Rótula da barra de direcção: o que é, para que serve e sua manutenção

5 Agosto | 2020 | Goodyear

A rótula da direção é uma parte mecânica vital para a operação do carro e para a nossa segurança. Na Goodyear, explicamos tudo sobre ela.

A rótula da direção é uma parte mecânica desconhecida para a maioria dos condutores, mas ao mesmo tempo vital para a operação do carro e para a nossa segurança. Na Goodyear, explicamos o que é, para que serve e que manutenção precisa para estar sempre em perfeitas condições.

O que é a rótula da direcção?

A rótula da direção é uma das partes principais do nosso carro, porque faz parte do grupo de componentes que faz o veículo girar. As rótulas atuam sobre a direção, permitindo que as rodas girem da direita para a esquerda e vice-versa.

A rótula pode variar de acordo com o sistema de direção de cada carro. Os veículos com um sistema de caixa de direção não possuem juntas esféricas, enquanto os que possuem um sistema de cremalheira têm juntas internas e externas, num total de quatro. Por último, o sistema de pinhão e cremalheira, é o sistema mais comum no mercado.

Nos sistemas de cremalheira e pinhão, a rótula da direcção é a peça que une a junta axial e as rodas, transmitindo a força da roda dentada para a articulação da direção. Esta peça é fundamental para o sistema de direção, pois é o que faz as rodas girarem.

Portanto, a rótula de direção não é apenas vital para a operação do carro, mas também para a nossa segurança. Isso faz com que seja um componente mecânico que devemos manter e do qual devemos estar cientes se não queremos apanhar um susto.

A rótula de direção deve estar sempre em perfeitas condições, pois qualquer deterioração ou desgaste pode resultar em um acidente de trânsito, porque o carro não gira correctamente quando movemos o volante. Além deste risco, deve-se ter em mente que um defeito na direção desgastará os pneus, https://quilometrosquecontam.com/vida-util-pneus/ colocando a nossa segurança ainda mais em risco.

Por todas essas razões, é importante recorrer ao mecânico assim que suspeitarmos que a junta da direção esteja em más condições. Ir à oficina rapidamente permitirá conduzirmos com segurança e, além disso, evitaremos avarias mais caras. Sempre que estas peças sejam trocadas ou reparadas, é necessário equilibrar ou alinhar as rodas para que o veículo circule corretamente.

Como saber se a nossa rótula de direcção está em bom estado?

É difícil ter certeza, a menos que procuremos um mecânico que examine o nosso carro exaustivamente. Mesmo assim, existem certas indicações que podem fazer-nos suspeitar do seu desgaste ou mau estado.

Uma pista muito comum que pode nos fazer pensar que há desgaste nessa peça é quando há uma série de ruídos na frente do carro. Se for assim, dirija-se à oficina porque esse é claramente um sinal. Mas como são esses sons? São ruídos secos e metálicos, tipo estalos. Podemos ouví-los tanto na compressão como na expansão da suspensão, e serão claros quando passarmos por um solavanco.

Se esse ruído ocorrer, é porque algo está errado com a fixação e, geralmente, é devido a folga. A origem é mais difícil de descobrir, mas pode vir das juntas esféricas, da rótula ou mesmo dos pontos onde se fixa a barra estabilizadora. Quando houver o menor ruído ou suspeita, deverá levar o carro à oficina: quando o levar para o elevador e fizer alguns movimentos na direção, saberemos instantaneamente o que está a acontecer com o veículo.

Como ver a rótula de direcção

Conselho para verificar o estado da rótula de direcção em veículos de suspensão independente:

  • Verifique se o veículo possui um sistema de suspensão independente.
  • Levante a frente do veículo.
  • Mova as rodas e verifique a sua folga.

Dicas para visualizar a condição da rótula em veículos com suspensão McPherson:

  • Encontre o acessório de lubrificação.
  • Levante o veículo a partir da barra dianteira.
  • Verifique a folga de cima para baixo da rótula com a ajuda da mão.
  • Qualquer som semelhante a um “estalo” ao mover a direção significa que há desgaste.

É importante verificar as rótulas, porque são um dos pontos examinados na inspecção.

Factores de desgaste

Pneus e amortecedores gastos ou com defeito: é importante substituí-los quando for a hora certa e não prolongar sua vida útil. Se estiverem em más condições, terão um impacto negativo significativo na condução.

Desgaste pelos anos ou quilómetros percorridos: esses fatores também produzem alto desgaste. Como em todas as partes do carro, quanto mais quilómetros, mais desgaste.

As condições meteorológicas são um factor muito importante. Se as juntastrabalharem em condições muito frias ou muito quentes, haverá mais desgaste.

Conduzir em estradas em mau estado leva a direção e a suspensão a trabalharem mais, causando mais erosão.

O nosso uso do veículo: como conduzimos; se o carregamos demasiado, etc …

A melhor maneira de manter a rótula de direção em boas condições é fazer o uso normal do veículo e ter a manutenção em dia. Mas o mais importante é que, à menor suspeita, devemos levar o carro à oficina para que, o mais rápido possível, se detecte a falha. Dessa forma, seremos capazes de fazer quilómetros de qualidade com segurança.

Good Year Kilometros que cuentan