Tudo o que precisa saber sobre vidros fumados aprovados para seu carro

20 Janeiro | 2021 | Goodyear

Está a pensar em colocar vidros fumados? Na Goodyear, contamos-lhe todos os detalhes para escolher o vidro fumado correcto

Já deve ter notado que muitos veículos possuem vidros fumados, ou seja, escurecidos. Você pode até ter considerado a possibilidade de fazer o mesmo no seu próprio carro, mas tem medo de não passar na inspeção. Para responder a todas as perguntas dos entusiastas do motor sobre vidros fumados aprovados, preparamos um artigo que o ajudará a tomar a decisão mais fácil.

Vidro fumado ou laminado

Falamos coloquialmente de “fumar” vidros no mundo motorizado quando queremos escurecê-los, mas a verdade é que todos os veículos vêm com vidros escuros como padrão. A cor de base é um esverdeado quase transparente que passa despercebido ao olho humano, mas no momento de comprar um carro novo podemos pedir que as janelas sejam mais escuras; nesse caso, será a própria marca quem o fará durante a montagem do carro para que esteja homologado desde o primeiro momento.

Mas se o que queremos é escurecer as janelas de um carro que as tenha transparentes, o que realmente queremos é laminá-las, colocar película escura dos dois lados do vidro. Uma camada de acrílico é aplicada em um lado e uma camada adesiva com um protetor no outro. Desta forma, o resultado é perfeito e evita a passagem dos raios solares.

Vidros homologados

As janelas fumadas são legais?

A lei de segurança rodoviária em vigor deixa claras as possibilidades de escurecimento dos vidros dos carros: é proibido fumar os vidros dianteiros, ou seja, o pára-brisas, o vidro do condutor e o vidro do passageiro, de forma a que a pessoa ao volante tem um campo de visão de 180 graus no qual as janelas são transparentes.

Por seu lado, as janelas do banco traseiro podem ser escurecidas, assim como a janela da porta traseira. Para isso, devemos recorrer a um profissional que garanta o trabalho com certificado de homologação, de forma a que não tenhamos problemas se a polícia nos parar na estrada ou quando formos à inspeção. A excepção vai para os veículos comerciais. 

Vidros fumados na inspeção

Se os vidros fumados não fazem parte das opções de origem do veículo, devem ser averbados no Documento Único Automóvel e sujeitos à Inspeção do Tipo B. Deve ser apresentado um documento, o chamado certificado de homologação, que deve acompanhar a ficha técnica do veículo. Deve ser emitido pelo fabricante das películas que foram instaladas no carro e deve ser preenchido pela oficina que se encarregou da sua instalação. Há quem opte também por comprar vidros usados originais, que estão homologados logo à partida.

Além disso, cada uma das janelas deve ser devidamente lacrada por uma destas três possibilidades: com adesivos, por meio de pistolas de areia ou por meio de legendas na própria folha. É imprescindível obter resultado favorável na inspeção e assim poupar-nos de multas e da apreensão por alteração de características.

Para quê colocar vidros fumados

Existem várias causas que podem levar-nos a colocar vidros mais escuros no nosso veículo. Além dos motivos médicos que vimos anteriormente, a verdade é que escurecendo as janelas conseguimos evitar até 99% dos raios UVA, protegendo assim as pessoas: a United States Skin Cancer Foundation recomenda o uso de vidros fumados.

Com as janelas escurecidas também ajudamos a reduzir o desgaste dos estofos e dos plásticos do nosso veículo, para que este não envelheça tão rapidamente. Também ajudam a reduzir a temperatura dentro do veículo, ao não permitir a passagem dos raios solares.

E, em caso de acidente, as películas evitam que o vidro se estilhace, tornando-o mais um elemento de segurança. Como se não bastasse, também evitam o encandeamento noturno, principalmente nos veículos que nos precedem na estrada, e ajudam a reduzir o cansaço visual. É claro que as vantagens são muito numerosas.

Já sabe tudo o que precisa sobre vidros fumados homologados para automóveis. Lembre-se que, se decidir instalá-los no seu carro, deverá fazê-lo em uma oficina que emita o certificado de homologação para evitar problemas posteriores.

Good Year Kilometros que cuentan