindo a Nürburgring, o circuito mais temido do mundo.

Por Victor Seara

Nürburgring, o Inferno Verde

Batizado por Jackie Stewart como o “Inferno Verde”, teve dois setores na sua origem: o ‘Sudschleife’, que media 7,7 quilómetros, que se juntou ao Nordschleife e fez o traçado original chegar aos colossais 28,2 quilómetros totais. Inaugurado em 1927, foi palco de inúmeras batalhas lendárias e corridas que ficaram para a história, tanto pela glória como pelo drama. Hoje, o Nordschleife tem 25,4 quilómetros de comprimento e é palco de todo o tipo de piruetas com carros mais ou menos preparados para a ocasião, muitos deles simples utilitários que, pagando 30 euros, se podem dar ao luxo de andar no mesmo asfalto em o que Fangio venceu em 1957 e levou o seu quinto título, ou o de 1968, quando Stewart triunfou com mais de quatro minutos de diferença para Graham Hill. Você também passará pela notória área de Berwerk, onde a 1 de agosto de 1976 Niki Lauda sofreu o seu terrível acidente.

Em 1984, foi inaugurado o traçado atual Nürburgring, muito mais curto que o lendário Nordschleife, mas equipado com as modernas medidas de segurança da Fórmula 1 da época. Essa nova pista é onde muitas categorias de classe mundial competem hoje, como E-CTR e WEC, competições em que a Goodyear participa, e onde a F1 correu em várias ocasiões. Aquele teste inaugural foi disputado pela maioria dos pilotos de F1, alguns já aposentados e outros não, e teve a peculiaridade de ser disputado com carros idênticos para todos, a acompanhar o lançamento e promoção mundial do Mercedes 190E. E mostrando seu talento natural, o muito jovem Ayrton Senna bateu grandes nomes da F1 com as mesmas armas. Ele superou, nada mais, nada menos, do que Niki Lauda, ​​que rodou atrás do brasileiro praticamente durante toda a prova e terminou em segundo. Mais uma lenda que começou em Nürburgring…

Um circuito único

O circuito de Nürburgring, o Nordschleife, é o paraíso dos amantes do automobilismo. Ninguém que o pisar pela primeira vez irá esquecer esse momento. A minha experiência pessoal teve detalhes que não esquecerei. Visitei o local pela primeira vez em 1995, por ocasião do GP de F1 daquele ano. Foi uma das minhas primeiras experiências na Fórmula 1 como jornalista e ainda era difícil para mim acreditar que andava pelo paddock ao lado das figuras daquela época, mas as lendas me cativaram mais. E foi assim que tirei pela primeira vez uma foto com Niki Lauda, ​​embora fosse por acaso lá, em Nürburgring, onde 19 anos antes sofrera o seu quase fatal acidente. 

Foi também nesses dias anteriores que achei melhor ir visitar o mais rápido possível o Nordschleife, que durante o fim-de-semana estaruia cheio de gente acampada, até estacionando as caravanas no asfalto. Tinha que o fazer e aquele sonho não se realizava, por isso me concentrei em encontrar alguém que me levasse para fazê-lo, já que não tinha carro próprio.

Acabei num carro com o Roberto Moreno, um piloto veterano já na F1 naquela época, que estava no seu último ano na categoria. E, claro, fazer isso com um condutor normal é uma coisa, mas fazer o velho Nürburgring com um piloto profissional é outra bem diferente. Foi assim que começamos no final da longa reta Dottinger-Hohe e caímos na vertigem absoluta. Eu já tinha pilotado carros de rua e de corrida ao lado de pilotos profissionais, mas esta era outra dimensão, tanto de adrenalina quanto de perigo real.

Tanto é que, ao longo dos anos, tive a oportunidade de repetir a experiência no lugar do condutor e com outros pilotos profissionais. Uma vez experimentei o máximo possível naquele lugar mágico. Em uma reunião organizada pela Mercedes, o próprio Klaus Ludwig, múltiplo vencedor em carros de turismo e especialista em Nordschleife, foi contratado para me levar num Mercedes C-Class de 500 cavalos de potência. Claro, preparado com barras de proteção e todos a usarmos capacete. Éramos quatro pessoas no carro e cada uma delas experimentou coisas diferentes. Admito que, ao descer para Adenau, fechei os olhos. Não conseguia mais. Eu não conseguia ver o que estava a acontecer diante dos meus olhos porque o efeito era assustador. Quando os abri, estava Pedro de la Rosa, sentado ao meu lado, que não parava de rir e sacudir a mão direita para cima e para baixo, o que significava que o piloto realmente ia muito rápido. Não era uma pista normal. Era Nurburgring. O meus respeito a todos que já correram lá, não importa a posição em que terminaram.

