14 de Fevereiro: Porto, dentro do radar

8 Fevereiro | 2016 | Goodyear

O 14 de Fevereiro merece um lugar especial. Usa Today selecionou o ano passado Porto como o melhor destino romântico do mundo. Quer conhecer os motivos e preparar uma escapadinha romântica para a data mais importante dos namorados?

Quando falamos em destinos românticos sempre escolhemos um par de cidades típicas que são quase sempre as mesmas: Paris e o pôr-do-sol na Torre Eiffel, Veneza e um passeio de gôndola pelos canais que tantas vezes contemplamos no ecrã do cinema. Mas, que maçador! Será mesmo que já não temos imaginação para surpreender o nosso namorado ou a nossa namorada com uma viagem diferente e muito mais próxima?

Foi durante o verão de 2015 que o jornal USA Today, um dos mais importantes quanto a circulação nos EUA, promoveu uma votação entre os seus leitores para escolher o melhor destino de férias românticas “fora do radar” por todo o mundo. O resultado foi surpreendente para alguns, mas esperado para quem conheça a cidade: o Porto está no topo das escolhas. Há qualquer coisa de mágica que traz casais de todo o mundo para viverem o seu amor pelas beiras modernistas do Douro. O facto de ser uma cidade “salpicada como jóias medievais num desfiladeiro esculpido pelo rio” foi a razão mais destacada nesta escolha, uma vez que o Porto “combina o charme do velho mundo com os confortos contemporâneos”. Mas, podemos ser um bocadinho mais específicos? O que merece a pena conhecer de mãos dadas pelas ruas portuenses?

Há quem diga que o melhor modo de começar uma visita ao Porto seja pela estação de São Bento, uma vez que muitos viajantes cá chegam de comboio. Não é uma má escolha, mas perde a oportunidade de ver a cidade a desvendar-se devagar o Porto e Vila Nova de Gaia pela A 1. Seja como for, a estação é uma paragem obrigatória para quem gostar da arquitetura modernista: mais de um século de antiguidade revestido de solenidade e azulejos, como se quisesse ser um ex-líbris do país inteiro. Pero podemos experimentar uma dessas coisas mais desfrutadas acompanhado: a doçaria. A Confeitaria Serrana é um estabelecimento familiar que, durante mais de quarenta anos, tem servido com certeza a melhor bola de Berlim que irá encontrar no Porto. E, não longe, fica Cremosi, um local perfeito para dois: a geladaria Cremosi, onde o vinho do Porto vira um delicioso gelado que serve para abrir a visita a cidade com um muito mais do que bom sabor na boca.

Porto colheita vinho - Quilometrosquecontam

Com que visitas encher uma manhã no Porto? Não adianta repetir a recomendação da Livraria Lello, mas é bom lembrar: aqui nasceu Harry Potter e a magia ainda vive entre aqueles velhos livros. Uma visita para um casal adepto do mais famoso mago pode ser tão emocionante quanto o final da saga. Ao fim e ao cabo, nem sempre pisamos fisicamente Hogwarts! E, a menos de 10 minutos de distância, pode encontrar as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda, um dos lugares mais cool da cidade. Cada dois meses organizam inaugurações simultâneas aos sábados, nas quais juntam a animação de rua com a música. Atualmente pode visitar lá a coleção Alcino Cardoso, constituída na cidade desde a década de 80 que inclui obras dos mais destacados artistas portugueses e europeus do século passado.

Um dos lugares menos conhecidos da cidade, mas mais merecedores de uma visita pausada, é o Centro Português de Fotografia. Pode não dizer muito assim, mas se acrescentarmos que é situado na antiga prisão Cadeia da Relação, a coisa muda… As portas originais ainda mantêm o ambiente assombrado que envolve uma das visitas mais originais da cidade. E, na companhia da pessoa que queremos, é um desses lugares onde deixar-se surpreender pelas peças lá expostas e comentar os melhores pontos do percurso. Em especial destaque “A Foz do Douro”, a exposição vigorante que apresenta uma seleção de imagens do Fundo Alberto Marçal Brandão que explora uma visão íntima dos costumes da Foz novecentista, ao ritmo do desenvolvimento do turismo balnear e os novos transportes.

Vinho Porto - Quilometrosquecontam

Está com fome?

