De Mosteiros a Vila Franca do Campo, as piscinas e praias de São Miguel

23 Agosto | 2021 | Goodyear

Dez fabulosas piscinas e praias de São Miguel: o verão vive-se a fundo na companhia da natureza dos Açores. Conheça os nossos destaques.

Férias de praia em São Miguel? Claro que é possível! A areia pode ser escura e o desafio pode obrigar a alguma atividade física, mas há também praias acessíveis para toda a família e águas a uma temperatura fantástica. Sabia que, entre Julho e Outubro, o Atlântico que banha a Ilha não desce abaixo dos 20 graus e chega mesmo aos 25? Junte a isso as magníficas paisagens que rodeiam as piscinas naturais e praias de São Miguel e o resultado são umas férias inesquecíveis. Conheça a nossa lista das 10 piscinas e praias de São Miguel imperdíveis.

A “Ilha Verde” é a maior do arquipélago mas é pequena o suficiente para tudo ficar a uma curta distância. Além disso, a qualidade das estruturas rodoviárias que servem agora São Miguel, permitem uma deslocação rápida a qualquer ponto da Ilha. Assim, quer fique em Ponta Delgada ou no Nordeste, o seu próximo mergulho não está a mais do que 30 minutos de distância.

Piscinas Naturais de Caneiros

Em Mosteiros, ponta noroeste da ilha, uma série de piscinas naturais criadas pelas rochas fazem as delícias dos veraneantes. Algumas das poças estão mais expostas às ondas, mas outras são perfeitas para crianças pequenas, sob vigilância claro. Só é possível estender toalha na rocha, mas o acesso, com parque de estacionamento próximo, é fácil. Não se esqueça de levar máscara de mergulho: águas límpidas e muitos peixes coloridos esperam por si.

Praia da Ribeira Quente

Também conhecida por Praia do Fogo, conta com correntes e nascentes submarinas que aquecem as águas que banham esta areia escura. Com uma escarpa gigante no seu lado direito e o verde nas costas, em contraste com o azul do mar, tem um cenário belíssimo. É uma das mais concorridas da região, mas tem dimensão e qualidade (é Bandeira Azul) para suportar a afluência acrescida.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

O ilhéu em frente a Vila Franca do Campo, devido à sua classificação como Reserva Natural, tem uma lotação limitada a 400 visitas por dia. Assim, nas alturas de maior afluência, gera filas de espera logo pela manhã no cais de embarque, a única via de acesso à praia do interior do ilhéu. A viagem dura cerca de dez minutos de barco e, no regresso, inclui uma volta à ilha, com passagem pelo ponto de onde saltam os participantes no Red Bull Cliff Diving. Não se esqueça dos óculos de mergulho e da máquina fotográfica!

Praia do Areal de Santa Bárbara

Perto da Ribeira Grande, o Areal de Santa Bárbara é uma das mais extensas de São Miguel e também uma das mais conhecidas. Servida pelas habituais estruturas de apoio como bares e parque de estacionamento, em conjunto com a Praia de Monte Verde, no seu flanco direito, é bastante utilizada por praticantes de surf e bodyboard.

Caloura, zona balnear

Em Lagoa, ao lado do Porto de Pesca da Caloura, existe uma uma pequena zona balnear bastante concorrida e agradável no verão. Além de uma zona marítima, existe uma piscina mais pequena, para crianças, vestiários, casas de banho e snack bars. Longe dos cenários mais impressionantes de São Miguel, tem ainda assim uma belíssima paisagem envolvente que convida ao relaxamento.

Praia de Água D’Alto

A Praia de Água D´Alto está localizada no concelho de Vila Franca do Campo. É uma praia muito frequentada e considerada uma das melhores da ilha. Possui uma extensão de cerca de 560 metros e está inserida num contexto paisagístico belíssimo, cercada de montanhas e de muito verde. A água do mar é calma e cristalina e possui boa infraestrutura de apoio ao visitante, tais como bar, sanitários, duches e acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.

Porto de Pesca da Ponta do Arnel

Uma sugestão apenas para aventureiros. A descida, a pique, com passagem pelo Farol, diz-nos logo que o regresso será infernal. São 500 metros de rampa bastante íngreme até chegarmos ao pequeno porto de pesca da Ponta do Arnel. E, depois, há que voltar… Os locais fazem-no de carro, mas não o aconselhamos se não conhecer bem a estrada. O local, encaixado entre elevadas escarpas, está fora dos roteiros de quem procura apenas um dia de praia descansado. Aliás, para além dos pescadores e de um ou outro canoísta, é local pouco frequentado pelo turismo. Não é uma praia, nem uma piscina natural, mas é um dos melhores mergulhos que poderá dar em São Miguel.

Caldeira Velha

Se visitar a Caldeira Velha em época alta, prepare-se para uma fila de espera. Em período de pandemia, cada uma das piscinas de águas vulcânicas tem uma lotação mais limitada e há mais visitantes do que piscinas. O espaço pode também ser visitado sem mergulhar nas águas quentes, se quiser conhecer apenas o jardim.

Piscinas Naturais do Frade

Sendo uma zona muito sossegada e de fácil acesso a pé, são perfeitas para um dia inteiro de banhos de mar, que pode intercalar com um almoço num dos vários restaurantes em redor. As piscinas formam-se por um braço de rocha vulcânica que as protege de forma natural da força do mar. As suas águas singularmente límpidas fazem com que sejam ideais para a prática de “snorkeling”.

Piscina Terra Nostra

Dentro do parque Terra Nostra, nas Furnas, existe uma piscina de águas quentes que é um dos ex-libris dos Açores. Construído em 1780, tem a água entre os 35 e os 40 graus carregada de minerais essenciais, e é uma das melhores formas de recuperar as energias e entrar em contato com a natureza mística dos Açores

Cada uma das 9 ilhas dos Açores tem um encanto muito próprio e merece uma visita exclusiva. Contudo, São Miguel, parece ter uma amostra do que podemos encontrar também nas outras ilhas, do vulcanismo, à fauna e flora, passando também pelas tradições locais. É uma introdução fiel, mesmo que incompleta, às maravilhas do arquipélago e, se não tiver oportunidade para visitar as outras, São Miguel é um excelente resumo.

Good Year Kilometros que cuentan