Rota da Castanha: planos para o São Martinho em 2021

2 Novembro | 2021 | Goodyear

Venha conhecer alguns dos locais onde se comem as melhores castanhas em Portugal. Aproveite Novembro e o São Martinho para começar a aquecer a lareira!

Não há quem não as aprecie quentes, boas, assadas, cozidas ou fritas. A Castanha e o São Martinho fazem parte do outono português, marcam os cheiros e os paladares da estação dourada. Se quiser ir em busca das melhores, e dos fabulosos cenários onde cresce, terá que sair da cidade. Muitos dos melhores exemplos chegam do interior beirão e transmontano, mas também o Minho, o Alto Alentejo e até o Algarve trazem excelentes contribuições. Junte-se a nós e venha comer a melhor castanha portuguesa, aquela que vai partilhar com um amigo!

Em 2020 a maioria das celebrações do São Martinho tiveram que ser feitas em família ou foram simplesmente canceladas. Apesar de ser uma tradição ainda bem viva por todo o país, como celebração do outono e dos resultados das recentes colheitas, só se cumpre verdadeiramente em grupo, com a companhia de quem sabe apreciar também um bom copo de vinho novo. Em 2021, com a pandemia a dar sinais de abrandar, as mais diversas localidades, um pouco por todo o país, estão a regressar à costumeira celebração de 11 de Novembro. Algumas foram até mais longe e celebraram já a sua festa durante o mês de outubro. Contudo, é o São Martinho que recordamos e, por isso, queremos assinalar é o 11 de Novembro. Conheça de seguida algumas recomendações para celebrar o São Martinho e apreciar uma boa castanha.

Carrazedo de Montenegro

No município de Valpaços, a 800 metros de altura e exposto ao clima transmontano, Carrazedo de Montenegro tem qualidades para a boa castanha. A terra intitula-se de “Capital da Castanha” e, se quiser provar o seu valor, terá que visitar a pitoresca localidade. É um dos maiores centros de produção do produto e, de 5 a 7 de novembro, abre as portas aos forasteiros e convida a vir conhecer a “castanha judia”. O Pavilhão Rota da Castanha vai acolher 65 expositores, entre produtores locais e nacionais, que apresentarão os mais diversos derivados da castanha. O evento terá também animação musical, desporto, caçada ao javali e uma caminhada pelos soutos.

Rota da Castanha: planos para o São Martinho

Vinhais

Vinhais é dos concelhos portugueses com maior produção de castanha, anualmente saem entre 13 a 15 mil toneladas, tendo este número vindo a aumentar devido ao investimento dos produtores locais na plantação de novos soutos e nas tecnologias de produção. A edição deste ano da Rural Castanea-Festa da Castanha de Vinhais tem data marcada para o fim de semana de 5 a 7 de novembro. O evento pretende valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção. Neste certame, com a duração de três dias, reúnem-se as principais empresas ligadas a este setor, produtos relacionados com a castanha, vinhos, licores, queijos, azeite e toda a gastronomia local. Para além destes, o programa da Rural Castanea conta ainda com as Jornadas do Castanheiro, animação musical e o magusto permanente no Maior Assador de Castanhas do Mundo.

Marvão

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2021, o Município de Marvão promove a XXXVII Feira da Castanha – Festa do Castanheiro. Na Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, reconhecida como uma das mais autênticas e genuínas do País, a Vila de Marvão pretende homenagear uma espécie endógena da região, o Castanheiro, e o seu fruto, a Castanha (classificada como produto de Denominação de Origem Protegida – DOP). No fim de semana de São Martinho vai encontrar no Marvão quatro tradicionais magustos, dezenas de pontos de venda com produtos típicos do outono, exposições, música popular e animação itinerante. Muito vinho novo e 5 toneladas de castanha vão andar pelas ruas da vila a animar o convívio. Há produtores regionais, artesanato e doces com castanha à venda.

Golegã

A Feira do Cavalo e de São Martinho, na Golegã, vai decorrer este ano entre os dias 5 e 14 de novembro. O evento alia à histórica Feira de São Martinho, a 46.ª Feira Nacional do Cavalo e a 22.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano e, como sempre, deverá atrair milhares de pessoas. O cavalo lusitano, e não a castanha, é o grande ex-libris deste clássico evento, mas a sua raiz está na celebração do santo e, dada a época, é inescapável.

Rota da Castanha: planos para o São Martinho

Maúnça

Está de regresso o Festival da Castanha organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca. O evento celebra o castanheiro e a castanha e outros frutos secos do concelho, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional. Há magusto, festival de folclore, showcooking, percursos pedestres e apanhas de cogumelos.

Portimão

A Feira de São Martinho é mais antigo evento popular que se realiza em Portimão e remonta a 1662, realizando-se anualmente no mês de novembro, sempre assinalando e decorrendo no período que inclui a data que lhe dá o nome, Dia de São Martinho, a 11 de novembro. O visitante pode encontrar os tradicionais expositores de produtos agroalimentares, louça, plásticos, brinquedos, bijuteria, calçado e têxtil, e também as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas e o algodão doce, os cachorros quentes, o polvo assado, o pão com chouriço, as bifanas e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto. Ao ar livre marcam igualmente presença os divertimentos, onde não faltam as tômbolas, jogos de sorte e azar, pistas de carrinhos de choque, entre outros equipamentos que fazem as delícias de crianças e adultos.

Rota da Castanha: planos para o São Martinho

Torres Vedras

Até 11 de Novembro a cidade dos foliões também celebra o São Martinho, o Outono, a vinha e o vinho, nas festa da cidade. Em Torres Vedras há eventos musicais, um festival de acordeões, torneios desportivos e desfiles. Veja tudo no programa completo. Entre 27 de Outubro e 11 de Novembro, o ‘Menu São Martinho’ convida a degustar menus preparados por restaurantes aderentes. Quem provar cinco menus diferentes levará consigo o vinho e o Pastel de Feijão vencedores dos concursos deste ano das Festas da Cidade. Já os agentes económicos do Centro Histórico são convidados a decorar as suas montras em alusão às Festas da Cidade, ao vinho e a São Martinho no concurso ‘Montras de São Martinho’, com os torrienses a poder participar na eleição da sua montra favorita.

Good Year Kilometros que cuentan