Um outro motivo que traz ano a ano maior número de visitantes ao Porto encontramo-lo, como costuma acontecer, em cima da mesa. Os petiscos vão virando mais elaborados e originais conforme se passa o tempo, e a Rua dos Caldeireiros está na vanguarda desta nova e deliciosa moda. Há um monte de locais em que experimentar os melhores -ou auto-denominados melhores- petiscos da cidade. O restaurante homónimo Caldeireiros é um expoente perfeito desta nova tradição que devagar vai crescendo. Com destaque para o produto nortenho, a alheira de caça é a escolha certa para testar o genuíno sabor portuense. Porta’O lado é uma outra possibilidade a pouca distância: la um ambiente casual serve para degustar uma seleção muito cuidada de vinhos locais. O local é pequeno, mas compensa com uma ampla esplanada ideal para longas conversas a dois.

Um almoço mais rotundo pode ser experimentado cruzando a Ponte Luis I (voltaremos a falar dela mais abaixo), com bares e restaurantes com vista para o Douro ideais para uma comida romântica (Taberna da Villa é uma opção muito destacável), mas sem quaisquer dúvidas, quando sentir o “bichinho” no estômago, a paragem a seguir deve ser Cantinho do Avillez. Aqui, o chef José Avillez testou sorte no Porto com um restaurante que experimenta com técnicas de cozinha molecular combinada com os ingredientes definitórios da cultura portuguesa. As lascas de bacalhau desconstruídas, com as lâminas de peixe misturadas com ovo são uma combinação explosiva e deliciosa, perfeita para deixar Porto com um quilo de mais “na mala”.

Uma tarde para dois no Porto? Bom, com certeza após a refeição generosa precisará de um passeio tranquilo por um local com charme. Os jardins do Palácio de Cristal, com formossíssima vista sobre o Douro, é uma escolha perfeita para dois. Este romântico espaço foi projetado em 1860 pelo paisagista alemão Émile David, e o nome do desenhador ainda vive no jardim de rododendros, camélias e araucárias que envolvem fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Tirar uma fotografia dos dois junto à estátua da primavera não é uma ótima lembrança da cidade?

A descoberta dos Jardins continua pela Avenida das Tílias, perto da Bibliotea Municipal Almeida Garrett e da Capela de Carlos Alberto da Sardenha. Uma esplanada com vista para o lago próxima é um local idóneo para um café tranquilo aproveitando os miradouros. Para encerrar esta visita podem percorrer os diversos jardins temáticos: o das Plantas Aromáticas, o das Medicinais, o Bosque, o Roseiral…

Porto noite - Quilometrosquecontam

Qual é a melhor vista?

Mas Porto é uma cidade que não pode ser compreendida (nem conhecida) sem uma vista panorámica que faça justiça ao conjunto citadino. Para isto há vários locais que podemos escolher com o objetivo de conseguir a vista mais completa e linda. A Torre dos Clérigos, com os seus 240 degraus, é uma opção para os corajosos que permite observar praticamente a cidade inteira, de 75 metros de altitude. O bilhete diurno custa 3 euros e 5 o noturno.

Um outro lugar especial para uma vista mágica da cidade é, como dissemos, a Ponte de Dom Luís I que liga Porto com Vila Nova de Gaia. A construção em dois níveis oferece uma vista incrível no Pôr-do-sol, com a vida portuária a salpicar a outra beira do rio e as paisagens sinuosas do Douro. De aqui pode partir um passeio excecional pela Ribeira ou até ao teleférico que volta à ponte.

Não pode, é claro, abandonar o Porto sem uma visita pelas caves do vinho. Uma possibilidade está na Real Companhia Velha, uma das mais antigas da cidade que tem existido durante dois séculos e meio, sendo a mais antiga produtora e exportadora de vinhos da cidade. Uma área de mais de 10.000 m2 que abrigam uma seleção de vinhos envelhecidos em barricas e requintados produtos vintages. É possível realizar visitas privadas, experimentar a produção local e assistir às presentações de novos produtos.

Caves Porto - Quilometrosquecontam

A noite portuense

Uma viagem para dois não pode terminar cedo. Porto tem uma noite excecional, concorrida mas relaxada. Garrafeira AMS é uma paragem obrigada com um menu de vinhos portugueses selecionados com cuidado e vendidos por copa. Um outro local que merece a pena ser visitado à noite é Candelabro, com um ambiente mais casual onde podem desfrutar de uma cerveja e de um ambiente lotado mas não abafador.

E para dormir…

O Yeatman Hotel, um clássico na cidade portuense, oferece uma estadia romântica para a noite do 14 de Fevereiro que visa honrar o primeiro posto da cidade na lista do USA Today. Uma noite num local com piscina interior com vista panorâmica sobre o Douro e a cidade e um jantar a dois é uma oferta que não pode ser rejeitada. Uma surpresa romântica no quarto e uma oferta em tratamentos no Spa completam uma escapadinha mágica que contribuirá a manter a cidade no topo das listas “fora do radar”, mas mais dentro a cada dia que se passa.

Good Year Kilometros que cuentan