Óbidos: Natal literário  

18 Dezembro | 2015 | Goodyear

Chegado Dezembro, Óbidos enfeita-se com as luzes do Natal e cria um ambiente mágico e acolhedor para receber tantas e tantas famílias. Mas, este ano a vila conta com atrações adicionais e os livros tornam-se parte cada vez mais importante daquilo que nos leva a esta simpática localidade ao pé de Leiria depois de se sagrar como uma das Capitais Literárias da UNESCO. É uma escapadela que não nos importamos nada de repetir até à saciedade em diferentes alturas mas a Vila Natal tem outra magia: este ano vamos oferecer livros a toda a gente.

 

Vila Obidos - Quilometrosquecontam

Fim de semana com os livros

Muito bem preparada para receber turistas, Óbidos “estraga-nos” com tão boa seleção hoteleira e este Natal vamos apostar numa experiência algo diferente no “The Literary Man”. Instalado num antigo convento, este hotel foi recuperado num misto de tradicional/chic e tem o amor pelos livros na lapela. Vamos encontrar aqui uma livraria com uma extensa oferta que vai de best sellers a obras antigas e uma biblioteca que inclui um projecto de livros doados pela comunidade. Um restaurante com menú inspirado em grandes nomes da literatura e um gin bar serão o tónico que nos basta para nos sentirmos um Jack Kerouac em etapa de repouso.

Passar um Natal entre os livros em Óbidos é bastante simples: a paixão da vila pela literatura avivou-se aquando da recuperação da Igreja de Santiago e a sua transformação em livraria em 2013. Dentro das muralhas, na Cerca Velha, o espaço acolhe também filmes, debates e exposições, com a companhia de um serviço de cafetaria.

Numa rede que irá chegar às 11 livrarias, todos irão encontrar algo à sua medida. Na Galeria do Mercado, por exemplo, entre frutas e legumes biológicos temos títulos de viagem e gastronomia. A Galeria Nova Ogiva expõe arte contemporânea ao lado dos livros a ela dedicados. A Livraria da Adega oferece-nos vinho e um alfarrabista, num espaço que é hoje em dia também de coworking. Na antiga escola primária, construção típica do Estado Novo, fica o Histórias com Bicho onde as prateleiras são dedicadas à literatura infantil. Conheça a lista completa de espaços aqui.

 

Rumo à festa!

Quando a nossa fome por livros ficar saciada é altura de rumarmos ao recinto da Vila Natal. Como é já tradição, durante todo o mês de Dezembro elfos, pais natais e renas recebem visitantes de todo o país naquela que é maior festa de natal em Portugal.

Este ano o destaque vai para a artes circenses. Para além dos espetáculos nos palco Pif e Paf há ainda jogos tradicionais e carrosséis na Praça Pim Pam Pum e uma visita à aldeia do Pai Natal no Acampamento Ho, Ho, Ho. Para gente mais afoita, uma pista e uma rampa de gelo prometem muita diversão. Fiquem atentos também às demonstrações de ilusionismo ou aos concertos agendados para o mês inteiro.

Se é da magia que anda à procura nesta altura do ano, poucas propostas são mais completas do que esta: cor e fantasia, ilusão e diversão, livros e Natal, Óbidos é uma vila para sonhadores.

Good Year Kilometros que cuentan