Vindimas 2020: o vinho em afastamento social

8 Outubro | 2020 | Goodyear

As vindimas de 2020 ocorrem com regras especiais, mas não deixam de acontecer. Conheça 7 recomendações Goodyear para as apreciar em afastamento social.

Apesar dos cuidados a que a pandemia Covid19 obriga, as vindimas de 2020 estão aí e ainda é possível participar. Com observação atenta das regras e recomendações emitidos pelas autoridades de saúde, muitas adegas, quintas, hotéis e outros agentes do enoturismo, estão a receber hóspedes e visitantes para participarem no momento alto do ano. Assim, sem mais delongas, a Goodyear deixa-vos 7 recomendações para participar nas vindimas de 2020, da forma mais segura.

Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, Douro

A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, na região do Douro, foi considerada em 2018 com uma das “Best Wine Resorts of the World”, pela revista britânica de luxo e Lifestyle Conde Nast Traveleller. A revista salientou a “vista magnífica sobre as vinhas velhas que descem sobre o mergulhante Vale do Douro. As refeições são servidas num terraço ao ar livre, harmonizadas com vinhos premiados, como rosé ou moscatel seco”.

As atividade de enoturismo incluem provas de vinho e visitas à adega e sala de barricas, um passeio pela quinta com uma pausa para piquenique ou um passeio de barco ou comboio pela região. O programa para a vindima inclui visita guiada à Adega e ao Wine Museum, seguida  de  prova de  vinhos e Almoço no Conceitus Winery  Restaurant.

7 Hotéis de enoturismo para viver as vindimas

Vila Santa, Alentejo

Mesmo à saída de Estremoz, a caminho de Borba, fica a Adega de Vila Santa, exemplo acabado do que quase duas décadas de empenho podem fazer pela fama dos vinhos alentejanos. Aberta a visitantes, com uma extensa oferta de programas de prova, inclui ainda uma experiência para altura da colheita. Com início numa visita ao miradouro da cidade, terá oportunidade de vindimar e sentir o ambiente que se vive nas vinhas. Segue-se a pisa a pé das uvas em lagares de mármore e logo depois uma visita à Adega e Caves. Por fim, delicie-se com um almoço de vindima. A Adega tem ainda programas de picnics, produção de vinhos ou uma “simples” visita às caves, acompanhada de tapas e vinhos locais.

Enoteca Quinta da Avessada, Douro

A Quinta da Avessada tem a primeira Enoteca Interactiva da Europa e conta com um percurso lúdico, dinâmico e interativo, que retrata de uma forma única a história, modo de vida, usos e costumes locais. Em 2011 recebeu o prémio Best of Wine Tourism. Para 2020 foi preparado um programa exclusivo de vindimas onde terá oportunidade de participar na produção de um grande vinho do Douro. O programa inclui uma visita aos jardins da Quinta da Avessada, prova de vinhos com o enólogo da Quinta, pisa de uvas, prova de vinhos licorosos e jantar regional harmonizado com os vinhos Avessada.

 

Aliança Vinhos de Portugal, Bairrada

Fundada em 1927, a Aliança é atualmente um ponto de referência no sector vinícola e conta com uma estratégia bem definida para o Enoturismo. Aqui é possível experienciar um novo conceito, uma vez que Arte, Vinho e Paixão são a assinatura do grupo. Em 2010 optaram pela criação de um espaço museológico, singular e diferenciador, o Aliança Underground Museum, que apresenta nove coleções permanentes em diversas áreas. Entre setembro  e meados de Outubro é possível participar nas vindimas, com uma pequena formação e um dia intenso na apanha da uva. Os programas de vindimas da Aliança ocorrem na Quinta da Rigodeira e incluem lanche tradicional, visita guiada à adega e ao Aliança Underground Museum.

Torre de Palma, Alentejo

O Torre de Palma Wine Hotel fica em Monforte, Portalegre, e oferece programas de um e dois dias. “Respeitando as raízes romanas em Torre de Palma, celebramos o vinho na “Lusitânia”, tal como no período romano. A “vinalia rustica” marca o início das vindimas em meados de Agosto, bem como o início do nosso programa de vindimas. E termina em meados de Outubro, celebrando a “meditrinalia”, data em que o mosto é consagrado”. Durante as semanas em que se realiza a vindima, os participantes vão passar um dia na vinha, participar na colheita, e na adega poderão saber mais sobre as vinhas e castas, escolher as melhores uvas e provar os vinhos.

Portalegre, terroir mágico dos vinhos alentejanos

L’and Vineyards, Alentejo

O L’And Vineyards é o único caso nesta lista que não produz vinho próprio, mas compensa com uma perspetiva original e moderna sobre o tesouro das uvas. O espaço é um retiro exclusivo com 30 suites modernas e luxuosas entre a beleza natural e tranquilidade do Alentejo. Os interiores são da autoria de Márcio Kogan e obras de arte de Michael Biberstein. Rodeado de beleza, pode revitalizar-se no Spa Caudalie com produtos naturais à base de uva, relaxar no jardim de vinha, voar num passeio de balão e recuperar as forças com uma viagem gastronómica proporcionada por uma cozinha de autor. Este hotel de cinco estrelas, tem ainda uma lagoa artificial e suites com vistas para o céu noturno, para preencher o álbum da memória. Com a duração de um dia, é possível participar numa visita às adegas alentejanas, onde um roteiro personalizado dará a conhecer vinhos únicos e descobrir relíquias gastronómicas que se escondem pelo Alentejo, sempre acompanhado por alguém que conhece a região e os vinhos.

L’And Vineyards: um empreendimento turístico inspirado no vinho

Cruzeiros, Douro 

Os Cruzeiros pelo Douro são uma forma já clássica de apreciar esta paisagem que se ilumina por altura da vindima. Há variadíssimas propostas ao seu dispor, a partir do Porto ou de Peso da Régua, e, em 2020, respeitam os critérios do selo Clean & Safe. A Cruzeiros Douro, por exemplo, vai do Cais de Gaia ao Pinhão com alojamento num Hotel de Charme. Inclui visita a uma das mais famosas Quintas do Douro, com participação na vindima, passagem pelos lagares e, no final desta experiência, um almoço duriense, confecionado em potes de ferro. A tarde completa-se com uma prova de vinhos. 

Good Year Kilometros que cuentan