Partes do motor de um carro: descubra as peças essenciais

16 Setembro | 2020 | Goodyear

O motor é o coração do carro. Entenda como funciona e quais são suas peças mais importantes com a Goodyear

O motor é o coração do carro, responsável por transformar a energia em movimento. Por isso, é fundamental entender como funciona e diferenciar as peças pelas quais ele é composto. Se conhecermos as partes do motor do carro, podemos detectar problemas, distinguir o que vemos quando levantamos o capot ou, pelo menos, entender o que o mecânico nos explica quando vamos buscar o nosso carro à oficina após uma avaria.

Em Quilómetros que contam, já vos dissemos quais são as partes de um carro e quais são as partes essenciais que constituem o motor. Agora é altura de se aprofundar o assunto para que a partir de hoje você também saiba o que é uma cambota, uma vela de ignição ou como se calcula a famosa cilindrada.

Quais são as peças do motor de um carro

Antes de descobrir as peças que compõem o motor de um carro, lembre-se de que nem todos os motores são iguais. No mercado podemos encontrar motores de combustão interna (diesel e gasolina), elétricos ou híbridos.

Como a maioria dos carros que são fabricados e estão em circulação são de combustão interna, vamos analisar esse tipo de motor. Assim, um motor de combustão interna consiste, de forma simplificada, em:

Bloco e cilindros

Pistões 

Cambota

Culata e válvulas

Cárter inferior

Bloco do motor e cilindros

O bloco é uma peça única de ferro ou alumínio que aloja os cilindros, o líquido refrigerante e as tubagens de óleo e a cambota. É, portanto, a principal parte estrutural do motor.

A sua aparência será diferente de um motor para outro dependendo, sobretudo, do número de cilindros, que pode ser entre os 2 e os 16. Os tipos de motores mais comuns são aqueles com cilindros lineares (de 2 a 6) e que podemos encontrar em carros de gama média; bem como aquelas que os colocam frente a frente formando um V, mais característico dos grandes motores. Mas no mercado também existem motores com cilindros em paralelo, formando um W ou até mesmo um círculo.

O número, tamanho e disposição dos cilindros no bloco do motor são essenciais, pois é nesses compartimentos que se dá a combustão que permite a movimentação do carro. Assim, quanto maior for o deslocamento/clindrada de um motor – ou seja, o volume útil total de todos os cilindros do carro – mais potência o carro terá.


Pistões e cambota

A combustão gerada no motor de um carro varia de um motor a gasolina para outro movido a diesel. No primeiro caso, uma faísca gerada pela vela faz com que a mistura ar-combustível exploda, o que, por sua vez, movimenta os pistões localizados no interior dos cilindros. Em motores a diesel, entretanto, a explosão ocorre automaticamente quando a mistura atinge uma temperatura muito alta.

Em qualquer caso, graças à combustão, os pistões sobem e descem no interior do cilindro e acionam a cambota que corre perpendicularmente abaixo e ao qual estão ligados pela biela. Desta forma, o movimento linear dos pistões torna-se circular.

Ou seja, os pistões e a cambota são os componentes fundamentais do motor de um carro, que convertem a energia da combustão em energia mecânica que move as rodas.

Culata e válvulas

A cabeça do cilindro/culata está localizada no topo do bloco. A sua função principal é fechar os cilindros e resistir às explosões que ocorrem continuamente em seu interior. Abriga também as válvulas de admissão (introduzem combustível e ar nos cilindros) e as válvulas de exaustão (permitem o escape dos gases excedentes da combustão, que serão expelidos para fora pelo tubo de exaustão); o eixo de comando que ativa essas válvulas; e, no caso dos motores a gasolina, as velas que produzem a ignição (o habitual é uma vela para cada cilindro).

Uma junta é colocada entre a cabeça do cilindro e o bloco que garante a selagem hermética da estrutura. Um problema com esta junta da cabeça do cilindro resulta em uma falha cara e geralmente é devido ao sobreaquecimento causado pela perda de refrigerante ou algum defeito de forma.

Cárter inferior

O cárter inferior do motor, ou apenas o cárter, é um recipiente metálico que fecha o bloco por baixo, evitando a entrada de água ou sujidade. É utilizado para armazenar o óleo lubrificante do motor, https://quilometrosquecontam.com/oleo-lubrificante/ e possui uma tampa para drená-lo quando necessário.

Como funciona o motor de um carro 

Agora que você conhece as partes fundamentais do motor de um carro, será mais fácil entender o processo que permite que as rodas se movam e o veículo circule.

Na maioria dos veículos, o processo de combustão consiste em 4 ciclos:

Admissão: a válvula correspondente introduz ar e combustível no cilindro (somente ar se o motor for diesel; diesel é adicionado no próximo ciclo) e o pistão desce.

Compressão: o pistão sobe novamente e comprime a mistura.

Combustão: a mistura comprimida explode seja pela faísca da vela de ignição, no caso dos carros a gasolina, seja pela alta temperatura que atinge nos motores a diesel; e o pistão desce.

Escape: o pistão sobe novamente e a válvula de escape abre-se para solta o gás da explosão.

Cada movimento do pistão envolve meia volta da cambota, que por sua vez é traduzido no movimento das rodas. De forma simplificada, é assim que funciona o motor de um carro e essas são as funções que cada peça desempenha. A partir de agora, quando o mecânico mencionar alguma das peças do motor, não soará como chinês.

Good Year Kilometros que cuentan