Torres Vedras: pela Nacional 9 em busca do vinho

22 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Torres Vedras vai ter uma nova rota marcada para conhecer o melhor do vinho da região. Conheça 10 destaques da Goodyear.

A Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a desenvolver uma rota dedicada ao enoturismo. A rota irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território. Agentes públicos e privados, hotelaria, restauração, produtores e comerciantes são alguns dos elementos locais que irão dar forma a esta rota turística, que terá como sede a Casa do Espírito Santo, um edifício atualmente em ruína, em Carvoeira.

O património do paladar

O projeto prevê a reconversão da Casa do Espírito Santo num estabelecimento de enoturismo que irá afirmar-se enquanto local de referência na freguesia e no Concelho, proporcionando experiências associadas à apreciação de vinhos locais e à participação na cultura e tradição vitivinícola do território.

A sede da Rota do Vinho – N9 – Torres Vedras irá juntar-se às 13 unidades de enoturismo do Concelho, inserindo-se numa oferta que dá a conhecer este território vinhateiro e o seu património histórico-cultural através de experiências como visitas guiadas, provas de vinhos e refeições temáticas.

Explorar o vinho e a História

A par do vinho e das vinhas, as Linhas de Torres Vedras também estão em destaque neste percurso turístico, que terá como ponto de passagem o Forte de São Vicente, onde se situa o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras.

Os vinhos de Torres Vedras são parte integrante de uma oferta diversificada que inclui um rico património histórico e cultural e um vasto conjunto de equipamentos como quintas, adegas, restaurantes e lojas especializadas. As 13 unidades de enoturismo existentes no território proporcionam várias experiências, como visitas guiadas, provas de vinhos e refeições temáticas. A par disso os agentes de animação turística oferecem opções diferentes para conhecer e explorar este território vinhateiro.

O Guia de Enoturismo de Torres Vedras sugere ainda percorrer a pé ou de bicicleta os percursos Rota da Vinha e do Vinho e Rota das Quintas, que passam por zonas essencialmente rurais, onde as vinhas e as quintas estão em destaque.

Tantos motivos para saborear Torres Vedras

ADEGA COOPERATIVA DE CARVOEIRA 

Vinho em destaque: Velhos Tempos Reserva [Tinto/Branco]

“Fundada em 1957, laborando pela primeira vez em 1960, neste momento conta com cerca de 500 sócios. A sua área social situa-se nas freguesias de Carvoeira, S. Domingos de Carmões, Dois Portos, Runa, Maxial e Matacães do concelho de Torres Vedras, e Aldeia Galega do concelho de Alenquer, num total de 1200 ha de vinha.” 

Visitas guiadas às instalações, provas de vinhos e loja.

Contato: http://adegacarvoeira.pt/

ADEGAMÃE

Vinho em destaque: Dory [Tinto/Branco] | Pinta Negra [Tinto/Branco]

“Uma família empreendedora que partilha uma forte paixão pela terra onde nasceu, concretizou o sonho antigo de erguer uma adega que celebrasse a  herança histórica da região, fortemente marcada pela cultura da vinha e do vinho.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas, cursos, venda de vinhos e outros produtos regionais.

Contato: www.adegamae.pt

FONTE DAS MOÇAS/ QUINTA DE SÃO DOMINGOS

Vinho em destaque: Fonte das Moças [Tinto/Branco] | Fonte das Moças Grande Escolha [Tinto]

“Vinícola familiar, de pequena dimensão e produzindo vinhos de alta qualidade. Com três séculos de história, este é um espaço encantador, onde o respeito pelas tradições é bem vivo e se reflecte nos vinhos produzidos.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas de vinhos, experiências enoturísticas, venda de vinhos e refeições temáticas.

Contato: www.vitiscape.pt

QUINTA DA ALMIARA

Vinho em destaque: Quinta da Almiara [Tinto/Branco] | Portas do Vale [Tinto]

“Os nossos vinhos são obtidos exclusivamente a partir das uvas produzidas na propriedade. As nossas uvas são vinificadas na nossa Adega, totalmente remodelada e dotada de equipamento de ponta, com capacidade de armazenamento de 4 milhões de litros em cubas de inox.”

Visitas guiadas às instalações, percurso sinalizado nas vinhas, provas, refeições temáticas e loja

Contato: www.quintadaalmiara.com

QUINTA DA BARREIRA

Vinho em destaque: Quinta da Barreira Reserva [Tinto] | Tágide [Tinto/Branco]

“Fundada nos finais do século XIX, esta empresa de cariz familiar foi adquirida em 1954, mantendo-se a partir dessa data na posse da atual família.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas de vinhos, venda e alojamento.

Contato: www.quintadabarreira.com

QUINTA DA BOA ESPERANÇA

Vinho em destaque: Quinta da Boa Esperança – Arinto [Branco] | Quinta da Boa Esperança – Fernão Pires [Branco]

“As terras da Zibreira fazem parte da região Oeste de Portugal, situada entre o Oceano atlântico e a Serra de Monte Junto. Pertencem ao distrito de Lisboa, que é uma das maiores regiões produtoras de vinho ao nível nacional e das mais extensas áreas vinícolas do país.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas e loja.

Contato: www.quintadaboaesperanca.com

QUINTA DA CASABOA

Vinho: Casaboa Reserva [Tinto] | Tintaboa [Tinto]

“Original do século XVIII a Quinta da Casaboa, com 120 hectares de área, foi adquirida em 1958 por João Ferreira dos Santos, empresário em Moçambique e desde então a produção de vinho tem sido uma realidade.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, percurso sinalizado na adega e nas vinhas, provas  e venda de vinhos.

Contato: www.quintacasaboa.com

QUINTA DA FOLGOROSA

Vinho: Quinta da Folgorosa [Tinto/Branco] | Quinta da Folgorosa Reserva [Branco] – Homenagem a Wellington

“A Quinta da Folgorosa existe pelo menos desde 1711, quando um morgadio foi estabelecido nela, pela família Biker Correia, mas será provavelmente bastante mais antiga. Desde então, sempre esteve dedicada à produção de vinho, uma longa tradição nesta região.”

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas, experiências enoturísticas, refeições temáticas e loja.

Contato: www.quintadafolgorosa.pt

VALE DA CAPUCHA – ADEGA & ENOTURISMO

Vinho: Fóssil D.O.C. [Tinto] | Vale da Capucha – Arinto D.O.C. [Branco]

Uma produção familiar já na 4ª e 5ª gerações, os Vinhos Vale da Capucha trouxeram novas castas à região e, pela mão do Enólogo Pedro Marques, trazem hoje vinhos brancos bastante bem recebidos pelos conhecedores. 

Visitas guiadas às instalações e às vinhas, provas, experiências enoturísticas, cursos, refeições temáticas e loja.

Contato: www.valedacapucha.com/

Good Year Kilometros que cuentan