Pequenos riscos, soluções simples

1 Fevereiro | 2016 | Goodyear

Conheça com a Goodyear soluções económicas para remover pequenos riscos na pintura do carro

Riscos na pintura do carro são uma certeza a que nem o mais previdente dos automobilistas consegue fugir. Mas nem todos obrigam a uma visita (normalmente dispendiosa) à oficina. “Encostou” o párachoques na parede da garagem? Não viu aquele pino em cima do passeio? Antes de pedir a ajuda de um profissional, veja aqui se algum dos métodos que lhe apresentamos de seguida o ajuda a disfarçar aquele malfadado risco que encontrou no carro esta manhã.

 

Métodos para combater os arranhões

Basta encostar o porta-chaves na fechadura todos os dias, levar consigo o cão a passear ou a má-disposição de um vizinho que não gosta muito de si: os riscos na pintura vão sempre aparecer mas, quando são apenas superficiais, poderão ser disfarçados. Tenha atenção que nenhuma das soluções a seguir apresentadas irá apagar todos os vestígios do dano, o que só é possível com uma ação mais profunda, mas tornarão quase invisíveis muitos riscos e marcas na pintura.

Para a remoção de riscos, comece por lavar cuidadosamente a zona em que verificou o dano. Se houver detritos nessa área, tenha atenção para que não arranhem ainda mais a sua pintura. De seguida, verifique a profundidade do risco: se verificar que é apenas superficial pode prosseguir, mas se o primário estiver afectado terá mesmo que recorrer a uma oficina. Esta é a “capa” que envolve o material do chassis e à qual a tinta e o verniz se “agarram”. Se esta camada estiver riscada, nenhum produto que lhe colocar em cima irá fixar-se.

Pintura carro - Quilometrosquecontam

Reparações do Verniz

Este é o dano mais simples de se resolver e é o mais comum em zonas como as fechaduras, onde mãos e chaves batem todos os dias. Pode adquirir um kit de polimento, que inclui esponjas de aplicação do produto e panos de microfibras, em lojas da especialidade. Não aplique estes tipo de produto quando o carro estiver exposto ao sol.

Quando o risco é um pouco mais profundo do que a capa incolor do verniz, irá necessitar de usar uma lixa. Mergulhe uma lixa 1500/2000 em água e nivele a superfície em movimentos circulares. Depois, passe água e limpe delicadamente com o pano de microfibras até que a superfície esteja seca. No passo seguinte, aplique a massa de polir também em movimentos circulares, até que o branco do produto comece a desaparecer e começa a ver o brilho da pintura. Termine o processo com a aplicação de uma camada de cera para proteger o acabamento, e pode encontrar “glazes” e selantes diversos no mercado para um resultado excepcional

 

 Canetas tira riscos

Com danos localizados, os comuns arranhões que ultrapassam o verniz e chegam à pintura, a solução poderá passar por uma caneta tira riscos “touch up”. Deverá contactar a marca e indicar o código da cor ou do chassis do seu carro, e poderá adquirir um kit que, conforme os casos, incluirá diversos produtos (a tinta, o verniz ou um anti-ferrugem, por exemplo).

Como antes, a aplicação destes produtos deve ser feita à sombra para que a luz e o calor não alterem as suas características. Aplique a ponta da caneta (ou pincel em algumas marcas) no arranhão e acompanhe-o com um movimento firme e preciso. A tinta destas canetas seca rapidamente, por isso prepare-se com um pouco de papel seco que ajudará a retirar o excesso ou imperfeições. Poderá ter que aplicar duas ou três vezes até preencher totalmente o risco, deixando secar entre cada aplicação. No final, passe um produto de limpeza e polimento e deixe o carro exposto ao  sol durante um dia para que a tinta seque completamente.

Inevitáveis mas solucionáveis, não deixe acumular os riscos na pintura do seu carro. O prazer de conduzir o seu “bólide” sempre impecável não tem que acabar quando este deixa de ser novo.

Good Year Kilometros que cuentan