FIA WEC 2021 termina com dose dupla no Bahrein

22 Outubro | 2021 | Goodyear

Num ano ainda instável, as duas últimas datas do FIA WEC, campeonato do mundo de resistência, acontecem no Bahrein. Saiba o que ainda está em jogo.

O Campeonato do Mundo de Endurance da FIA entra na reta final após uma temporada tão turbulenta quanto atípica devido às restrições da covid-19. Ao longo do ano, duas corridas foram reprogramadas devido à pandemia, enquanto outras duas tiveram que ser suspensas. A última, as 6 Horas de Fuji, deveria ter sido realizada no dia 26 de setembro, mas tal não aconteceu devido às restrições impostas pelas autoridades japonesas. Por este motivo, o WEC tem apenas duas datas pendentes e ambas ocorrerão no Circuito Internacional do Bahrein com apenas uma semana de intervalo.

Depois das quatro provas realizadas até agora em Spa-Francorchamps, Portimão, Monza e Le Mans, o campeonato chega ao seu momento decisivo com duas corridas, uma de 6 horas agendada para 30 de outubro e a última de 8 horas que terá lugar no dia 6 de novembro. Ambas serão disputadas no moderno Circuito Internacional do Bahrein, uma pista muito difícil que obrigará os pilotos a chegar ao limite se quiserem subir ao lugar mais alto do pódio.

6 Horas do Bahrein, informação de corrida

O Circuito Internacional do Bahrain foi desenhado por Hermann Tilke e possui muitas das características que tornaram famoso este designer alemão. Retas muito longas são combinadas com curvas lentas para completar os 5.412 metros da pista, que são percorridos no sentido horário e onde se pode correr tanto de dia como de noite devido à sua iluminação espetacular.

Local: Circuito Internacional do Bahrein Sakhir
Data: A corrida será realizada no sábado, 30 de outubro, a partir das 11h00 (12h00, hora de Portugal)
Número de participantes: 32 equipas inscritas.
Comprimento do circuito: 5,412 km.
Número de curvas: 15.

8 Horas do Bahrein: informação de corrida

Apenas uma semana após a primeira prova, que substitui a que deveria ter sido realizada em Fuji, os protagonistas se encontrarão novamente em Sakhir para disputar a última corrida da temporada. Nesse caso, os pilotos terão que estar ao volante dos seus carros durante 8 horas para tentar atingir o objetivo final: ser coroado campeão do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

Apenas uma semana após a primeira prova, aquela que substitui a que deveria ter sido realizada em Fuji, os protagonistas se encontrarão novamente em Sakhir para disputar a última corrida da temporada. Nesse caso, os pilotos terão que estar ao volante de seus carros por 8 horas para tentar atingir o objetivo final: ser coroado campeão do WEC, o Campeonato Mundial de Resistência da FIA.

Local: Circuito Internacional do Bahrein Sakhir
Data: A corrida será realizada no sábado, 6 de novembro, a partir das 14h00 (13h00, hora de Portugal)
Número de participantes: 32 equipas inscritas.
Comprimento do circuito: 5,412 km.
Número de curvas: 15.

Como está a correr a temporada 2021 do WEC?

Apenas metade das equipas que competiram em agosto passado no lendário circuito de Le Mans visitará o Bahrein nas duas últimas provas da temporada. É surpreendente a ausência dos dois carros da equipa Glickenhaus Racing, que após o seu bom desempenho nas 24 horas, não estarão nas últimas corridas deste ano.

Na categoria Hypercar, os dois carros oficiais da Toyota Gazoo Racing vão competir entre si para tentar conquistar o título, já que o carro líder, conduzido por Kobayashi, Conway e José María López vai à frente dos seus companheiros Buemi, Nakajima e Hartley por apenas 9 pontos. Entretanto, a Alpine ELF Matmut aguarda um erro dos favoritos para tentar a sua sorte.

Porém, como acontece todos os anos, o verdadeiro espetáculo está na categoria LMP2, onde a Goodyear é fornecedora exclusiva de pneus para todas as equipas. Três equipas estão separadas por apenas 8 pontos e tudo pode acontecer: os dois carros da JOTA estão na primeira e terceira posições, com 89 e 81 pontos respetivamente; no meio, a WRT tem 88 pontos e ainda pode acontecer tudo. E é preciso ter atenção, porque lá atrás vem ainda o atual campeão, a United Autosports, que com 76 pontos ainda não disse a sua última palavra e pode recuperar dos problemas sentidos em Le Mans para voltar ao topo da classificação.

As duas corridas que acontecerão no Bahrein encerrarão a temporada de 2021 do WEC. Um ano marcado por restrições e mudanças de calendário, mas que se mostra tão emocionante como nos anos anteriores. A Goodyear será mais uma vez uma parte importante do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, fornecendo pneus para todas as equipas na categoria LMP2, aquela que dá o melhor espetáculo em cada evento, e onde os mais recentes compostos de competição são testados para ajudar a criar os melhores pneus para veículos de estrada.

Good Year Kilometros que cuentan