Receita para o êxito, a história da Goodyear na Fórmula 1

4 Dezembro | 2020 | Goodyear

Goodyear é a marca de pneus com mais títulos na Fórmula 1, conheça todos os pormenores de uma carreira de sucesso.

A história da Goodyear na Fórmula 1 é uma história de sucesso. Um sucesso retumbante que se reflete nas 368 vitórias conquistadas e que significam um recorde absoluto na F1 em triunfos para fabricantes de pneus e que é sustentado pelas 358 pole position obtidas e 360 voltas mais rápidas. Todos esses recordes foram obtidos nos 493 Grandes Prémios disputados, com 247 pilotos diferentes em 63 marcas diferentes, e obtendo um colossal conjunto de 25 títulos de pilotos. Números que dificilmente serão igualados, pelo menos a curto prazo, e que fazem parte da história da Goodyear no mundo da competição https://quilometrosquecontam.com/goodyear-desporto-automovel/ 

A estreia da Goodyear na F1 aconteceu em 1964, uma temporada em que disputamos apenas uma corrida. A primeira vez que um carro de Fórmula 1 usou pneus Goodyear em um Grande Prémio foi em Itália, quando o A-T-S da equipa Derrington, pilotado pelo português Mário Cabral arrancou em Monza. A partir daquele momento histórico, não demorou muito para a primeira vitória da GoodYear na F1: foi conquistada pelo americano Richie Ghinter no Grande Prémio do México de 1965 ao volante de um Honda.

Um ano depois, já na época de 66, a segunda vitória veio quando Jack Brabham obteve não apenas esta, mas também outras três vitórias para a Goodyear. Essas quatro classificações ajudaram a lenda australiana a tornar-se campeã mundial naquele ano. Desde aqueles tempos longínquos e até 1998 a marca competiu na Fórmula 1, despedindo-se com as seis vitórias de Michael Schumacher no último ano da Goodyear na categoria mais popular e conhecida do planeta. Naquela temporada, o ‘Kaiser’ lutou pelo título até a última corrida no Japão. A última vitória da Goodyear na F1 foi no Grande Prémio de Itália de 1998 com Michael e a Ferrari.

Goodyear: números lendários

Mas, se falamos de vitórias em todos os Grandes Prémios de uma mesma época (não sendo o único fornecedor, facto importante que deve ser levado em consideração) a Goodyear obteve esse recorde nove vezes. A primeira vez foi em 1973, ano que inaugurou uma seqüência de anos 100% triunfantes até 1977. Ou seja, a Goodyear venceu todos os Grandes Prémios de Fórmula 1 durante cinco anos, desde a primeira corrida em 1973 até a última em 1977 (ganhou também o primeiro de 1978). Como se não bastasse, voltou a fazê-lo anos depois, nas temporadas de 1987, 1988, 1989 e 1990. E, nessas quatro temporadas também não foi o único fornecedor de pneus de F1, o que adiciona mais mérito a esses números lendários.

Os grandes nomes da história da F1 têm títulos ligados à Goodyear. Como já dissemos, Jack Brabham foi o primeiro a vencer no campeonato de 1966, mas levou mais de três décadas para Jacques Villeneuve vencer o seu campeonato em 1997, o último da marca. Em termos de vitórias, grandes campeões mundiais de Fórmula 1 como Denny Hulme, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, ​​Jody Scheckter, James Hunt, Mario Andretti, Alan Jones, Nelson Piquet, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Alain Prost, Ayrton Senna, Damon Hill e Michael Schumacher fizeram o mesmo com a marca de pneus americana.

O pneu é uma parte vital do caminho para o sucesso em uma competição tão exigente como a F1, em conjunto com o chassis e o motor. No início dos anos 70, a Goodyear implantou a técnica do pneu liso ou “slick”, que marcou uma nova era na Fórmula 1. Isso permitiu que a marca norte-americana fosse a primeira a ter sucesso com esse pneu no Grande Prémio da Espanha, realizado na pista de Montjuic em Barcelona, ​​e que foi vencido por Jackie Stewart.

No total, a Goodyear participou em 493 Grandes Prémios de Fórmula 1, tendo vencido 368 deles, o que é quase 75%. Números muito difíceis de igualar para qualquer marca que teve que competir com outra no âmbito da F1, não sendo o único fornecedor. Uma história que lhe permite fazer parte, com todas as honras, da crónica da competição mais famosa do planeta.

Good Year Kilometros que cuentan