Escape rooms entre amigos: a escapadela mais épica!

A moda chegou com força e já há escape rooms (salas de fuga) por todo o país. Experimente com os seus amigos e, se calhar, vão encontrar um novo hobby!

A moda poderá ter aparecido primeiro no Japão, mas as Escape Rooms chegaram com força ao nosso país. As salas de fuga são jogos em tempo real, em que um grupo de amigos tenta resolver enigmas e responder ao desafio. Costumam ter um tempo limite de 60 minutos, ao longo dos quais vamos ser confrontados com puzzles cerebrais, desafios de destreza e o que mais os seus criadores se lembrarem. Destacamos 6 escape rooms para atacar com os seus amigos no próximo fim de semana. Venha daí aquecer os neurónios!

O fundamental é a capacidade de trabalhar em equipa e a imaginação. O conhecimento e a experiência podem ser importantes, mas são jogos pensados para serem desafiantes para todos, veteranos ou novatos. São uma espécie de jogos de computador para a vida real, sem aparatos de realidade virtual ou coisa que o valha. Neurónios, criatividade e comunicação são mais importantes do que reflexos fulminantes.

Breakout, Porto

A Breakout tem no centro do Porto uma grande sala live escape game, com várias secções interligadas, ambientes dinâmicos recheados com efeitos sonoros, luminosos e interactivos. Numa área secreta, onde se esconde uma instalação de pesquisa biológica, o contacto com os residentes foi perdido. Uma equipa de investigação foi despachada para o local para investigar e desapareceu sem deixar rasto. Deles sobraram apenas os transcritos das comunicações com o comando. Uma nova equipa de investigadores será despachada para o local. A missão: desvendar o que se passou na Area 10, extrair provas, resultados das pesquisas e escapar!

CountDown Escape, Maia

Tu e os teus amigos estavam pacatamente a passear pela cidade quando de repente foram atordoados e raptados. Quando acordam, julgam estar numa prisão, mas nem tudo é o que parece. Será que foram raptados por humanos, ou será que serão as presas para os zombies? Aproveitem o momento em que eles saíram para capturar mais “presas” e façam tudo para escapar ás suas garras.

Locked In, Santa Maria da Feira

Encontras-te fechado dentro de uma sala. Tens 60 minutos para sair da mesma. Dentro da sala existe tudo o que necessitas para o fazer, e para isso terás de procurar pistas, objectos, e resolver enigmas para chegares ao objetivo final…Escapar antes que o tempo se esgote! Durante o processo necessitarás de comunicar com os teus amigos, pois trata-se de um jogo de equipa! “Assalto ao Museu”, “Detective Privado” e “Fechado no Elevador” são os três quadros preparados.

Solve and Escape, Aveiro

Junta pistas, resolve puzzles, usa a lógica, sê intuitivo, procura objetos escondidos e muito mais. Sente a pressão do tempo a passar enquanto tu e a tua equipa sentem a adrenalina e usam os vossos cérebros como nunca antes usaram. “O Segredo do Capitão Dionísio” vai levar-nos numa caça ao tesouro, em busca da sua herança. “O Pirata Barba Negra” foi pensado exclusivamente para crianças e é a primeira proposta do género para os mais pequenos em Portugal.

Escape Hunt Experience, Lisboa

Na Escape Hunt Experience de Lisboa há três propostas. Podemos visitar o lado oculto de Fernando Pessoa, e descobrir os seus enigmas como astrólogo e alquimista. Ou entrar para uma sociedade secreta depois de cumprir os ritos iniciáticos. Uma última opção é a busca dos sobreviventes do Grande Terramoto de Lisboa, através de puzzles e enigmas.

7 Escape, Setúbal

Em Setúbal, a 7 Escape oferece 2 enigmas. No “Escritório” temos que encontrar uma saída depois de termos ficado fechados num aparentemente banal locla de trabalho. A chave da porta é o objetivo, mas para isso terá que encontrar pistas, resolver puzzles e muito mais. “O Psicopata” mete-nos no meio de um jogo mortal, sem pistas e sem saber como ali fomos parar.