Flores, Sistelo e Ilhéu de Vila Franca do Campo: três jóias nacionais à sua espera

25 Setembro | 2020 | Goodyear

Mais de 11.000 turistas escolheram três jóias escondidas em Portugal: Ilha das Flores, Sistelo e Ilhéu de Vila Franca do Campo. Saiba connosco porquê.

A European Best Destinations atualiza regularmente a sua seleção das “Melhores Jóias Escondidas” no velho continente e a edição de 2020 conta com três dignas representantes nacionais no top 20. A lista deste site líder na escolha dos destinos dos turistas europeus é criada pela votação de mais de 11 mil viajantes e, este ano, o mote inevitável acabou por ser o afastamento social. A lista tem no topo Bohinj, na Eslovénia, mas imediatamente na segunda posição vira-se para território português. Qual foi a escolha do site? Continue a ler para saber mais…

Ilha das Flores 

O que eles dizem: “Flores é um destino perfeito para entusiastas do mergulho, observação de cetáceos ou canyoning. Com seus inúmeros rios e quedas de água, Flores é um paraíso para os amantes da natureza e viciados em adrenalina. A ilha vista do mar é também fantástica: é a melhor forma de ver a incrível beleza das suas costas.”

Avaliação Quilómetros Que Contam: Visite a Ilha das Flores com tempo e paz de espírito. Faz parte  da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco (que conta também com a Ilha Graciosa e Ilha do Corvo) e tem recantos surpreendentes. Apesar de ser das mais remotas do arquipélago dos Açores, merece bem os dois vôos para lá chegar mas, pelo mesmo motivo, presta-se bem a estadias mais longas do que um fim de semana longo.

Não perder: as piscinas naturais de Santa Cruz, as lagoas Funda, Branca, Seca, Rasa, Comprida, Lomba, e Negra, as praias de Lajes das Flores e Fajã Grande, Poço do Bacalhau e queda de água da Ribeira Grande.

Sistelo 

O que eles dizem: “Sistelo é uma das melhores jóias escondidas da Europa. Esta aldeia de 300 habitantes, considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, é também chamada de “O Pequeno Tibete Português”.”

Avaliação Quilómetros Que Contam: Com toda a honestidade, a comparação com o Tibete é desnecessária e não lhe presta o devido respeito. O Sistelo tem a sua magia própria: a beleza da neblina que desce a encosta, o clima ameno que se forma neste recanto do Gerês, o charme das construções rústicas, a beleza das cores dos campos de cultivo cuidadosamente arrumados em socalcos… são motivos mais do que suficientes para um desvio até ao Sistelo durante uma passagem pelo Gerês.  

Não perder: a vista a partir do Miradouro do Chão da Armada e um bom passeio pelo trilho das Brandas do Sistelo. Com dois percursos alternativos (para além de outros trilhos que partem da aldeia), este é um trilho muito acessível que sobe entre os socalcos numa rota circular.

Ilhéu de Vila Franca do Campo 

O que eles dizem: “o Ilhéu de Vila Franca do Campo será a cereja do bolo da sua estadia nos Açores. A apenas 1 km da costa, esta pequena ilha é na verdade a parte visível de um incrível vulcão subaquático. Águas cristalinas e uma pequena praia esperam por si neste cantinho único do paraíso.”

Avaliação Quilómetros Que Contam: No meio de uma visita a São Miguel, a passagem por Vila Franca do Campo (com ou sem ida ao ilhéu) é uma obrigação. Para visitar o ilhéu deverá apanhar o barco no Cais do Tagarete em Vila Franca do Campo, disponível de Julho a Outubro. É aqui que se realiza uma das etapas do Red Bull Cliff Diving  

Não perder: Mergulhar nas águas mais quentes da lagoa interior, aproveitar a praia e observar a vida selvagem que habita nesta reserva natural, como os cagarros e garajaus e os caranguejos-fidalgo.

Good Year Kilometros que cuentan