Eagle-360: os pneus esféricos revolucionários da Goodyear

23 Novembro | 2021 | Goodyear

Descubra os pneus esféricos Goodyear: um sistema revolucionário que aumentará a aderência e a segurança e mudará a sensação ao volante

O futuro do setor automóvel é redondo. Em 2016, a Goodyear apresentou um pneu com uma aparência totalmente diferente dos pneus atuais no Salão Automóvel de Genebra: uma esfera. O Eagle-360, esférico e feito com impressora 3D, refletia a visão de futuro da Goodyear e trazia uma solução para a condução do amanhã, quando os carros autónomos se tornarem habituais. O seu formato esférico permite que o veículo se mova em todas as direções, contribuindo para a segurança dos passageiros, e sua tecnologia ativa permite que se movimentem de forma a reduzir uma derrapagem que ocorra devido a potenciais riscos. Na Goodyear continua-se a trabalhar no desenvolvimento do protótipo e a última novidade aconteceu quando a Goodyear apresentou o seu conceituado pneu esférico Eagle 360, desenhado à medida para a nova Citroën Autonomous Mobility Vision. Contamos-lhe tudo!

Tudo está na natureza. O design do Eagle-360 também. A biomimética (imitação da natureza) é um princípio que a Goodyear usa com frequência nos seus projetos. No caso do Eagle-360, a banda imita a forma de um coral e os seus blocos e ranhuras multidirecionais ajudam a garantir uma boa superfície de contato. O fundo das ranhuras possui os mesmos elementos de uma esponja natural, que se torna rígida quando seca e amolece quando molhada, para oferecer um bom desempenho de condução, bem como resistência à aquaplanagem.

Goodyear desenha pneus para a mobilidade autónoma

Reinventar o conceito de algo que está conosco há milhares de anos não parece fácil. E mais ainda quando se trata de uma invenção tão genial e profunda como a roda. No entanto, durante anos os engenheiros trabalharam muito para fazer da roda mais do que apenas o ponto de contato do carro com o asfalto. Tem havido muitas tentativas de inovar e melhorá-lo, mas a nova mobilidade obriga a ainda mais pesquisa para a sua evolução.

A Goodyear, que há 120 anos está envolvida na busca constante por inovações e invenções, firmou parceria com a Citroën para apresentarem protótipos que lançam as bases para os novos pneus pensados para a nova modalidade urbana autónoma que está a chegar gradualmente às nossas cidades. A marca francesa surgiu com uma solução nova e criativa para tornar as cidades mais fluidas, agradáveis ​​e humanas e a Goodyear, não poderia ser de outra forma, fez uma parceria com a Citroën para tornar esta visão uma realidade desenvolvendo um protótipo à medida do conceito do pneu esférico Eagle-360.

O Citroën Skate é uma plataforma elétrica autónoma multidirecional associada a 3 Pods ou cabinas que oferecem 3 novos serviços: Sofitel En Voyage, que promete oferecer uma nova e exclusiva experiência de mobilidade urbana; Pullman Power Fitness, uma nova forma de praticar desporto em movimento (lembre-se que é autónomo) e JCDecaux City Provider, um serviço de modalidade urbana a que nos garantem ser totalmente inovador. Mede 2,60 metros de comprimento, 1,60 de largura e pouco mais de meio metro de altura. A velocidade máxima a que pode circular é de 25 km/h e as baterias estão alojadas no seu interior. Nas interior das extremidades desta estrutura quase plana encontram-se módulos esféricos, que albergam rodas redondas capazes de rodar 360 graus, garantindo assim uma mobilidade perfeita em ruas estreitas. Os pneus foram personalizados para esta plataforma pela Goodyear.

Eagle 360: um pneu do futuro

Embora tenha sido adaptado especificamente para o novo Citroën Skate, o Eagle 360 ​​não é um pneu novo. O conceito Eagle 360 ​​foi apresentado pela primeira vez há cinco anos no Salão Internacional do Automóvel de Genebra e no ano seguinte surgiu uma nova versão: o conceito Eagle 360 ​​Urban. A revista Time afirmou em 2016 que o Eagle 360 ​​estava entre uma das 25 melhores inovações daquele ano.

O novo protótipo de pneu esférico tem o seu próprio conjunto de vantagens que o tornam único. A sua forma totalmente esférica confere-lhe grande manobrabilidade, podendo deslocar-se em todas as direcções. Oferece uma viagem suave por poder se mover com grande fluidez lateralmente, ajudando o Citroën Skate a superar facilmente qualquer obstáculo.

