Lugares onde o Natal parece mais real

10 Dezembro | 2021 | Goodyear

10 pontos em Portugal onde o Natal é “ainda mais Natal”. O frio, a paisagem e o espírito da época estão aqui com tudo o que é necessário para viver o Natal. Venha conhecê-los com a Goodyear.

Com especial cuidado e atenção às restrições impostas em “Estado de Calamidade” ninguém quer deixar de celebrar o Natal em 2021. Os eventos mais tradicionais vão sofrer algumas alterações, mas grande parte estará de regresso este ano. É altura de revermos a nossa lista de lugares onde o frio, a paisagem e as iniciativas promovidas respeitam o espírito da época que estamos a celebrar. E para o ajudar, os habitantes promovem tudo para o fazer feliz: pistas de gelo, comboios de Natal, a presença de Pais Natal e a hospitalidade de todos.

Já é oficial que teremos uma semana em que se pede aos portugueses que reduzam ao mínimo os seus contactos, mas, até lá, mesmo com as restrições já impostas há uma janela de oportunidade que podemos usar para apreciar a quadra festiva num cenário diferente. Quem não gostaria de passar um Natal em frente à lareira, com a neve a cair lá fora? É certo que em algumas regiões do país esse enquadramento é comum, mas e para o resto dos portugueses? Inúmeras aldeias, vilas e cidades estão à sua espera com surpresas e atrações com Natal inscrito nelas. Contudo, este ano vão ter que terminar mais cedo, tendo em conta que de 3 a 9 de Janeiro vai ser pedido aos portugueses que fiquem em casa.

A tradição da consoada altera-se

Em 2021 assistiremos a uma tendência que começou em território nacional com a Pandemia mas que existe noutros mercados há bastante tempo: short breaks/escapadas curtas, em família, em localidades diferentes das habituais para passar a consoada. E há sítios em que a aposta passa mesmo por cativar este novo tipo de viajante que quer conhecer os sítios, em épocas especiais.

As decorações são bem planeadas e as populações acabam por partilhar a época de uma forma diferente, em companhia de comensais inesperados: turistas. Há locais que preparam presépios ao ar livre, espectáculos com figurantes e muito, muito mais.

Parque Natural da Serra da Estrela

Guarda: Cidade Natal

Já não é a primeira vez que a Guarda adota o cognome “cidade Natal”. Até 25 de Dezembro, todos os caminhos vão dar a Guarda e a todos os divertimentos aqui promovidos. E, provavelmente, até na companhia de neve.

A Cidade Natal este ano tem algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde. Ainda assim, não vão faltar a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais.

Ainda pelas freguesias, entre 3 e 19 de dezembro, estão previstos Concertos de Natal com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia. E de 5 a 18 de dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro, Bonfim, Póvoa do Mileu e Sequeira) que vão receber Música de Natal com as atuações de Diamar, MyFellowJo e Rui Sequeira, Grupo de Cantares da Sequeira, Grupo de Cantares A Mensagem e Kaire Ictus.

De regresso à ‘Praça velha’ está ainda o Madeiro de Natal que vai arder, como é tradição no dia 24 de dezembro. Há anos que o Madeiro é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família.

Da Serra da Estrela à Figueira da Foz: o espetáculo do Mondego

Cabeça: Aldeia Natal

A hora e meia de distância de Guarda, fica Cabeça, perto de Seia, na Serra das Estrela. É provavelmente um dos sítios que mais se aproxima daquela imagem de Natal que temos em sonho. Aqui, a expressão “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína” ganha uma nova dimensão. Depois ter sido obrigada, por conta da pandemia, a uma edição exclusivamente digital, a Cabeça, Aldeia Natal regressa em 2021 ao seu formato tradicional.

Nesta Festa, que já vai na sua 9.ª edição, mantém-se o conceito original: toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia. Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira.

São os habitantes que trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria prima para as decorações de Natal.

O cenário é único: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

Penedono, Sernancelhe e a memória medieval da Beira

Presépio em Penela

A duas horas de caminho, pela N17, chega-se a Penela. Na ligação entre a Beira Litoral e o interior do país, no distrito de Coimbra, ficam Penela e Espinhal. Penela é uma vila e um concelho, com cerca de 3 300 habitantes. Espinhal é uma vila e freguesia daquele concelho com 775 habitantes.

Durante esta quadra, o Penela Presépio vai ser a “Estrela” que o guia até um mundo mágico com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial. E Penela é também, e verdadeiramente, um presépio. No cimo da encosta, decorada com o casario branco e encimado pelo Castelo Medieval do Séc. XI, está “O Presépio” – ex-libris do Evento “Penela Presépio”. Um presépio tradicional com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D para animar mais de duas centenas de figuras que nos contam histórias e mostram quadros representativos da época.

Leiria é jovem mas ninguém lhe conhece a idade

Leiria, cidade Natal

Leiria transfigura-se na época de Natal. Durante o mês de Dezembro, a cidade do Lis recebe toda a magia da época natalícia com o Leiria Cidade Natal. O centro urbano veste-se de cor e luz, nas praças erguem-se tendas e lá dentro há um mundo mágico à espera de pais e filhos.

Bola de Natal Gigante com espetáculos diários, Pista de gelo, Chegada do Pai Natal, Parada de Natal, carrossel, comboio, jardim da solidariedade, recreio dos duendes, cápsula do tempo, música, dança, teatro, cantinho dos animais, exposições, sabores de natal, renas e cartas ao Pai Natal são algumas das propostas para todos os gostos e idades. Um dia não chega para usufruir da animação que Leiria tem para oferecer. Tudo o que cabe nos sonhos de uma criança nesta quadra está no Leiria Cidade Natal, um evento que coloca a capital do Lis no mapa das cidades que não pode deixar de visitar este Natal.

Vila Natal de Óbidos

Embora tenha ganho uma dimensão mediática provavelmente sem igual, Óbidos é um dos locais por onde tem de passar se pretende ter um cheirinho do que é o Natal em Portugal.

Conscientes de que os gostos não são todos iguais, o Natal em Óbidos tem a particularidade de, anualmente, juntar iniciativas que podem ser mais do agrado de quem prefere manter-se longe das multidões. A Vila Natal tem uma programação completa que inclui um Presépio Vivo, animado em cada um dos dias por uma das comunidades locais. Muita música, espetáculos de magia e marionetas fazem parte da programação para 2021.

De Monsaraz o Alqueva - Quilometrosquecontam

Presépio em Monsaraz, Évora

É uma das terras que, em Portugal, é mais conhecida pela produção vitivinícola, mas, é também um sítio que se transforma na época de Natal. O presépio com figuras em tamanho real vai regressar às ruas de Monsaraz e, quem percorrer as ruas da vila medieval, pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo.

O presépio de rua de Monsaraz é um projeto concebido há mais de duas décadas pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede cobertos por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite. Na Praça de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, a natividade também está representada com um presépio, assim como nas localidades de S. Pedro do Corval, Carrapatelo, Santo António do Baldio, S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada.

O Natal é para ser passado em família, mas não precisa de ser em casa. Agarre em quem lhe é mais próximo, equipem-se com máscaras e roupa quente, e venham descobrir os pontos em Portugal onde a tradição do Natal se vive mais a fundo.

Good Year Kilometros que cuentan