Pneus cristalizados: aprenda a identificar e prevenir este problema

23 Novembro | 2020 | Goodyear

Neste post da Goodyear mostramos como detectar se os seus pneus estão cristalizados, o que causa esse problema e como pode evitá-lo.

Confiamos neles para a segurança do nosso automóvel, mas não são indestrutíveis. Sofrem desgaste e outros tipos de problemas que afetam o seu desempenho e segurança. Estamos a falar, claro está, de pneus, aquele elemento que é o ponto de união do nosso carro com o asfalto. Hoje vamos falar sobre um desses problemas, talvez um dos menos conhecidos e menos identificáveis ​​à primeira vista, o que dificulta a sua identificação. Vamos falar da cristalização de um pneu.

Embora os pneus não tenham uma data de validade definida pelo fabricante, a borracha dos pneus pode endurecer e rachar com o tempo, fazendo com que os pneus se cristalizem e percam as suas propriedades mecânicas.

O que é um pneu cristalizado

Um fenómeno que afeta o desempenho de um pneu é a cristalização, algo que faz com que a elasticidade que o caracteriza seja perdida e a aderência no asfalto seja menor. Um pneu cristalizado ocorre quando a borracha passa por um processo químico pelo qual o seu estado passa de elástico para rígido. Ou seja, perde as suas qualidades e torna-se um pneu sem aderência e perigoso de conduzir.

Isso é causado por vários fatores, incluindo exposição ao sol e mudanças de temperatura, envelhecimento natural do pneu, manuseio incorreto no transporte ou armazenamento inadequado. Como pode ver, o facto de ter percorrido maior ou menor distância com eles ou de ter feito uma condução mais ou menos desportiva não influencia em nada, pelo menos neste problema.

Reconhecer que o pneu cristalizou não é muito fácil, pois às vezes não é possível adivinhar visualmente já que a estética pode não ser afetada. No entanto, existem algumas pistas que podem ajudar-nos a saber se as nossas rodas sofreram cristalização.

Sintomas para saber se um pneu cristalizou

  • Aumento da distância de travagem.
  • Falta de precisão na condução, especialmente ao fazer curvas a velocidades mais altas.
  • Falta de aderência ao conduzir na chuva, especialmente durante a aquaplanagem.
  • Vibrações durante a condução.
  • Aumento do ruído causado pelo rolamento do pneu.
  • Rachas nas paredes laterais e superfície de contacto.

Mesmo que não perceba todos estes sintomas, se os seus pneus tiverem mais de 5 anos a partir da data de produção, é aconselhável observar atentamente a possibilidade de estes terem cristalizado, especialmente se o veículo passar a noite na rua ou em garagem ao ar livre.

Lembre-se que não é aconselhável utilizar pneus com mais de 10 anos e a partir do quinto ano de fabricação é aconselhável verificar o seu estado e as paredes laterais interna e externa, bem como o piso do pneu e a sua dureza.

Como saber se um pneu está cristalizado

Um teste simples pode ajudar-nos a avaliar se o pneu está cristalizado. Ao pressionar com a unha na banda de rodagem do pneu, saberemos se ele está cristalizado. Se a borracha for macia e a unha penetrar, não está. Por outro lado, caso não se afunde na borracha, os pneus cristalizaram e devem ser trocados.

Este não é um problema trivial pois a aderência fica consideravelmente reduzida, tanto no asfalto seco como molhado, podendo aumentar drasticamente as saídas de estrada ou a perda de controlo do veículo.

Em qualquer caso, é aconselhável que em caso de dúvida vá a uma oficina para se certificar de que é chegado o momento de substituir os seus pneus.

Os pneus cristalizados podem ser recuperados?

Não. Existem boatos que se referem ao fato dos pneus cristalizados poderem ser recuperados, propondo-se o lixamento de certas zonas  ou outras soluções absurdas. Não acredite nisso: quando um pneu fica cristalizado, não são afetadas apenas as suas camadas superficiais, mas a cristalização afeta toda a estrutura do pneu. Mesmo que o  lixemos, os restantes componentes continuarão a ser igualmente rígidos, perdendo as qualidades de aderência, curva ou travagem de emergência. Não brinque, lembre-se que o pneu é o único elemento que mantém o nosso veículo em contato com o asfalto.

Os pneus cristalizados passam na inspeção?

A inspeção dos pneus é um dos pontos-chave da Inspeção Obrigatória e, se os seus pneus estiverem cristalizados, o resultado será desfavorável. Além disso, os inspectores prestam atenção principalmente à profundidade da banda de rodagem (pelo menos 1,6 milímetros de profundidade), ao desgaste e à inexistência de fissuras, saliências ou outros defeitos visíveis.

Como já dissemos, um pneu cristalizado pode ser um dos maiores perigos que existem na condução. É capaz de afetar o comportamento do nosso carro, aumentar o risco de acidente tanto em asfalto molhado como apenas húmido, e aumentar as distâncias de travagem, algo que uma desaceleração de emergência pode significar a diferença entre não bater e uma colisão com consequências terríveis .

No entanto, o mais difícil é ser capaz de identificá-los a olho nu, por isso devemos confiar, em grande parte, no que sentimos ao volante. Identificar pneus cristalizados é fundamental para prevenir acidentes e aumentar a nossa segurança.

Good Year Kilometros que cuentan