Track Day: tudo o que você precisa saber antes de entrar no circuito

11 Novembro | 2020 | Goodyear

Se quer aproveitar ao máximo a experiência de um Track Day, neste post damos as chaves antes de ir para a corrida no circuito.

De origem britânica, já que foi no Reino Unido onde surgiram os primeiros, um “track day” é uma experiência em que se paga para entrar num circuito com o seu carro ou com o de uma empresa que se dedica a este tipo de evento para acelerar e desfrutar da condução sem as limitações de velocidade de uma estrada convencional.

Para correr em um circuito e aproveitá-lo ao máximo, sempre em segurança, há uma série de recomendações anteriores que deverá levar em consideração. A primeira é estudar o traçado, pois com essas informações terá uma ideia mental das áreas onde pode dar mais gás ao carro e as partes em que deve ser mais conservador.

Ao mesmo tempo, este estudo preliminar do circuito vai lhe poupar tempo na hora de se acostumar à pista e aproveitar ao máximo o seu dia ao volante. 

O que precisa para participar de um Track Day?

O carro é o elemento essencial, juntamente com a sua presença, num “track day”. Aqui, as opções são maiores: você pode participar com seu próprio carro (ou de um amigo ou parente) ou conduzir com um veículo fornecido pela marca do carro (é muito comum entre os fabricantes fazer “track days” entre seus clientes ou potenciais compradores) ou o organizador do evento (há empresas que possuem frota de modelos diferentes para essas experiências, inclusive supercarros).

Se o carro é seu, o essencial antes de fazer curvas e andar a toda velocidade nas retas do circuito é revê-lo e afiná-lo para não se assustar. Além de verificar o bom estado do veículo em geral (se não apresenta ruídos estranhos ou não detecta perdas de potência, por exemplo), é necessário verificar os níveis dos principais líquidos do carro (óleo do motor e travões, principalmente).

Também é recomendável verificar o estado das pastilhas e discos de travão, os assentos e as fixações dos cintos de segurança para tornar o seu carro o mais seguro possível e poder reagir a alguma situação complicada.

Track Day é sinónimo de pneus esportivos: equipar slicks ou semi slicks?

A questão dos pneus é vital. O seu estado, levando em consideração que você vai exigir mais do que o normal, deve ser perfeito: pressão, profundidade do piso, sem defeitos, etc.. Pense que a combinação do asfalto da pista, as altas velocidades e a travagem contínua exigem que use este elemento em condições ideais.

Uma opção neste sentido é que adquira um conjunto de pneus específico para um “track day” e aposte em pneus feitos especificamente para desfrutar do circuito com a maior segurança.

Uma das possibilidades é usar um conjunto de pneus slick ou lisos, um tipo de pneu que não tem banda de rodagem e é utilizado principalmente em competições por facilitar a aceleração no asfalto seco.

Outra variante são os pneus semi slick, que são simplesmente pneus slick com ranhuras. Assim, o seu desempenho em termos de aderência é relativamente inferior, mas as ranhuras permitem a evacuação da água para evitar qualquer risco de aquaplanagem no asfalto molhado.

Outra vantagem que têm é que podem ser usados ​​em estradas convencionais sem nenhum problema. Aqui, devemos destacar o Goodyear Eagle F1 Supersport RS, que possui a mais recente tecnologia da marca e com toda a experiência da Goodyear em o mundo da competição.

Que comece a corrida!

Já no circuito, com o carro pronto, é hora de aproveitar a experiência… mas com cabeça! Não se assuste com a presença de outros pilotos na estrada: se o “track day” for bem organizado, vão separá-lo em grupos e dificilmente coincidirá com algum na mesma parte do circuito.

Distância de segurança com o resto dos carros participantes

O mais comum é pilotar um carro com um instrutor que nos vai orientar e servir de referência. A única coisa que deve respeitar é uma certa distância de segurança para evitar imprevistos e saber como ser consistente com suas habilidades de condução e as capacidades do carro que conduz em termos de aceleração, travagem, etc..

As primeiras voltas ao circuito

As primeiras voltas que der ao circuito devem ser feitas a uma velocidade moderada para se acostumar ao traçado (mais fácil se tiver feito o trabalho de casa e “memorizado” o circuito), como fazer as curvas (cuidado, que muitas vezes você irá de retas infinitas para curvas fechadas) e aumentar gradualmente a velocidade até o ponto em que se sinta confortável.

Também dentro do circuito: respeito e segurança são fundamentais

A segurança dos circuitos é muito grande, com escapatória e proteções em redor. Se tiver que ultrapassar outro carro, sempre com segurança, mantenha uma distância lateral suficiente e, se possível, em linha reta. Pense que o condutor do outro veículo não é seu rival, mas alguém que foi se divertir como você, então evite os despiques.

Onde se inscrever para track days e onde são realizados

Em Portugal, os “track days” não têm ainda a afluência que encontramos no Reino Unido ou na Alemanha mas já contam com uma comunidade bastante ativa. Encontra-os no Autódromo do Estoril ou Portimão, em diferentes formatos e com agendas promovidas por diversas empresas de eventos. Além disso, vários fabricantes organizam os seus próprios eventos e convidam os clientes. Há ainda cursos e experiências para empresas e indivíduos onde poderá dar as primeiras aceleradelas.

Good Year Kilometros que cuentan