Carnaval: onde anda a diversão?

Este ano o Carnaval celebra-se no dia 5 de Março. Propomos-lhe alguns destinos para viajar em família e para conhecer as tradições da época em Portugal.

Este ano o Carnaval celebra-se no dia 5 de Março. Como todos sabemos, a vida são dois dias, o Carnaval são três, mas em Portugal há localidades em que os festejos já se prolongam praticamente um mês. Escolhemos 12 das mais divertidas festas do entrudo português. Aproveite o Carnaval 2019 para tirar umas mini-férias e partir ao encontro da folia!

As próximas duas semanas vão ser de festa intensa. O Carnaval 2019 está a aproximar-se e a seduzir-nos com convites para a brincadeira e galhofa. Os principais destinos do carnaval português são bem conhecidos, mas, todos os anos, procuram exceder-se. Mais carros alegóricos, mais desfiles, mais festas, em suma, mais diversão é a promessa. De norte a sul do país, todas as principais localidades se preparam para receber os visitantes. Este ano vamos fazer umas mini-férias e são estes os destinos que vamos visitar no Carnaval 2019. Venha connosco!

    41.587681-6.915547

    Podence, 2 a 5 de março

    A região de Bragança conserva uma tradição curiosa. Durante os três dias do Carnaval os homens usam máscaras e fatos muito coloridos e fazem “Sortidas” pelas aldeias. Com chocalhos agarrados à cintura, atacam as mulheres e saltam pelas ruas e estradas de Podence, assustando forasteiros e locais. Em 2019 há ainda uma ronda pelas tabernas e uma feira com produtos regionais.

    Ovar, 9 de fevereiro a 5 de março

    O carnaval em Ovar é já uma instituição e, todos os anos, continua a crescer. Em 2019, tal como no ano passado, dura quase um mês e inclui festas e concertos com Quim Barreiros e Arrebimba o Malho com auge no desfile. Mais de 2000 participantes, entre vários grupos e escolas de samba, saem à rua para gáudio da população. A partir de dia 1 de março há festa e desfile todas as noites, espalhados por vários pontos da cidade.

    Figueira da Foz, 17 de fevereiro a 5 de março

    Os reis do Carnaval chegam à Figueira da Foz no dia 23 de Fevereiro e são recebidos com animação e samba. O cortejo festivo segue para os Paços do Concelho e depois para Buarcos. No dia 1, o Carnaval Infantil Solidário junta mais de 2000 estudantes do concelho em desfile na marginal. O desfile nocturno das escolas ocorre no dia 2 e nos dias 3 e 5 de março, a avenida do Brasil transforma-se em sambódromo.

    Alcobaça, 28 de fevereiro a 6 de março

    É muito antiga a tradição carnavalesca em Alcobaça, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Este ano, o tema da tenda gigante colocada em frente ao Mosteiro é “o Circo”. O programa tem início no dia 28 de fevereiro com um baile de Carnaval para a população sénior. Na sexta-feira, logo pela manhã, os mais pequenos saem à rua e apresentam as suas próprias fantasias no desfile das escolas. À noite a animação está a cargo de vários DJ’s até às 04h00. Na quarta-feira de Cinzas realiza-se o tradicional “Enterro do Entrudo”, a partir das 21h00.

    Mealhada, 1 a 5 de março

    O Carnaval da Mealhada tem sotaque brasileiro e muito samba. Este ano os reis são Inês Simões e Igor Marchesi, actores de novelas, que vão desfilar com quatro escolas de samba. Uma tenda de música eletrónica vai aquecer as noites a partir de dia 1 e a festa começa a apresentação das escolas. O desfile final dá-se na tarde de dia 5.

    Torres Vedras, 1 a 6 de março

    O Carnaval de Torres Vedras, “o mais português de Portugal”, regressa, de 1 a 6 de Março. O programa inclui corsos diurnos e nocturnos, um arraial Fest e música em palcos espalhados pela cidade. Uma das novidades será um palco onde irá decorrer o Arraial Fest, com artistas como a Rosinha. Ao longo dos dias há vários corsos de carros alegóricos, grupos de mascarados e cabeçudos desfilam pelas ruas ao som dos bombos dos zés pereira. O corso trapalhão acontece a 4 de março. As festas continuam até 6 de março, quarta-feira de Cinzas, com a tradicional queima do boneco representativo do Rei, conhecida como o Enterro do Entrudo, seguida de fogo de artifício.

