As melhores rotas do centro de Portugal

24 Janeiro | 2020 | Goodyear

Apresentamos uma seleção das melhores rotas pelo centro publicadas no blog da Goodyear

Há muito para descobrir no centro do nosso país, das praias do litoral às serras do interior, das cidades com história e cultura às pitorescas aldeias de xisto. Deixamos-lhe uma seleção das melhores rotas publicadas no blog da Goodyear.

Viseu: rota pelo interior verde do país

Viseu: rota pelo interior verde do país

Há muito mais em Viseu além de uma cidade, a segunda mais populosa da região centro do país. Neste artigo vamos viajar por diferentes trilhos que dão a conhecer a riqueza natural e histórica de vinte freguesias do concelho. 

Viseu é ainda o centro nevrálgico da produção de vinhos do Dão, em torno da qual se está a desenvolver um autêntico ecossistema vocacionado para os vinhos e gastronomia. Há uma nova geração de jovens que acredita ser possível fazer coisas modernas e de qualidade sem renegar a tradição local. Há público e oferta. Mas, acima de tudo, há vinho e pratos de qualidade excecional para justificar uma visita gastronómica à região do Dão.

10 motivos de interesse para visitar Aveiro

Na costa oeste portuguesa, junto à ria, fica Aveiro. É uma cidade que se distingue pelos seus canais onde circulam moliceiros coloridos. É conhecida como a “Veneza portuguesa”. As embarcações tradicionais, em tempos utilizados para colher algas, são hoje um atrativo turístico.

A simbiose entre a cidade e a Ria é descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. A povoação terá sido fundada no tempo do imperador romano Marco Aurélio. Foram as aves palmípedes que por ali existiam que deram o nome à terra (Aviarium).

O que poderá ser mais distintivo na cidade de Aveiro, face a outras cidades portuguesas, é água que entra pela cidade. Aveiro esteve sempre ligada ao comércio do mar, à pesca e à produção de sal, sendo a Ria de Aveiro omnipresente. Não é qualquer cidade que se pode orgulhar de ter uma vasta bacia lagunar em que as águas doces do rio Vouga se misturam com as águas do mar.

Bairrada

Rota da Bairrada: em busca da origem do vinho

A Bairrada é uma região famosa pela sua gastronomia e pelo seu vinho. Nesta rota visitamos os principais pontos de origem do vinho da região.

Leitão da Bairrada e espumante. Será provavelmente esta combinação que lhe vem à memória quando se fala da Bairrada. Inicialmente famosa pelas águas e pelas termas, hoje é região em que a arte da vitivinicultura tem um peso significativo. A essa soma-se, ao longo do tempo, o enoturismo, os museus, os hotéis e muita restauração. Por isso, há muito a descobrir na Bairrada e o vinho é só uma desculpa.

Rota do Mondego: Serra da Estrela à Figueira da Foz

Venha connosco da Serra da Estrela à Figueira da Foz, por paisagens inesquecíveis. Pelo caminho, encontramos os sabores e vistas únicas da região e uma sucessão de surpresas e motivos de interesse. O companheiro de viagem é o Mondego, nas margens do qual também há destinos gastronómicos e até mergulhos para gozar. Vamos atravessar o centro do país e visitar 10 pontos imperdíveis entre a Serra da Estrela e a Figueira.

Ao longo de 250 quilómetros, o Rio Mondego atira-se do alto da Serra da Estrela para os braços do Atlântico. Faz fronteira entre Centro e Norte e liga a simplicidade do campo, a cidade intelectual e as areias da praia. No mesmo eixo temos queijo amanteigado, fado e uma clássica colónia balnear. Tudo faz parte do mesmo país, do mesmo Portugal ainda genuíno e bem vivo.

Aldeias do Xisto: rota pelas cores e cheiros do outono

Entre serras brutas e águas que correm livres, as Aldeias do Xisto levam-nos à (re)descoberta do turismo rural. Foi tarefa complicada escolher apenas 10!

Apesar do ar rude da pedra e dos tons da terra, as Aldeias do Xisto são pérolas escondidas. Preservam memórias, tradições e saberes antigos nas encostas escarpadas e vales profundos do Centro e estão à sua espera. Numa zona que se estende entre os distritos de Coimbra e Castelo Branco há uma identidade muito própria. Há hábitos serranos, alguns saltos para o outro lado da fronteira e uma história ancestral que importa preservar. Venha connosco conhecer 10 Aldeias do Xisto que tem mesmo que conhecer.

Idanha-a-Velha

De Idanha-a-Velha a Monsanto na pegada dos templários

A estrada que nos leva de Idanha-a-Velha até Monsanto é um reencontro com a história e com as belas paisagens da Beira. A Goodyear conta-lhe tudo.

Monsanto é a povoação que materializa a conhecida citação de Augusto Cury: “Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo…” O granito e o xisto que se misturam nestas terras são a matéria prima que constrói uma das mais curiosas e belas aldeias portuguesas, mas a sua origem tem nascimento mais abaixo, na planície em redor que vai desde Idanha-a-Velha até ao sopé do monte. A Goodyear andou pela região, e agora queremos contar-vos uma estrada que nos apaixonou, entre Idanha-a-Velha e Monsanto.

Good Year Kilometros que cuentan