10 grandes temas das séries dos anos 90

27 Janeiro | 2020 | Goodyear

Uma playlist nostálgica que nos leva de volta à televisão dos anos 1990

Foram os anos 1990 a idade de ouro da televisão? Algumas das melhores séries viram a luz na década em que conhecemos Mulder e Scully e as aventuras dos seis amigos mais conhecidos da TV em “Friends”. Anos depois, ainda não sabemos quem matou Laura Palmer e o remake de “Febre em Beverly Hills” apresenta-se como uma homenagem ao desaparecido Luke Perry. De cada série, lembramos o enredo e os personagens, mas também a música de abertura que nos recorda o melhor da década de 1990. Se é um nostálgico dos anos 90, não pode perder estes 10 temas clássicos. Arranque o carro para começarmos!

O Príncipe de Bel-Air

Quase toda a gente conhece a história: Will Smith morava em Filadélfia e a mãe enviou-o para morar com a família do seu tio em Bel-Air, o bairro mais rico de Los Angeles “para que não se metesse problemas”. O resto faz parte da história da televisão: as aventuras de Will, as danças de Carlton, o enfado do tio Phil, as poses de Hillary e a cativante adolescência de Ashley. E foi o próprio Will Smith quem cantou o tema título de “O Príncipe de Bel-Air”.

Friends

Nenhuma série transmitida nos dez anos entre 1994 e 2004 chegou a tantas pessoas quanto “Friends”, a história de seis jovens que moravam no mesmo quarteirão em Nova Iorque e que cresceram connosco. Ficámos a conhecê-los, rimos, chorámos e até dançámos com eles e com o tema principal “I’ll Be There For You”, cantado pelos The Rembrandts.

A canção tornou-se num êxito e, hoje, está ainda inextricavelmente associada a esta série que, diz-se, poderá voltar a reunir Rachel, Monica, Phoebe, Ross, Joey e Chandler. A imprensa especializada falou em conversações preliminares para uma reunião especial dos seis membros. A verdade é que cada imagem publicada pelos membros do elenco abre novos rumores que os fãs alimentam, mas que ainda não foram confirmados.

Ally McBeal

Vonda Shepard tornou-se conhecida ao cantar o tema de abertura de Ally McBeal, a série que conta a história de uma jovem advogada interpretada por Calista Flockhart. A música “Searchin ‘My Soul” teve quase tanto sucesso quanto a série, que durou cinco temporadas e arrasou em dezenas de países.

Febre em Beverly Hills

A história de Brandon e Brenda Walsh conquistou o mundo, Portugal incluído: uma geração inteira de jovens cresceu colada ao ecrã todas as semanas para descobrir o que acontecia aos irmãos do Minnesota que se mudaram para a Califórnia. Foi lá que conheceram Kelly Taylor, Dylan McKay e muitos outros personagens que nos acompanharam durante quase uma década.

A música original de “Beverly Hills 90210”, título original da série,, foi obra do compositor Jay Gruska. Vinte anos após a emissão do último episódio, o remake da série adolescente voltou à grelha da Fox em 2019. Já sem Luke Perry, um dos seus protagonistas, recentemente falecido, para uma temporada única.

Marés Vivas

Outra das séries que marcaram toda uma geração de jovens e não tão jovens, que achavam que toda a gente nos Estados Unidos era  alta, bonita e nadava como um peixe. Pamela Anderson e David Hasselhoff foram os rostos mais visíveis de uma série que teve nada menos que 11 temporadas e cujo tema principal mudou na segunda temporada, embora a sintonia fosse a mesma. Na primeira temporada, foi “Save Me” (interpretado por Peter Cetera) e, a partir da segunda, “I’m Always Here” (interpretado por Jimi Jamison).

Twin Peaks

Menção especial merece “Twin Peaks”, sem dúvida uma das melhores séries dos anos 90, a história do misterioso assassinato de Laura Palmer. O tema principal, de Angelo Badalamenti,chamou-se “Falling” e foi perfeito para dar ambiente a uma série que acumulou dezenas de prémios e de seguidores por todo o mundo, apesar de só ter tido duas temporadas. A marca que deixou foi tal que, 26 anos após a sua estreia, estreou uma terceira temporada com David Lynch novamente atrás da câmara.

Ficheiros Secretos

Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully passaram anos a tentar desvendar mistérios sobrenaturais por todos os Estados Unidos. A música não poderia ser mais adequada para esta série que toda as semanas reunia milhões de pessoas em frente à televisão..

A banda sonora de The X-Files, de título original,, foi composta por Mark Snow e bastava ouvir os primeiros acordes para saber que estava a chegar um novo mistério que perseguiria os personagens interpretados por Gillian Anderson e David Duchovny.

Family Matters

Esta série familiar ficou marcada pelo mítico Steve Urkel e pelos seus icónicos suspensórios. Muitas pessoas desconhecem que ele não era um dos principais atores da série, mas após sua aparição a meio da primeira temporada, acabou por tornar-se no epicentro da história. O ator Jaleel White tornou-se mundialmente famoso e ficou associado ao personagem ao longo da sua carreira. O tema principal desta série, que esteve no ar entre 1989 e 1997, dava pelo nome de “As Days Go By”.

Blossom

Durante cinco anos, uma adolescente chamada Blossom Russo entrou em nossa casa semanalmente para nos mostrar o seu dia-a-dia, do seu pai, um músico chamado Nick, e dos seus dois irmãos mais velhos, Joey e Anthony. A música “My Opinionation” é de Mike Post e Steve Geyer e é facilmente reconhecida por todos os  que seguiram a série protagonizada pela jovem Mayim Bialik, que mais tarde seria a Amy Farrah Fowler de “A Teoria do Big Bang”.

As Feiticeiras

Terminamos esta viagem no tempo com a canção principal da banda sonora de “As Feiticeiras”, “Charmed” de título original. O tema, “How Soon is Now?”, pertence aos The Smiths mas no genérico da série é interpretado pelos Love Spit Love, banda alternativa de Richard Butler, líder dos Psychedelic Furs.

Na era dos remakes, a CW retomou a série em 2018 mas sem grande sucesso, quer da crítica quer do público, incluindo até de Alyssa Milano, uma das protagonistas da série original.

Eis dez canções, dez grandes temas de séries dos anos 1990 que nos trazem boas recordações da idade de ouro da televisão.

Good Year Kilometros que cuentan