Regiões e praias portuguesas entre as mais seguras da Europa

24 Julho | 2020 | Goodyear

COVID-19: regiões e praias portuguesas entre as mais seguras da Europa

As férias de verão de 2020 serão, como já todos sabemos, atípicas. Sem perspectiva de vacina ou outras terapias que nos tranquilizem até ao fim da temporada, as preocupações este ano serão bem diferentes. Estamos preocupados em manter a taxa de contágio ao mínimo e proteger cada uma das nossas famílias de uma doença com um imprevisibilidade ainda bastante grande. Mas não podemos passar um ano sem um período de descanso, correndo o risco de “a emenda ser pior do que o soneto”. Assim, se procura para a sua família um destino tranquilo, seguro e com o mínimo risco de contágio, continue a ler porque temos sugestões para si.

O European Best Destinations é um site que reúne destinos e informação sobre os pontos de interesse do “velho continente”. Em ano de pandemia, seleccionou 20 destinos e 20 praias que, de acordo com critérios de contágio regional, nacional, infra-estruturas e protocolos implementados, considerou serem “os mais seguros da Europa”. Entre eles, contam-se quatro regiões e três praias portuguesas. Descubra quais são e comece já a fazer planos para as suas férias de verão.

Quatro regiões portuguesas entre as mais seguras da Europa

Madeira

A Madeira, beneficiando da sua situação insular, chega naturalmente à lista dos destinos mais seguros do ‘European Best Destinations’. “Se Portugal foi particularmente poupado da epidemia de covid-19, o arquipélago da Madeira saiu-se ainda melhor, sem mortes relacionadas ao coronavírus”, diz a publicação.

Existem milhares de razões para visitar a Madeira, um dos destinos mais premiados pelos viajantes”, continua o site. Salientam o clima da ilha para destino ensolarados no inverno, observação de pássaros, golfinhos e baleias, caminhadas, as festas Ano Novo e o espírito romãntico que nunca abandona a Madeira.

Açores

É também devido ao seu maior isolamento em relação à Europa continental que os Açores conseguem enfrentar a pandemia com nota positiva. Além dos motivos que sempre nos levarão a visitar os Açores, este ano não tem (pelo menos até ao momento) quarentena obrigatória para quem chega ao arquipélago. Encontrar alojamento seguro também não deverá ser problema e o site refere que “os Açores têm uma enorme variedade de villas privadas, apartamentos turísticos e pequenos hotéis familiares”

Além da segurança, “os Açores são um destino perfeito se você precisar se reconectar com a natureza. Se gosta de caminhadas, flora e fauna, observação de golfinhos e baleias, provar produtos locais, viver experiências reais, os Açores são perfeitos para umas férias.” 

Alentejo

Portugal foi relativamente poupado do coronavírus, com até 40 vezes menos pessoas infectadas do que em qualquer outro lugar na Europa; algumas regiões como o Alentejo estão quase “livres de Covid-19”. O Alentejo, com a ajuda do Oceano Atlântico, atrai cada vez mais viajantes em busca de simplicidade e natureza intocada. 

O European Best Destinations sugere que “não perca uma visita a Évora, compartilhe uma degustação de vinhos com familiares ou amigos e desfrute de uma viagem ao longo da costa da Comporta a Odeceixe.” 

Algarve

Além dos muitos quilómetros de praia que guarda sempre, o European Best Destinatios usou como critério para a inclusão do Algarve o tipo de alojamento turístico da região. “Ao contrário de outros destinos turísticos da Europa, 60% da oferta de acomodações turísticas no Algarve consiste em acomodações turísticas, villas privadas com piscinas, apartamentos, pensões ou pequenos hotéis. O destino é, portanto, perfeitamente adequado para os viajantes neste verão”. 

Quanto aos hotéis maiores, foi criada pelas autoridades turísticas de Portugal uma etiqueta: a “Clean & Safe”, que oferece aos viajantes garantias de normas sanitárias e de limpeza.

Três praias para um verão descansado

Além de escolher os destinos mais seguros, o European Best Destinations procurou também as praias mais seguras para 2020. A selecção foi feita com base em vários critérios, como um baixo número de pessoas infectadas, tamanho dos areais e número de metros quadrados disponíveis para cada pessoa na praia. Esses destinos também foram selecionados com base na grande oferta de vilas particulares, apartamentos turísticos, hotéis de pequeno ou médio porte com carteira de saúde específica e serviços de limpeza e desinfecção de quartos após cada estadia, respeito ao distanciamento social, etc.. Assim, em Portugal encontramos três recomendações.

Comporta

A pouco mais de uma hora de Lisboa, a Comporta é um paraíso à vista de todos. Às vezes, pode-se ficar por horas nesta praia e não encontrar ninguém. Até recentemente, Madonna costumava andar de cavalo nesta praia aos domingos de manhã e desfrutar da tranquilidade dos 20 km de areal. O site refere que “a Comporta nunca está superlotada, mesmo em julho ou agosto, e oferece apartamentos turísticos, moradias particulares e hotéis de pequeno porte. Há sempre muito espaço para um guarda-sol e uma toalha de praia.”

Porto Santo

A Porto Santo já lhe chamámos “o paraíso português no meio do Atlântico” e esta temporada de praia reforça a nossa convicção. O site justifica assim a sua escolha: “As praias de areia dourada do Porto Santo são mundialmente famosas. Além de perfeitos para farniente, são famosas pelas virtudes terapêuticas de sua areia. Chama-se de “Psamoterapia” (areia quente). O Porto Santo Spa alterna tratamentos de água do mar e tratamentos de areia quente; perfeitos para o que você mais precisa agora.”

Meia praia

Chamam-lhe apenas “Meia” mas a praia de Lagos vale por muitas. São “quase 5 km de areia dourada à sua espera nesta muito longa praia. Mesmo na temporada alta, não precisará se esforçar para encontrar alguns metros quadrados de areia dourada e fina ao seu redor e as distâncias de segurança serão respeitadas. Se tiver sorte, e se a situação permitir, também poderá desfrutar de outras belas (mas menores) praias de Lagos.”

Como vê, as férias de 2020 não precisam de ser um “bicho de sete cabeças”. Em Portugal conseguirá encontrar facilmente, e até nos sítios mais clássicos do nosso verão, local para estender a toalha, passear e relaxar em afastamento social e com a certeza de que, no seu alojamento, estão a ser seguidas as normas essenciais no combate à Covid19. Não deixe de passar férias ou o vírus fica a ganhar!

Good Year Kilometros que cuentan