Roll Cage: qual a sua função num carro de corrida? Aplicações de veículos de rua

23 Abril | 2021 | Goodyear

As gaiolas de proteção/Roll Cage estão associadas ao automobilismo e, acima de tudo, ao rali desde o seu início. Saiba para que servem

Durante grande parte de sua história, o Campeonato Mundial de Rally foi um dos desportos mais perigosos do mundo. Em primeiro lugar, pelas suas características próprias (troços cronometrados em vias abertas ao público); e em segundo lugar, porque, ao contrário da Fórmula 1 e da resistência, os carros usados em rally ​​eram carros de rua preparados para esse fim e não especificamente pensados para corridas.

Por isso, os engenheiros acharam necessário aumentar a segurança dos veículos e torná-los fortes e seguros para os condutores. De 1970 a 2000, mais de uma dúzia de pilotos morreram no WRC, enquanto nenhuma morte foi registrada nos últimos 10 anos. Grande parte dessa culpa está na gaiola de proteção/roll Cage.

Gaiolas de segurança: a linha de vida dos pilotos

A gaiola de segurança é uma rede de barras de metal unidas dentro ou em redor do carro para proteger os ocupantes em caso de acidente, especialmente em capotamentos.

Esses tubos de aço de alta resistência são geralmente soldados ou aparafusados ​​de forma a gerar arcos, que por sua vez são soldados ou aparafusados ​​ao chassis ou carroceria. Quando um veículo capota ou sofre um impacto muito sério, é muito provável que a chapa do veículo ceda e fique gravemente deformada, podendo esmagar ou prender os ocupantes do veículo.

É neste momento que a gaiola de proteção é de tremenda utilidade, pois é rígida o suficiente para suportar o impacto e, ao mesmo tempo, flexível o suficiente para dissipar a energia da colisão para longe do piloto. Este tipo de quadro é utilizado em competições como WRC, WEC ou NASCAR.

Barras de proteção anticapotamento para veículos de rua

Este elemento de segurança, obrigatório em tantas competições automóveis, podemos instalá-lo de forma particular no nosso veículo como qualquer outro acessório. No entanto, devemos ter em mente que, assim como as gaiolas nos desportos de competição devem ser aprovadas pelo órgão responsável pelo campeonato, as proteções que colocarmos, sejam internas ou externas, devem atender a uma série de requisitos para serem aprovadas e poderem circular legalmente.

Na hora de instalar as barras, os especialistas recomendam, em veículos onde a carroceria não suporta a instalação, fazê-lo diretamente no chassis. No caso de carros com chassis autoportante, os técnicos de instalação recomendarão os pontos mais resistentes e adequados para a fixação das barras.

Homologação da roll cage

No caso de querermos homologar gaiolas de segurança externas, devemos garantir que cumprem as normas de projeção; ou seja, não devem ter arestas ou saliências que possam causar danos ao veículo ou a terceiros.

Portanto, essas barras redondas são normalmente aparafusadas aos pára-choques e à traseira do carro, embora às vezes sejam presas ao chassis. São ideais para veículos todo-o-terreno.

As barras de segurança interiores são colocadas na parte traseira do carro, por isso devemos estar conscientes de que todo o espaço nos bancos traseiros é perdido. Os tubos ficam o mais próximos possível tanto do tecto como das portas, mas em nenhum caso é permitida a instalação de barras laterais que impeçam o acesso ou a saída dos ocupantes.

As barras não devem em nenhum momento reduzir a visibilidade e devem ser colocadas a uma distância suficiente das costas dos bancos dianteiros.

As gaiolas dos veículos de rua estão de certa forma escondidas porque a legislação indica que devem ser cobertas com materiais que absorvam os choques, como borracha, para absorver os impactos. Por não ver as barras a olho nu, o veículo não dá a imagem de um carro de corrida. Por fim, os pontos de ancoragem também são muito importantes e é necessário o uso de parafusos de no mínimo M8 com qualidade mínima de 8,8.

Muitos pilotos e co-pilotos salvaram as suas vidas nos últimos anos graças às gaiolas de proteção. A confiabilidade e a eficácia desta estrutura de proteção estão fora de dúvida.

Não precisamos mais do que ver um capotamento em um rali para ver como o piloto sai ileso após um acidente com várias voltas, graças ao fato de que a gaiola permaneceu firme. Se quisermos instalar este elemento de segurança passiva no nosso veículo, é aconselhável dirigir-se a um especialista que conheça as normas de homologação e que aconselhe sobre o tipo de barras a instalar de acordo com as nossas necessidades e o tipo de veículo que dispomos.

Good Year Kilometros que cuentan