Onde esquiar em Portugal e.. em Espanha

13 Dezembro | 2019 | Goodyear

Apetece-lhe esquiar? Selecionámos algumas das melhores estâncias, deste e do outro lado da fronteira

A temporada de neve está a chegar e para quem gosta de esquiar, andar de trenó ou fazer snowboard uma mão-cheia de sugestões, da nossa Serra da Estrela às estâncias espanholas mais perto da fronteira.

Serra da Estrela

Já se sabe. Quem quiser esquiar sem sair do país só tem uma hipótese: a Serra da Estrela. É na montanha mais alta de Portugal continental que se situa a única estância de esqui nacional e a época de inverno abriu no passado dia 7 de dezembro. Localizada próxima da Torre (o ponto mais alto de Portugal continental) e geralmente coberta por um manto de neve de Dezembro a Abril, a estância de esqui possui infra-estruturas para a prática de desportos de inverno e modernas telecadeiras. É possível alugar equipamentos para a prática de esqui e snowboard, a opção ideal para uma escapadinha em família. A estância possui 9 pistas, com um total de 7,7 km, consideradas boas para esquiadores iniciantes, mas também há pistas para esquiadores mais avançados. 

Parque Natural de Somiedo, Astúrias

Esgotadas as opções nacionais, passamos para a vizinha Espanha, começando pelas Astúrias. Declarado reserva da biosfera pela UNESCO, o Parque Natural de Somiedo é motivo de grande orgulho para todos os asturianos. Embora não haja pistas de esqui no parque, este lugar merece estar aqui pela sua beleza natural. Na reserva, pode praticar várias atividades na neve, como fazer caminhadas com raquetes de neve e aproveitar ao mesmo tempo o que a natureza tem para oferecer. 

Valgrande-Pajares, Astúrias

Não muito longe de Somiedo, a menos de 100km, fica Valgrande-Pajares, uma das estâncias de esqui mais antigas da Espanha. Com 21,5 quilómetros de pistas, é o destino por excelência para os esquiadores asturianos. É também uma estância indicada para famílias e para esquiadores que começam a dar os primeiros passos (e as primeiras quedas) e costuma prolongar a temporada para além da data de encerramento, já que a neve conserva-se muito bem e dispõe ainda de canhões de neve. 

Serra Nevada, Andaluzia

Conhecida por ser a estância de esqui mais alta da Espanha e a mais meridional da Europa, a Serra Nevada oferece 106,8 quilómetros de pistas para todos os níveis, possuindo o maior desnível esquiável da vizinha Espanha. As vistas deslumbrantes, as oportunidades de lazer e, acima de tudo, a vida noturna fazem da Serra Nevada um verdadeiro paraíso para os esquiadores. Uma escapadela de fim de semana é a escolha perfeita se queremos misturar a neve com cultura, património e gastronomia, já que na cidade vizinha de Granada está o Alhambra, um dos monumentos mais emblemáticos de Espanha.

Navacerrada, Madrid

A estância de esqui de Navacerrada é a mais próxima da capital espanhola. Esta estância possui pistas para esquiadores de todos os níveis e também para trenós, além de ótimos restaurantes para desfrutar de uma boa refeição. Além disso, as localidades de Navacerrada e Cercedilla são duas aldeias pitorescas que valem bem a visita. E a partir da fronteira do Caia são pouco mais de quatro horas de viagem. 

As sugestões estão dadas, seja na nossa Serra da Estrela ou nas montanhas do nosso país vizinho. Recorde-se que, para chegar ao seu destino vai necessitar de pneus que garantam a sua segurança. A Goodyear recomenda os Vector 4Seasons Gen-2, os únicos pneus para todas as estações homologados para circular no inverno sem necessidade de usar correntes e que são os pneus oficiais das estâncias de esqui de Aramon, estas mais longe de Portugal, em plenos Pirinéus. A segurança acima de tudo.

Good Year Kilometros que cuentan