    Loures, 2 a 6 de março

    Loures quer oferecer o maior Desfile Carnavalesco de sempre, com 1500 figurantes e 15 carros alegóricos. Os Bailes de Carnaval, dos dias 2 e 4 de março, prometem animação até de madrugada. Começando com os festejos de Coroação dos Reis do Carnaval, o destaque vai ainda para o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais bizarro que consiga imaginar. No domingo decorre a Noite Foliona no Pavilhão Paz e Amizade. A festa termina com o Enterro e com a tradicional leitura do testamento no dia 6 de março.

    Sesimbra, 19 de Fevereiro a 9 de março

    Os festejos do Carnaval são uma das tradições mais enraizadas na comunidade sesimbrense, que constrói, todos os anos, um dos mais populares e belos carnavais do país. O baile dos trapalhões dá o sinal de partida. Depois, além dos desfiles principais no domingo e na terça-feira, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes. As Cegadas, costume centenário, resumem o espírito do entrudo com sátiras apresentadas em vários pontos do concelho. O Enterro do Bacalhau, outra das tradições associadas ao Carnaval, volta a fechar o programa.

    Sines, 3 a 5 de março

    Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca, já desde as primeiras décadas do século XX. Foi o primeiro a ter corso noturno e mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil. Na Avenida General Humberto, o sambódromo de Sines, desfilam escolas de samba, grupos de foliões e carros alegóricos. Os bailes realizam-se no Pavilhão dos Desportos. Não é então de espantar que todos os anos tantas pessoas acorram a esta festa de três dias recheados de desfiles e bailes carnavalescos divertidos!

    Loulé, 1 a 5 de março

    Com uma tradição de mais de um século, Loulé recebe o tradicional corso carnavalesco e uma das mais importantes celebrações carnavalescas do país. Este é o momento perfeito para ver o mundo e a atualidade de uma forma irónica e crítica! Na tarde de sábado o mais famoso cortejo com sátira política e social conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos. São milhares os que vêm assistir e a animação não falta nesta cidade algarvia. O programa é extenso e divertido. Mascare-se e faça parte do tradicional Baile de Gala de Carnaval e das outras festividades.

    Vila Real de Santo António, 1 a 9 de março

    O concelho de Vila Real de Santo António celebra o Carnaval com bailes, concursos de máscaras e iniciativas dirigidas aos mais novos. Os festejos começam no dia 1 com o habitual desfile infantil, a partir das 10h00, nas três freguesias do concelho. Decorrem depois um conjunto de bailes que terão lugar no Centro Cultural António Aleixo, na zona Poente de Monte Gordo, na Sociedade Recreativa Cacelense e na Escola EB Manuel Cabanas em Vila Nova de Cacela. Este ano, o cartaz é também dedicado aos mais novos, sob o mote «Carnaval das Crianças». A iniciativa tem o ponto alto nos dias 3 de março (Praça Marquês de Pombal) e no dia 5 de março (Avenida Marginal, em Monte Gordo).

    Funchal, 26 de Fevereiro a 10 de março

    O Carnaval na Madeira oferece-lhe uma diversidade de atividades à sua escolha, com a opção de as integrar como simples espectador ou como participante ativo, festividades a decorrer durante mais de 10 dias. Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante. Quer nas iniciativas de carácter oficial, como nas de carácter mais espontâneo, enraizadas na tradição madeirense, a alegria e a boa disposição imperam nas ruas, nos estabelecimentos de diversão e nas casas particulares. A festa começa na sexta-feira com o desfile de bandas filarmónicas e centra-se depois na Praça do Município para os dias seguintes. Sábado é a noite em que o cortejo sai à rua, desfila pela cidade e a festa continua com um baile. Já na terça-feira o tradicional Cortejo Trapalhão invade as ruas do Funchal com sorrisos e boa disposição.