Um carro para o Natal

30 Novembro | 2015 | Goodyear

Uma viagem longa é um desafio para um carro que costuma percorrer poucos quilómetros diários. Saiba como prepará-lo

Mais um ano, o Natal está na porta. O reencontro com os nossos seres queridos é esse ponto simbólico em que encerramos um ano são já a próxima estação. Para muitos de nós, as férias representam uma viagem para a nossa cidade ou vila natal, na procura de uns dias de convívio e desses aromas do inverno: a lareira, a ceia de Natal, os doces…

Mas, o que acontece com os nossos carros,  habituados a deslocamentos breves e cíclicos entre o escritório, a escola e a nossa morada? Podemos considerar a nossa viatura um grande organismo metálico com a mesma problemática que um orgânico: se submetermos um dia o nosso corpo a um exercício físico repentino, iremos sentir depressa dores musculares. É o preço de forçarmos uma maquinaria longamente estática ou molenga. Igualmente, se costumamos empregar o nosso carro para viagens curtas ou não atingimos um número elevado de quilómetros mensais em média, é possível que precisemos de um “tratamento” para preparar o veículo para a viagem do Natal.

30-dicas2

 

Não se assuste: não estamos a falar em custosas despesas de manutenção nem em horas e horas na sala da espera da oficina. O que lhe oferecemos é uma guia muito breve e simples para enfrentar o caminho com tranquilidade, uma vez que os problemas mais habituais terão ficado resolvidos antes de se manifestarem.

1-Os pneus. Elemento imprescindível para a segurança no seu carro. É necessário verificar o seu estado regularmente, uma vez que são a única parte da viatura em contacto permanente com a estrada. É conveniente prestarmos atenção ao desgaste (particularmente nos flancos) que pode comprometer a sua eficiência. Também devemos verificar a pressão em frio regularmente (não tendo percorrido mais de 5 km nas duas horas prévias ao teste). As indicações sobre a pressão que deve ser aplicada nos seus pneus pode ser forneciado pelo fabricante, ou estar recolhida no manual da viatura.

2-Os travões. É muito importante verificar os discos. Existem pequenos truques para manter facilmente o sistema de travagem do carro em ótimo estado e conduzir sem gastar excessivamente este elemento.

-Um deles é não abusar do seu emprego, especialmente em trajetos com descidas prolongadas, como as estradas de montanha: a caixa de velocidades é uma excelente alternativa para diminuir a velocidade.

-Mais um truque: preste atenção à uma possível pequena vibração quando carregamos no travão: pode indicar uma peça em mau estado ou um desequilíbrio no pneu.

-Se o pedal de travão afundar quando carrega, pode existir uma fuga no circuito de travagem. Deve dirigir-se à oficina de confiança e revisar a totalidade do sistema.

3-Nível do óleo- Certifique-se de quando foi efectuada a última mudança. Logo a seguir, verifique o nível de óleo em frio e com o carro nivelado. O óleo tem uma grande importância para impedir o motor ficar danado pela sua própria atividade (pelo atrito das peças e os aumentos de temperatura). Com o carro devidamente em frio tire a vareta do óleo e certifique-se de que o nível está entre as duas marcas: mínimo e máximo.

4-Luzes– Especialmente importantes com nevoeiro ou na condução à noite. Deve testar o funcionamento correto de todas, e certificar-se de que os faróis estão limpos e na altura adequeada.

5-A direção e a suspensão. Uma parte muito importante da segurança rodoviária depende deste sistema. A eficácia do amortecedor começa a diminuir após 30.000 km, e precisa de uma mudança se atingir 60.000.  Para certificar-se sobre o estado do amortecedor pode empurrar aplicando força sobre o carro para baixo, em cima de cada roda. Quando chegar ao ponto de máxima compressão, solte e olhe o que acontece. Se sentir um “ ricochete” os amortecedores podem estar em mau estado. Não esqueça, também, que os dois amortecedores devem ser substituídos ao mesmo tempo caso seja necessário mudar um deles.

6-Filtro de ar– Deseja um consumo de combustível razoável? Não esqueça verificar o seu estado. A sujidade elevará o consumo e as despesas em combustível.

 7-Não esqueça:

-Pneu sobressalente. E, com certeza, o macaco.

-Colete: acessível sempre.

-Triângulos.

-Vontade de desfrutar de cada quilómetro e fazer da viagem mais uma experiência incrível.

 

Good Year Kilometros que cuentan