Quinta Pedagógica dos Olivais: voltarmos ao rural

27 Janeiro | 2016 | Goodyear

A Quinta Pedagógica dos Olivais é um lugar perfeito para retomarmos o vínculo que nos une e une os nossos filhos com o mundo rural

O inverno não pode servir como desculpa para os meninos ficarem em casa. Há muitas vezes em que parece que não há opções para um bom fim de semana familiar. Mas é uma miragem: muito perto de nós há locais onde experimentar um tempo de lazer partilhado e vivido com as pessoas que nos importam.

Esse é o caso da Quinta Pedagógica dos Olivais, na freguesia do mesmo nome. É um espaço público que gere diretamente o Departamento de Educação do município de Lisboa. Neste mês de abril completará 20 anos de intenso trabalho para formar e divertir miúdos e graúdos na capital do país. Um espaço com mais de duas hectares que visa solucionar um dos grandes problemas do nosso tempo: a rutura da ligação entre os nossos meninos urbanizados e o mundo rural do nosso passado. É por isso que a Quinta serve como palco para reviver tradições rurais de todo o país: celebrações do calendário, atividades como a lavoura e as hortas, tarefas com os animais domésticos, compostagem, percurso do pão e a manteiga…

Deste modo, na Quinta podemos encontrar umas cozinhas especialmente pensadas para viver o verdadeiro ambiente de uma padaria, doçaria ou queijaria tradicional, com o objetivo de dinamizar atividades lúdicas e instrutivas de temática culinária: amassar e cozer, bater a manteiga ou elaborar compotas são algumas das coisas que os nossos meninos poderão fazer. Existe, aliás, um espaço agrícola onde poder semear, sachar e regar para assistir o processo de crescimento das plantas, com um completo calendário anual. Ainda, a vida vegetal pode ser conhecida no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais e também na Estufa que permite a observação do ciclo das plantas sem se importar com os rigores do tempo.

Animais - Quilometrosquecontam

Mas não é apenas a vida vegetal que nos descobre a Quinta: também podemos entrar em contacto com animais que até tempos muito recentes constituíam, e alguns continuam a constituir, o núcleo da vida e os trabalhos do mundo rural. No estábulo podemos observar currais de ovinos, caprinos, bovionos e suínos, e ainda os boxes individuais para conhecer os cavalos e os burros, autênticas “estrelas” para os meninos curiosos. Quando as condições climatológicas ajudam é possível conhecê-los nos prados do lugar, onde podemos contemplar a vida diária destes animais que enfeitiçarão os miúdos.

Uma oportunidade especialmente indicada para vir descobrir a Quinta é neste fim de semana em que encerra a programação que acolheu durante o mês de janeiro. Na manhã do sábado as crianças acima dos 3 anos podem participar nas atividades da Oficina de Cerâmica às 11:00 horas. Esta exploração plástica e artística está ligada ao mundo rural desde muito antigo.

Já na manhã do domingo (10 h) as crianças de menor idade têm a sua vez: as Rimas & Lenga-Lengas. A Associação Árvore da Montanha traz esta forma de aprendizagem que visa ser uma forma de memorística para os miúdos através da rima. A atividade, orientada para a com crianças dos 18 aos 48 meses, tenta introduzir ocabulário básico e noções de construção de frases graças a rimas e lenga-lengas. Uma escusa perfeita para a primeira de muitas visitas!

Good Year Kilometros que cuentan