Leonardo Da Vinci de visita às crianças do Norte

É hora de esprevitar a curiosidade dos mais pequenos com a visita à obra do grande mestre do Renascimento: Leonardo Da Vinci está no Porto e Guimarães.

Leonardo Da Vinci é um dos mais importantes nomes da História do conhecimento e anda pelo norte do país. As suas crianças já ouviram falar do génio do Renascimento mas este verão pode apresentá-las à sua vida e obra. As obras do grande mestre visitam Porto e Guimarães e são um excelente programa para um passeio de família, enquanto aguça o espírito inquisitivo dos mais pequenos.

Da Vinci no Porto

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe a mais completa exposição sobre o homem que antecipou algumas das maiores descobertas da humanidade. “Leonardo Da Vinci, As invenções do Génio”, interativa e itinerante, reúne 64 máquinas e engenhos representativos das suas muitas invenções. Da Vinci foi um homem de grande curiosidade, um sonhador toda a vida, destacando-se em áreas muito diferentes. Investigou a matemática, a medicina, a engenharia, a pintura, a arquitetura, a botânica e a música. A todos os títulos, um excelente modelo para qualquer criança.

A mostra já visitou várias cidades da Europa, Estados Unidos da América, América do Sul e Ásia. A sua passagem por Portugal é comissariada pelo conceituado arquiteto Eduardo Souto Moura e foi desenhada para dar a entender como a curiosidade e a capacidade de sonho e inovação não são só uma característica do público moderno. Já na passagem para o século XVI, um dos maiores génios da História estava a redefinir barreiras.

Dos esboços à realidade

Nesta exposição dividida por temas estão patentes muitas invenções, máquinas e equipamentos que por ele foram idealizados e desenhados. Os seus manuscritos, escritos com ambas as mãos, estão aqui reproduzidos, com a glória das suas ilustrações. Desde os seus estudos anatómicos, até às obras de arte como pintor, ficamos a conhecer o seu ponto de vista.

Os protótipos das suas máquinas fabulosas, helicópteros e tanques de guerra, mostram-nos que ele estava a ver o futuro. Aparecem aqui várias maquetas construídas por artesãos italianos, segundo as anotações de Da Vinci, que materializam a sua ideia original. Desde os estudos de hidráulica, à tentativa de revolucionar a engenharia militar, está tudo construído com íntima atenção ao detalhe. O para-quedas ou as asas mecânicas que inventou poderiam estar no seu atelier original. Além disso, o ambiente dos espaços das Furnas, com abóbadas e arcos imponentes, é perfeito para recuarmos no tempo. O mestre iria aprovar e as crianças adoram a maqueta do tanque de guerra.

Um “saltinho” até Guimarães

Um “saltinho” até Guimarães

De dimensão mais reduzida, “Leonardo da Vinci, o Inventor”, é o nome da visita que o mestre faz a Guimarães. Esta exposição no Paço dos Duques apresenta um total de 21 maquetas reproduzidas em grande escala a partir de esboços originais do génio florentino. Inclui reproduções dos códices onde Leonardo ilustrou o funcionamento destas máquinas e cartazes com explicações sobre este visionário e a época em que viveu. Esses módulos são acompanhados ainda de postos interativos com animações em 3D do funcionamento das máquinas do inventor.

Até segundo os parâmetros de hoje, Da Vinci seria sempre considerado um sonhador. A sua vontade de entender o mundo natural e aperfeiçoar as ferramentas ao seu dispor estarão sempre muitos séculos à frente de qualquer tempo. Poderá parecer algo completamente banal, mas estamos a falar do homem que imaginou o helicóptero 500 anos antes de ele levantar voo. Quer incentivar o espírito criativo e inquisitivo dos seus filhos? Apresente-lhes Leonardo Da Vinci!

A exposição “Leonardo Da Vinci, As invenções do Génio” está patente no centro de Congressos da Alfândega do Porto até 31 de julho. O Paço dos Duques de Guimarães terá “Leonardo da Vinci, o Inventor” até 22 de Outubro.