Ficha técnica do circuito

O chamado circuito “inferno verde” é considerado um dos maiores em extensão e foi originalmente concebido como uma pista de teste para carros alemães. A construção começou em 1925 e foi projetada por Otto Creutz.

Nürburgring GP-Strecke

Distancia percorrida: 5.148 metros

Total: 15 curvas

Em que competições é usada esta variante do circuito?

Fórmula 1, Deutsche Tourenwagen Masters

Campeonato de Automobilismo Alemão

Campeonato de Superturismos Alemão

Campeonato de Fórmula 3 Alemão

Nürburgring Nordschleife

Distancia percorrida: 28 Quilómetros

Total: 73 curvas

Em que competições é usada esta variante do circuito?

WTCR

24 horas de Nürburgring

Outras competições de resistência

O WTCR 2020 chega à Alemanha

O circuito de Nürburgring receberá, entre 24 e 26 de setembro, duas das provas do novo calendário que a FIA preparou para o Campeonato Mundial de Carros de Turismo de 2020. A pandemia do coronavírus obrigou à suspensão do calendário que havia sido aprovado para esta temporada do WTCR e aprovar um novo composto por 16 corridas, distribuídas por seis eventos entre setembro e novembro.

Mas a prova não acontecerá na pista que hospeda os eventos do campeonato do Mundo de Fórmula 1, mas no Nürburgring Nordschleife original, que com seus quase 26 quilómetros de extensão é um verdadeiro desafio para os pilotos. No total, os protagonistas da corrida enfrentarão 64 curvas de parar o coração para completar cada uma das voltas que terão de dar a este traçado histórico.

Nürburgring Nordschleife foi palco do Grande Prémio da Alemanha até ao famoso acidente de Niki Lauda em 1976. Após várias décadas com atividade mínima, a histórica pista alemã sediou novamente os eventos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo em 2015, uma vez que foram adotados novas medidas para garantir a segurança dos pilotos.

As duas corridas deste ano serão disputadas num percurso de 3 voltas, pelo que os pilotos percorrerão um total de 75,8 quilómetros em cada uma das provas. Os últimos vencedores do WTCR em Nürburgring Nordschleife na temporada de 2019 foram o húngaro Norbert Michelisz, o sueco Johan Kristoffersson e o herói local Benjamin Leuchter da Alemanha.

Calendário WTCR 2020

O primeiro encontro será na Áustria, já que o circuito de Salzburgring receberá duas corridas nos dias 12 e 13 de setembro. Duas semanas depois, será a vez de Nürburgring, que será palco da terceira e quarta etapas do campeonato entre os dias 24 e 26 de setembro. A partir de então, os quatro eventos restantes consistirão em três corridas cada.

No Slovakia Ring, na cidade eslovaca de Orechová Potôň, três eventos serão realizados entre 10 e 11 de outubro; na semana seguinte, de 17 a 18 de outubro, o WTCR chegará a Hungaroring para três novas corridas. Aragão será o circuito espanhol que acolherá este ano o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo: será com três provas que decorrerão entre 31 de Outubro e 1 de Novembro. O Mundial termina nos dias 14 e 15 de novembro, em Itália, no Circuito Adria, com as últimas três corridas.

As 16 corridas do WTCR 2020

12 a 13 de setembro: Salzburgring (corridas 1 e 2)

24 a 26 de setembro: Nürburgring Nordschleife: (corridas 3 e 4)

10 e 11 de outubro: Slovakia Ring (corridas 5, 6 e 7)

17 e 18 de outubro: Hungaroring (corridas 8, 9 e 10).

31 de outubro e 1 de novembro: Circuito de Aragão (corridas 11, 12 e 13).

14 e 15 de novembro: Circuito Adria (Corridas 14, 15 e 16).

O regresso à competição após a pandemia do coronavírus garante adrenalina e velocidade em diferentes cenários. Bem-vindo a Nürburgring!

Good Year Kilometros que cuentan