WEC Lone Star Le Mans: 6 horas de resistência no Texas

20 Janeiro | 2020 | Goodyear

O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA chega à quinta prova da temporada com o título no ar. Não perca o WEC Lone Star Le Mans 2020

A Goodyear continua na senda dos excelentes resultados no Campeonato do Mundo de Resistência e após a grande vitória alcançada nas 4 Horas de Xangai os pilotos que usam pneus Goodyear voltaram a subir ao pódio no Bahrain, tal como haviam feito antes na segunda prova do WEC, as 6 Horas de Fuji, onde colocaram dois carros no pódio.

A corrida de Xangai foi a primeira vitória da Goodyear após o seu regresso à competição, mas os excelentes resultados alcançados nas restantes provas do WEC confirmam as impressões que saíram dos 12.000 quilómetros de testes de pré-temporada. Os pilotos da equipa Jackie Chan DC Racing são líderes da categoria LMP2 e assim apresentar-se-ão no Circuito das Américas em Austin, Texas, onde será disputada a quinta corrida da temporada: as 6 Horas Lone Star Le Mans.

Bahrain 2019: assim foi a corrida

O WEC chega à quinta prova do campeonato depois de uma corrida muito acidentada no Bahrain: um choque na primeira curva entre dois pilotos de LMP1 fez com que alguns dos favoritos fossem relegados para posições atrasadas e tivessem que lutar para alcançar os lugares de honra da classificação.

Foi o caso das equipes Goodyear Jackie Chan DC Racing e Joma Sport, que tiveram que lidar com o sol do deserto durante o dia e com a escuridão do circuito do Bahrain à noite para galgar posições e encurtar distâncias, sem descanso, para os seus adversários. A equipa United acabou por conquistar a vitória com o ex-piloto de Fórmula 1 Paul di Resta como grande figura, mas as duas equipas da Goodyear conseguiram terminar no pódio: a Jota Sport terminou em segundo e a Jackie Chan DC Racing em terceiro. E, mais importante, a Jackie Chan DC Racing conseguiu manter a liderança do LMP2 com três pontos de vantagem sobre os seus perseguidores imediatos na classificação geral.

Lone Star Le Mans: tudo sobre a prova

Onde: Circuito das Américas, em Austin, Texas

Quando: domingo, 23 de fevereiro, a partir das 12h locais (18h em Portugal)

Número de concorrentes: 31 inscritos

Número de curvas: 20

Distância do circuito: 5.513 Kms.

2020 arranca com a primeira prova do ano, as 6 Horas do Circuito das Américas, que de disputam em Austin, no estado do Texas. Será uma corrida emocionante numa pista que os amantes do desporto automóvel conhecem bem, já que acolheu nos últimos anos provas de Fórmula Indy e MotoGP.

A Lone Star Le Mans, que realizar-se-á a 23 de fevereiro, substitui a prova que estava agendada para São Paulo a 2 de fevereiro, depois do promotor da corrida não ter conseguido cumprir as suas obrigações contratuais, obrigando a FIA a procurar um circuito para substituir o brasileiro. Assim, os Estados Unidos acolherão duas provas do Campeonato do Mundo de Resistência em apenas dois meses, já que a sexta corrida da competição está marcada para o circuito de Sebring, na Flórida, a 20 de março.

Próximas provas do Campeonato do Mundo de Resistência

6 de março – 1000 milhas de Sebring,  Sebring International Raceway, EUA

4 de maio – 6 horas de Spa-Francorchamps, Circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica

15 e 16 de junho – 24 horas de Le Mans, Circuito do Sarthe, Le Mans, França

A liderança da equipa com pneus Goodyear em LMP2 é a melhor notícia possível no regresso da empresa ao Mundial de Resistência, mas os desafios vão continuar. A próxima corrida,, as 6 horas Lone Star Le Mans, em Austin (Texas), será uma nova prova de exigência para todos os pilotos, mas os pilotos da Goodyear chegam de olhos postos na liderança e no desejo de repetir a vitória alcançada nas 4 horas de Xangai.

A Goodyear fornecerá todos os pneus para a categoria LMP2 a partir de 2021

Enquanto pilotos e equipas estão na reta final da temporada atual, fabricantes e organização finalizam os detalhes das próximas edições. A Goodyear foi escolhida como fornecedora oficial de pneus para a categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) e European Le Mans Series (ELMS). O acordo é válido por várias temporadas após a decisão do Automobile Club de L’Ouest (ACO) de designar um único fornecedor de pneus para esta classe altamente competitiva de protótipos de Le Mans.

O acordo começará em abril de 2021. Nas ELMS, a categoria LMP2 é o nível mais alto de um campeonato multi-classe que compete em seis dos melhores circuitos da Europa. Esta parceria significa que todos os participantes do LMP2 nas 24 horas de Le Mans em 2021, incluindo carros fora do WEC e ELMS,  beneficiarão dos mais recentes desenvolvimentos nos pneus da Goodyear Racing.

Gerard Neveu, diretor executivo do WEC e da European Le Mans Series, explicou: “Desde que anunciou o seu regresso este ano, o compromisso da Goodyear com o desempenho de alto nível tem sido impressionante. Vencer numa classe do Campeonato do Mundo LMP2 à  terceira tentativa mostra o investimento, a tecnologia e a dedicação da equipa Goodyear. Estamos orgulhosos de ter a Goodyear como um parceiro premium no WEC e ELMS, e as nossas equipas LMP2 beneficiarão de um apoio profissional de alto nível para garantir a contínua competição na categoria.”

Por sua parte, Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest, também ficou muito satisfeito com o acordo: “O legado da Goodyear em Le Mans inclui algumas das vitórias mais emblemáticas das décadas de 1960 a 1990. Estamos muito satisfeitos que uma marca mundial tão conhecida, construída sobre uma linhagem vencedora, tenha escolhido as 24 Horas de Le Mans, o WEC e o ELMS para demonstrar a sua tecnologia nos ambientes de competição mais exigentes. O seu compromisso com o futuro das corridas de  resistência é inspirador e ecoa o espírito do Automobile Club de l’Ouest e de todos os nossos campeonatos de resistência. “

A Goodyear foi também selecionada como fornecedora oficial de pneus para o WTCR (Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA) para os próximos três anos, entre as temporadas 2020 e 2022. O calendário da temporada WTCR 2020 tem dez corridas em três continentes. No próximo ano serão realizadas corridas em Marrocos, Hungria, Alemanha, Eslováquia, Portugal, Espanha, China, Coreia do Sul, Macau e Malásia, que acolherá a última corrida. Cada um dos eventos conta com três corridas, o que se traduz num total de 30 provas, que formam um calendário competitivo.

A Goodyear tem uma longa história no automobilismo: um recorde invicto na Fórmula 1, com 368 vitórias em Grandes Prémios e 14 vitórias absolutas nas 24 Horas de Le Mans. O contrato com o FIA WTCR faz reviver as recordações dos sucessos da Goodyear no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, antecessor do WTCR, nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos anos, a Goodyear foi a única fornecedora de pneus da NASCAR e anunciou o seu regresso ao automobilismo mundial este ano, como fornecedor de pneus para o Campeonato Mundial de Resistência da FIA e European Le Mans Series. O regresso à competição em 2019 coincidiu com o lançamento do pneu Goodyear Eagle F1 SuperSport no segmento Ultra Ultra High Performance. O ano de 2020 começa com novos planos no setor de competição e uma aposta clara na inovação tecnológica.

Good Year Kilometros que cuentan