Outra característica notável é que o Eagle 360 ​​é um pneu não pneumático. Sem a necessidade de monitorizar pressão ou risco de furos, minimiza o tempo de inatividade do Skate. Outra grande vantagem destes pneus é a durabilidade: o Eagle 360 ​​desgasta quatro vezes mais devagar do que um pneu tradicional, tendo quatro vezes a área do piso de uma roda padrão.

Usando uma estrutura interna rígida e um composto de borracha de baixa resistência ao rolamento, o Eagle 360 ​​Concept foi pensado para baixa deflexão no ponto de contato com a estrada. Isso pode ajudar a reduzir a perda de energia e a resistência ao rolamento, o que pode ajudar a aumentar a quilometragem da bateria de um veículo elétrico. Finalmente, como último recurso importante a destacar, graças ao uso de lamelas hexagonais, o protótipo do Eagle 360 ​​foi desenhado para fornecer uma aderência constante independentemente da direção de condução.

Goodyear e Citroën continuam a imaginar o futuro

Não é a primeira vez que Goodyear e Citroën unem forças para escrever um novo capítulo no futuro da mobilidade. Em 2019, para comemorar o seu centenário, a marca francesa apresentou o Citroën 19_19, um veículo autónomo, em rede e elétrico desenhado para oferecer exclusividade, conforto e privacidade. A Goodyear desenvolveu exclusivamente o conceito de pneu C100, pensado para oferecer o desempenho inteligente e o conforto que este veículo exige. Com este pano de fundo, não tem sido difícil para a equipa do Advanced Design Studio da Goodyear colaborar com os designers da Citroën para entregar um protótipo do Eagle 360 ​​feito sob medida que está em plena harmonia com a visão e os objetivos da Citroën.

Os pneus concetuais são essenciais para qualquer empresa inovadora que enfrente os desafios da mobilidade do futuro. É por isso que esta aventura conjunta promete contribuir para tornar as cidades mais limpas e humanas: um novo modelo de mobilidade open source, coletiva e partilhada em que a Goodyear desempenha um papel fundamental.

A semente tecnológica do Eagle F1 Asymmetric

Conceito e inovação são fundamentais no desenvolvimento de novos pneus Goodyear. Na verdade, em 2016 foram vários os avanços que a marca apresentou para responder aos desafios da mobilidade. Naquele Salão Automóvel de Genebra de 2016, o primeiro Eagle 360 ​​viu a luz, mas também o Eagle F1 Asymmetric 3 cujo design respondeu a outra das grandes preocupações dos condutores e fabricantes: a segurança rodoviária. De acordo com um estudo da DEKRA, este pneu oferece uma melhoria de 31% no desempenho de desgaste e uma distância de travagem, resposta e controlo mais curtos em estradas secas e molhadas, tornando-se a melhor opção premium da Goodyear.

Como o Eagle F1 Asymmetric 3 melhora a resposta de travagem? Este pneu foi testado pela organização TÜV e, em comparação com a média de três dos seus principais concorrentes, oferece uma redução de 2,6 metros na distância de travagem em piso molhado (melhoria de desempenho de 9%) e 1,3 metros em piso seco (4% melhoria de desempenho), bem como um aumento de 4% na condução em piso molhado.

IntelliGrip, uma opção segura para veículos autónomos

A última das inovações que a Goodyear apresentou na feira de Genebra foi o protótipo IntelliGrip, com tecnologia de sensores avançada e desenhado para suportar os sistemas de controlo de veículos autónomos. Como esses veículos são movidos por dados que recebem de outros veículos, condutores, pedestres e cidades inteligentes, pneus como o protótipo IntelliGrip da Goodyear podem desempenhar um papel muito importante nessa troca de informações.

Um estudo do Fórum Económico Mundial revelou que as autoridades municipais esperam que os veículos autónomos se tornem realidade durante a próxima década. Além de registrar as condições do pneu e da estrada, o pneu IntelliGrip também comunica com o computador central do veículo para ajudar a fornecer o melhor desempenho de condução e segurança. Quando o pneu sente que a superfície está molhada ou escorregadia, o veículo autónomo corrigirá a velocidade.

Por razões como esta, o futuro da segurança rodoviária, eficiência na condução e inovação passam pela Goodyear.

Good Year Kilometros que cuentan