Praias nas ilhas da Ria Formosa

8 Julho | 2020 | Goodyear

Pouco povadas e com dezenas de quilómetros de areal, as ilhas da Ria Formosa são um dos chamarizes do Algarve em tempo de afastamento social.

É um Algarve diferente e, na medida do possível, afastado das grandes multidões. As ilhas barreira da Ria Formosa contam com extensos areais, águas quentes e um clima inexcedível. Mais ou menos desertas, mais ou menos acessíveis, todas elas uma excelente opção para viver a praia em estado puro. Venha conhecê-las com a Goodyear.

O cordão de ilhas da Ria Formosa vai desde a Península do Ancão (que inclui a incorrectamente chamada “ilha de Faro”) até à Península de Cacela. Pelo caminho passa pela Barreta (também conhecida como Deserta), Ilha do Farol/Culatra, Armona, Fuseta, Tavira e Cabanas.

Península do Ancão

Apesar de conhecida por “Ilha de Faro”, é na realidade uma península com o istmo localizado perto da Praia do Ancão. Com a Quinta do Lago e Vale de Lobo muito perto, o tipo de frequentadores tende a cair nas classes mais altas mas, com Faro mesmo ao pé e um extenso areal onde pousar a toalha, é uma praia acolhedora para todo o tipo de turista.
Acesso: é a única com acesso por estrada, mas tem também carreiras regulares a partir do cais de Faro

Ilha da Barreta

Sendo das poucas que, historicamente, não regista ocupação permanente, a Barreta tornou-se conhecida entre pescadores como “A Deserta”. Tem oito quilómetros de comprimento e apenas 700 metros na sua maior largura. Para além das cabanas de arrumos dos pescadores, um restaurante e um passadiço que percorre a Ria até ao lado mar, aqui só encontramos areias douradas.
Acesso: serviço regular de barcos a partir de Faro ou barco-táxi.

Ilha da Culatra

Ao longo dos sete quilómetros da Culatra cruzamo-nos com três localidades tradicionalmente habitadas por gente do mar. Do ocidente para oriente encontramos: o Farol, Hangares e a Culatra propriamente dita. Enquanto o Farol e a Culatra nasceram com a chegada de pescadores das terras em volta, Hangares guarda um curioso apontamento histórico. Era aqui a base dos hidroaviões que vigiavam a costa sul.
Acesso: serviço regular de barcos

Ilha da Armona

A ilha da Armona apresenta tanto praias voltadas para a Ria como para o mar. Com parque de campismo e bastante oferta de alojamento particular é uma das mais frequentada nesta lista. Apesar disso, na ilha não circulam carros para além de veículos de emergência e limpeza. A ocidente encontramos a Praia da Armona, enquanto, no extremo leste da Ilha da Armona, em frente à povoação da Fuseta, fica a praia com o mesmo nome. Na linha oposta ao mar é visão muito comum ver os mariscadores na apanha de bivalves, atividade a que se juntam bastantes turistas na muda das marés.
Acesso: serviço regular de barcos a partir de Olhão

Ilha de Tavira

Extensa o suficiente (11km) para albergar a clientela jovem do parque de campismo na ponta leste e as famílias que vão até à Praia do Barril, a Ilha de Tavira é um paraíso inclusivo. Tem uma zona arborizada perto do cais do lado do molhe, onde se encontram pequenos camaleões com facilidade. Na ponta oposta, para lá de Pedras D’El Rey, entramos numa zona ainda menos frequentada, onde é comum a prática do naturismo.
Acesso: serviço regular de barcos a partir de Tavira ou Quatro Águas. Pode chegar também à praia do Barril pelo comboio turístico que parte de Pedras D’El Rey

Ilha de Cabanas

Originalmente (até por volta de 1930), as Ilhas de Tavira e de Cabanas eram uma só, sendo então interrompidas pelo molhe que encurta a distância entre o mar e o Gilão. Começou por chamar-se Ilha da Abóbora, mas já na altura fazia parte do areal que ia desde a Fuzeta até Cacela. Até ao final do século XX ainda era possível chegar à ilha a pé durante a maré vazia mas, depois do reforço do sistema dunar, tal tornou-se complicado. Toda a ilha consiste num extenso cordão litoral arenoso, cujas formações dunares se encontram revestidas de vegetação endémica e servem de habitat a várias espécies. Com apenas 70 metros de largura, a ilha tem cerca de sete quilómetros de comprimento – por isso não faltam locais para estender descansadamente a toalha.
Acessos: serviço regular de barcos em Cabanas, barco-táxis em Cacela Velha.

Good Year Kilometros que cuentan