Óbidos pedestre: 120 quilómetros que contam (e muito!)

27 Novembro | 2020 | Goodyear

Em redor da vila de Óbidos vamos ter mais de 120 quilómetros de percursos pedestres para conhecer a região. Conheça os nossos destaques.

Óbidos é Vila Natal, Vila Literária e Vila Paixão. Mas, além da magnífica e pitoresca localidade que se ergue no monte, Óbidos é também ponto de partida para a descoberta da região. A autarquia local está a trabalhar numa Rede Municipal de Percursos Pedestres que, com conclusão agendada para 2022, chegará aos 120 quilómetros. O objectivo é ligar a pé todas as freguesias e pontos de interesse da região através de 20 trilhos que nos levarão a monumentos históricos, paisagens naturais imperdíveis ou à descoberta das tradições locais. A pé ou de bicicleta, venha daí à descoberta da região de Óbidos.

O projeto está ainda em desenvolvimento e não estão marcados todos os percursos que irão fazer parte da rede. Contudo, conhecendo a região é fácil deduzir o que nos espera: a Lagoa de Óbidos, a imponência das muralhas, a vida selvagem local ou a excelência da gastronomia, são apenas alguns dos motivos de visita. Os diversos percursos, na sua configuração final, irão cruzar-se entre si, dando origem a outras pistas para a descoberta.

Onde se cruza a história e um povo

No centro de tudo, está a imponência desta pitoresca vila. A cultura fez aqui morada e o Projecto Óbidos Vila Literária, desde 2013 com a parceria da Ler Devagar, envolve o território de Óbidos de cultura e de livros que se expandem pelo país e pelo mundo. Com cerca de uma dúzia de livrarias e até hotéis literários, os percursos de Óbidos vivem também na imaginação de quem a visita.

A motivar essa mesma imaginação, salienta-se a arquitetura medieval que nos rodeia. Cercados pelas muralhas descobrimos a bonita Igreja de Santa Maria, onde originalmente se erguia uma mesquita. Bem conservado e no meio de uma paisagem fantástica, o Castelo de Óbidos tem os ingredientes para nos fazer sonhar. Para além do chocolate na qual a vila ganhou prestígio, há histórias de guerreiros e princesas que os pequenos adoram. Não vão querer sair da terra sem levar uma espada de madeira ou outra recordação das brincadeiras medievais. Percorram as muralhas, percam-se nas ruas secundárias e aproveitem eventos como a Vila Natal ou o Festival Internacional de Chocolate.

Por todo o lado vamos encontrar lojas com produtos regionais, uma gastronomia única e cafés pitorescos. Deve ainda visitar o Aqueduto, o Museu Nacional de Óbidos, a Porta da Vila ou o Santuário do Senhor da Pedra.

Fora das muralhas, é todo um mundo. Das abas da Serra de Montejunto, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É aqui a zona vitivinícola de Óbidos, onde a vinha domina desde o início do século XX. No entanto, já se produzia aqui vinho, antes da fundação da nacionalidade.

Seis convites à descoberta

Parque da VIla

Vasta mancha florestal onde predomina o pinheiro, com passagem por Parques de Merendas, zonas de relaxe, zona cinegética, acompanhando parte do Circuito Desportivo.

Circuito do complexo desportivo

Pelo Bairro dos Arcos, acompanhando uma secção do Aqueduto da Usseira, é um trilho dedicado à atividade física.

Ecovia do Arnóia

Início no Convento de S. Miguel, com passagem pela Barragem do Arnóia, ruínas romanas de Eburobrittium, nascentes termais, Várzeas da Cegonha e do Paúl, Vila de Óbidos, Estação Ferroviária, sempre pelas margens do Arnóia.

Ecovia da Lagoa de Óbidos

Pela margem sul da Lagoa, a zona menos visitada pelo turismo, inclui passagem pela aldeia de pescadores da Ponta Branca, Ponta do Espichel, praia fluvial do Bom Sucesso, entre outros.

Rota das Poças

Depois das ruas da aldeia, seguimos pelas várzeas até ao Rio Real, com visita às poças da Cativa e do Vau, onde podemos assistir aos pássaros que aqui habitam.

Trilho dos Patos Reais

Partindo do Vale das Salinas, seguimos as margens da Lagoa no Braço da Barrosa, visitamos o miradouro em frente à zona das antigas salinas, com vistas únicas para a Lagoa e imediações.

Santuario do Senhor Jesus - Quilometrosquecontam

Estão ainda por certificar os percursos Ecovia do Rio Real, Rota das Fontes, Rota dos moinhos, Carreiro dos Frades, Caminho do Carteiro, Rota do Calcário, Rota Panorâmica, Trilho dos Arcos, Rota dos Ginjais, Rota do Aqueduto, Circuito das Águas, Caminho de Santo Antão e Circuito Parque Tecnológico

Se há terra que merece o destaque de centro do Natal português é Óbidos. A cada ano juntam-se mais iniciativas e a vila tem dias em que quase rebenta pelas costuras. Apesar disso, com o festival literário, mostra de ilustração e uma grande exposição de presépios, a decorrerem ao mesmo tempo, é possível fugir às enchentes da Vila Natal, o principal chamariz de forasteiros. Teatro, marionetas, circo e uma pista de gelo fazem parte do programa. E, há melhor companhia para o Natal do que o sabor do chocolate e o calor da ginja “com elas”?

Good Year Kilometros que cuentan