Carnaval 2018: Onde anda a diversão?

Escolhemos 12 das mais divertidas festas do entrudo português. Aproveite o Carnaval 2018 para tirar umas mini-férias e partir ao encontro da folia!

As próximas duas semanas vão ser de festa intensa. O Carnaval 2018 já está aí a seduzir-nos com convites para a folia e galhofa. Os principais destinos do carnaval português são bem conhecidos mas todos os anos procuram exceder-se. Mais carros alegóricos, mais desfiles, mais festas, em suma, mais diversão, é a promessa que, de norte a sul do país, todas as principais localidades fazem aos visitantes. Este ano vamos fazer umas mini-férias e são estes os destinos que vamos visitar no Carnaval 2018. Venha connosco!

    Podence, 10 – 13 Fev

    A região de Bragança conserva uma tradição curiosa. Durante os três dias do Carnaval os homens usam máscaras e fatos muito coloridos e fazem “Sortidas” pelas aldeias. Com chocalhos agarrados à cintura, atacam as mulheres e saltam pelas ruas e estradas de Podence, assustando forasteiros e locais. Em 2018 há ainda uma ronda pelas tabernas e uma feira com produtos regionais.

    Ovar, 20 Jan – 13 Fev

    O carnaval em Ovar é já uma instituição e, todos os anos, continua a crescer. Em 2018 dura quase um mês e inclui festas e concertos com Quim Barreiros e Piruka com auge no desfile. Mais de 2000 participantes, entre vários grupos e escolas de samba, saem à rua para gáudio da população. A partir de dia 9 há festa e desfile todas as noites, espalhados por vários pontos da cidade.

    Figueira da Foz, 4 – 13 Fev

    Os reis do Carnaval chegam à Figueira da Foz no dia 4 e são recebidos com animação e samba. O cortejo festivo segue para os Paços do Concelho e depois para Buarcos. No dia 9, o Carnaval Infantil Solidário junta mais de de 2000 estudantes do concelho em desfile na marginal. O desfile nocturno das escolas ocorre no dia 10 e nos dias 11 e 13, a Avenida do Brasil transforma-se em sambódromo.

    Alcobaça, 8 – 14 Fev

    É muito antiga a tradição carnavalesca em Alcobaça, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Este ano, o tema da tenda gigante colocada em frente ao Mosteiro são os “Super Heróis”. O programa tem início na quinta-feira com um baile de Carnaval para a população sénior. Na sexta-feira, logo pela manhã, os mais pequenos saem à rua e apresentam as suas próprias fantasias no desfile das escolas. À noite a animação está a cargo de vários DJ’s até às 04h00. Na quarta-feira de cinzas realiza-se o tradicional “Enterro do Entrudo”, a partir das 21h00.

    Mealhada, 9 – 13 Fev

    O Carnaval da Mealhada tem sotaque brasileiro e muito samba. Este ano os reis são Vitor Hugo e Raquel Loureiro, actores de novelas, que vão desfilar com quatro escolas de samba. Uma tenda de música eletrónica vai aquecer as noites a partir de dia 9 e a festa começa a apresentação das escolas. O desfile final dá-se na tarde de dia 13.

    Torres Vedras, 20 Jan – 14 Fev

    O Carnaval de Torres Vedras tem, em 2018, “Mares e Oceanos” como tema. Assim, o convite estende-se a todos os foliões e folionas, anémonas e polvos, peixinhos e tubaronas. Torres Vedras tem um carnaval inclusivo! A festa entra em velocidade cruzeiro com a chegada dos Reis, no dia 9, tem um ponto alto com o Corso da noite seguinte e no desfile de Domingo. Mas este é um carnaval com muita oferta! Há bailes de máscaras, concurso de matrafonas e tudo termina no Enterro do Entrudo na Quarta-feira de Cinzas.

    Loures, 27 Jan – 14 Fev

    Loures quer oferecer o maior Desfile Carnavalesco de sempre, com 1500 figurantes e 15 carros alegóricos. Os Bailes de Carnaval, dos dias 10 e 12, prometem animação até de madrugada. Começando com os festejos de Coroação dos Reis do Carnaval, o destaque vai ainda para o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais bizarro que consiga imaginar. No domingo decorre a Noite Foliona no Pavilhão Paz e Amizade. A festa termina com o Enterro e com a tradicional leitura do testamento no dia 14 fevereiro.

    Sesimbra, 28 Jan – 14 Fev

    Os festejos do Carnaval são uma das tradições mais enraizadas na comunidade sesimbrense, que constrói, todos os anos, um dos mais populares e belos carnavais do país. Para além dos desfiles principais, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes. As Cegadas, costume centenário resumem o espírito do entrudo com sátiras apresentadas em vários pontos do concelho. O Enterro do Bacalhau, outra das tradições associadas ao Carnaval, volta a fechar o programa.

    Sines, 11 – 13 Fev

    Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca, já desde as primeiras décadas do século XX. Foi o primeiro a ter corso noturno e mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil. Na Avenida General Humberto, o sambódromo de Sines, desfilam escolas de samba, grupos de foliões e carros alegóricos. Os bailes realizam-se no Pavilhão dos Desportos. A eleição dos reis está marcada para 3 de fevereiro, no Salão da Música.

    Loulé, 11 – 13 Fev

    Loulé vai brincar com a Web Summit e dedica o desfile à badalada conferência que passa pelo nosso país. Assim, a Carnaval Summit vai aterrar na Av. José da Costa Mealha para três dias consecutivos de corso. Para além dos desfiles, à noite a festa continua com um baile de gala no “Palácio do NERA” e há desporto durante o dia. Campeonatos de surf, torneios de vela e atletismos são alguns dos eventos agendados.

    Vila Real de Santo António, 9 – 17 Fev

    Sob o tema «Lendas e Histórias de Encantar», o desfile terá lugar no dia 11 de fevereiro na Praça Marquês de Pombal, enquanto em Monte Gordo está agendado para o dia 13 na Avenida Marginal. Ao programa de festas junta-se um conjunto de bailes que terão lugar no Centro Cultural António Aleixo (dias 10, 11, 12 e 17 de fev.), na zona Poente de Monte Gordo (10, 11, 12 e 13 de fev.) e na Sociedade Recreativa Cacelense (9 fev.), em Vila Nova de Cacela. O sábado de Carnaval será ainda assinalado em Monte Gordo com um concerto e atuação de Dj’s.

    Funchal, 7 – 14 Fev

    O carnaval tem um clima mais convidativo na Madeira e a ilha tem uma forte tradição nesse campo. A festa começa na sexta-feira com o desfile de bandas filarmónicas e centra-se depois na Praça do Município para os dias seguintes. Sábado é a noite em que o cortejo sai à rua, desfila pela cidade e a festa continua com um baile. Já na terça-feira o tradicional Cortejo Trapalhão invade as ruas do Funchal com sorrisos e boa disposição.